1

Duarte e Roseana polarizam votação proporcional em quase todas as zonas de São Luís

Ex-candidato a prefeito, deputado federal eleito ficou em primeiro lugar dentre todos os federais e estaduais, seguido pela ex-governadora, que só ficou em terceiro na 76ª e na 89ª Zonas, locais em que os eleitos para a Assembleia Carlos Lula e Fernando Braide, respectivamente, ficaram em segundo lugar

 

Duarte saiu-se bem em todas s urnas de São Luís e cacifou seu projeto de 2024, mas já vê outra imagem difícil no seu retrovisor

Os deputados federais eleitos Duarte Júnior (PSB) e Roseana Sarney (MDB) foram os mais votados dentre todos os candidatos proporcionais em quatro das seis zonas eleitorais de São Luís.

Ex-candidato a prefeito e atual deputado estadual, Duarte está em campanha desde 2020; Ex-governadora, Roseana está afastada da política desde 2014, e fez campanha praticamente toda digital, na internet.

Em nenhuma das zonas, Duarte ficou com menos de 10 mil votos; sua maior votação se deu na 2ª Zona, onde obteve 15.157 votos, a mesma em que Roseana também teve a maior votação, com 7.321 votos.

Nesta zona, o terceiro colocado geral foi Fernando Braide (PSC), que superou diversos candidatos a federal e alcançou 5.583 votos; Braide, que é irmão do prefeito Eduardo Braide (sem partido), ficou em terceiro também na 10ª Zona, e em segundo na 89ª, 479 votos à frente de Roseana.

A polarização entre Duarte e Roseana – com participação do irmão do prefeito – aponta, de uma forma ou de outra, para a disputa pela Prefeitura de São Luís, em 2024.

Neste aspecto, chama atenção outra disputa particular travada especificamente entre os candidatos a deputados estaduais: Fernando Braide venceu na 2ª, na 10ª e na 89ª zonas, e perdeu para o ex-secretário de Saúde Carlos Lula (PSB) Lula na 1ª e na 76ª zonas.

Já na 3ª Zona venceu o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), que também disputou a prefeitura em 2020.

O resultado das urnas de São Luís zona a zona entre os candidatos proporcionais mostra como começa a se desenhar a corrida pela prefeitura.

E quais personagens mantêm-se ou surgem em evidência na capital maranhense…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Apesar de mais de 76 mil votos, com uma estrutura na ilha de slz, achei baixa pelo tamanho de sua campanha.

    Se andassem dentro da grande ilha o ex animador de palco, pensou em algum momento q sairia de fato com mais de 100k, não sei se ele saiu tão fortalecido nessa eleição o cara teve uns 7 comitês espalhados dentro da ilha e fazendo uma comparação há 4 anos atrás, é notório o quanto a votação foi baixa.

    O atual prefeito com uma estrutura bem menor do que a usada pelo ex animador palco conseguiu ter 130 k.

    Então veremos se ele ganhará de fato corpo na próxima eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *