2

Folga de uma semana para servidor põe em risco segundo turno no Maranhão

Governador Carlos Brandão transferiu do dia 28 para o dia 31 o feriado do dia do Servidor Público e declarou ponto facultativo também no dia 1º de novembro, véspera do feriado de finados, o que pode favorecer passeios e viagens de famílias de eleitores entre às vésperas da votação e a quinta-feira, 3

 

Feriadão do servidor pode estimular o eleitor a votar e viajar depois, mas pode levar contingentes inteiros de eleitores a desistir do segundo turno e aproveitar uma semana de férias

Não é de fácil leitura as consequências do superferiado de Halloween e Finados decretado pelo governador Carlos Brandão (PSB) entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro beneficiando diretamente os servidores públicos estaduais.

Para muitos, o decreto de Brandão favorece a presença do eleitor nas urnas no segundo turno, sobretudo entre eleitores que votam no interior e têm agora um feriadão para aproveitar entre os seus.

Mas o resultado pode ser o inverso, favorecendo a abstenção: o eleitor-servidor pode desistir de votar e aproveitar o superferiado para viajar com a família; afinal, ele deixará de bater ponto na sexta-feira, 28, e só voltará ao trabalho nos órgãos públicos na quinta-feira, 3. 

O ponto facultativo do halloween beneficia servidores do governo, da Assembleia e do Judiciário, contingente gigantesco de eleitores; mas pode ser seguido também pela Prefeitura de São Luís e Câmara Municipal, que ainda não baixaram seus decretos.

Teoricamente, a abstenção no Maranhão beneficiaria o presidente Jair Bolsonaro (PL), uma vez que Lula teve ampla maioria dos votos no Maranhão; a ausência do eleitor garantiria a diminuição da diferença em favor do petista.

De qualquer forma, é uma jogada arriscada do governador.

Que trará consequências eleitorais claras…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Marco meu caro, servidor não têm dinheiro NEM PARA COMER, IMAGINA PARA VIAJAR. Abraço

  2. Acho quem mais perde com isso é o bolsonaro, pois quem viaja a passeio são pessoas de renda alta, em sua maioria eleitores de bolsonaro, agora espero que o prefeito de são luis libere a entrada de passageiros para os eleitores em sua maioria eleitores de lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *