Dinistas apostam em crescimento efetivo de Camarão após apoio de Lula…

Campanha do vice-governador monitora sistematicamente as pesquisas e entende que ele tem condições claras de brigar por vaga no segundo turno da disputa pelo Governo do Estado

 

COMUNITÁRIOS DA ÁREA ITAQUI-BACANGA LIGADOS AOS MOVIMENTOS SOCIAIS receberam Felipe camarão na quarta-feira, 20

O vice-governador Felipe Camarão (PT) iniciou uma agenda de pré-campanha focada, principalmente, nos segmentos sociais, movimentos sindicais e entidades vinculadas diretamente ao chamado campo progressista, ligado à esquerda e ao PT.

  • o candidato petista ao Governo do Estado quer consolidar-se como o escolhido de presidente Lula no Maranhão;
  • seus movimentos se baseiam em dados que mostram amplo crescimento quando vinculado diretamente a Lula.

“Após decisão do PT Nacional e com apoio do presidente Lula, me coloco à disposição da população maranhense para debater o Maranhão e melhorar o nosso estado. Convido todos e todas para essa caminhada comigo!”, diz Camarão.

O VICE-GOVERNADOR ESTÁ CONSOLIDANDO AS BASES NOS SEGMENTOS LIGADOS A LULA para, só depois, buscar o eleitorado geral do Maranhão

Na avaliação dos chamados dinistas, mais vinculados diretamente à campanha do vice-governador, a expectativa é que o vínculo a Lula leve vice-governador à disputa direta por uma vaga no segundo turno das eleições maranhenses.

Os primeiros números divulgados após o vídeo de Lula declarando Felipe Camarão como seu candidato a governador fez o petista superar o candidato do Novo, Lahésio Bonfim, como este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou no post “Candidatos de Lula avançam nas pesquisas…”.

Agora, o foco é chegar a brigar pelas duas primeiras posições.

E disputar o segundo turno…

Edinho Silva confirma Camarão candidato do PT, revela bastidores com Brandão e enquadra petistas resistentes…

Em videoconferência, presidente do partido fez uma espécie de exortação à militância ainda resistente ao nome do vice-governador e reafirmou que, com apoio de Lula, ele chegará ao segundo turno

 

CAMARÃO É O CANDIDATO DO PT E TERÁ O APOIO DIRETO DO LULA, garantiu Edinho Silva aos petistas maranhenses

Em seu mais duro discurso sobre o Maranhão, o presidente nacional do PT Edinho Silva estabeleceu de uma vez por toda, neste sábado, 2, que é o vice-governador Felipe Camarão o candidato do PT ao governo do Maranhão; a videocoferência de Edinho foi uma espécie de exortação aos petistas que ainda resistem ao nome do vice.

“Nossa linha no Maranhão é Felipe Camarão, não há que ter dúvida. Essa é uma decisão tomada junto com o presidente Lula. O presidente Lula tem convicção de que com o apoio dele, deixando claro que o seu candidato no Maranhão é Felipe, nós vamos por o Felipe no segundo turno e vamos ganhar a eleição”, afirmou o presidente petista.

  • na videoconferência, Edinho tornou pública também, a conversa de Lula com o governador  Carlos Brandão;
  • segundo ele, o presidente da República pediu ao governador para trocar o candidato, proposta que foi recusada. 

“Não podemos reproduzir no Maranhão a lógica das Oligarquias. O presidente Lula pediu ao Brandão que trocasse o candidato, que apoiasse um outro candidato, rompendo com essa lógica da oligarquia, o que foi recusado”, revelou Silva.

Edinho ainda exortou os petistas que ainda resistem ao nome de Felipe Camarão a se envolver na campanha.

O vídeo está sendo divulgado em diversos grupos petistas desde o início desta tarde…

PT fecha as portas para Braide…

Ao decidir lançar Felipe Camarão ao governo e, caso não chegue ao segundo turno, apoiar o emedebista Orleans Brandão, partido do presidente Lula diz não aos interesses dinistas

 

FELIPE CAMARÃO SERÁ O CANDIDATO DO PT, que fecha as portas para Braide, mesmo em um eventual segundo turno sem o vice-governador

Em primeira mão

O comunicado do PT nacional que oficializou a candidatura do vice-governador Felipe Camarão ao Governo do Estado também fechou as portas para o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

  • o PT decidiu que atuará por Camarão, inclusive, com a presença do presidente Lula em toda a campanha;
  • mas, caso não alcance o segundo turno, o partido de Lula irá apoiar o candidato do MDB, Orleans Brandão.

A decisão do PT tem razão de ser.

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que, dias atrás, Braide foi sondado pela cúpula petista, que perguntou se ele pediria votos a Lula, em caso de apoio do partido.

“Não!!!”, foi a resposta convicta, sob a justificativa de que ele pretende “estadualizar a campanha, sem menções à disputa nacional”.

Mas, mesmo confirmando Camarão, o PT nacional terá desafios com os remanescentes do governo Flávio Dino entusiasmados na perspectiva de aliança com Braide, inclusive petistas.

  • há, inclusive, uma corrente que ainda defende uma chapa com dois senadores do PT: Felipe Camarão e Rubens Jr.
  • Rubens, a propósito, praticamente já vive a campanha de Braide, ainda que siga a orientação pelo vice-governador.

Como contraponto aos ao braidepetistas, a militância do partido que lutou pela candidatura de camarão pretende fazer atos sistemáticos em defesa da candidatura, dele e da senadora Eliziane Gama; e querem contar nesta articulação com os brandopetistas, que já têm a garantia de apoio a Orleans Brnadão em um eventual segundo turno.

E será assim até julho, época das convenções partidárias…

A quem ainda interessa a candidatura de Felipe Camarão ao governo?!?

Faltando três meses para as convenções partidárias, PT ainda é disputado por vários grupos, mas nem todos deveriam tentar tirá-lo do jogo

 

ENCANTADO POR BRAIDE, CAMARÃO NEM QUER MAIS SER CANDIDATO, mas Brandão deveria estimulá-lo na disputa pelo governo

Opinião

Desprezada neste momento até pelo próprio Felipe Camarão e pelos dinistas, a candidatura do PT ao Governo do Estado é, hoje, a garantia de um segundo turno nas eleições maranhenses. E é preciso observar por este ângulo para atuar contra ou a favor dela.

  • com algo em torno de 10% nas pesquisas, Camarão tem potencial para alcançar ao menos 15%;
  • com quatro candidaturas na disputa, este percentual é a certeza da garantia de um segundo turno.

Levando em consideração o que mostram as últimas pesquisas de intenção de votos, a retirada da candidatura do PT beneficia, neste momento, muito mais o ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) que o seu principal adversário, o ex-secretário Orleans Brandão (MDB).

Por isso é que Braide – “encantador de incautos” – criou a ilusão entre os dinistas de que pode abrigá-los em uma chapa; ressentidos com Brandão, esses dinistas caíram nesse conto e hoje  preferem Braide a Camarão.

E o próprio Camarão prefere isso, achando que pode ser senador na chapa do ex-prefeito.

  • para o governador Carlos Brandão – e ele não tem errado na articulação –  a candidatura de Camarão é fundamental para seu projeto;
  • Brandão deveria, portanto, estimular que o PT lance candidatura com chapa própria, para garantir o segundo turno.

A presença do PT na disputa pelo governo – com Braide, Orleans e Lahésio também na disputa – é a certeza de que haverá novo round, muito provavelmente entre Braide e Orleans.

Caso contrário, a disputa se encerra em rodada única; e a favor do ex-prefeito.

É simples assim…

Em #TBT, Lahésio relembra caminhada de 2022…

Com postagem nostálgica, candidato do partido Novo ao Governo do Estado acena que busca a mesma mobilização popular nas eleições de 2026

 

MOBILIZAÇÃO POPULAR. A exemplo de 2022, Lahésio quer envolver novamente a população em sua campanha pelo governo

O pré-candidato do partido Novo ao Governo do Estado Dr. Lahésio Bonfim postou nesta quinta-feira, 30, uma lembrança de sua campanha para o governo em 2022.

Com o TBT, o candidato busca mobilizar novamente o povo em torno do seu projeto de 2026.

“#TBT de uma caminhada que marcou nossa história. Cada encontro, cada abraço e cada palavra de apoio na campanha de 2022 reforçaram a certeza de que o Maranhão tem um povo forte, que acredita e não desiste dos seus sonhos”, destacou Bonfim.

  • em 2022, Lahésio Bonfim ficou em segundo lugar na disputa pelo governo, a poucos pontos de disputar o segundo turno;
  • naquele ano, a eleição só não teve duas rodadas por causa do esvaziamento da campanha do senador Weverton Rocha.

Em 2026, Lahésio entende que não há como a disputa ser decidida em primeiro turno; e busca se viabilizar como alternativa da direita.

“Seguimos firmes, com a mesma fé e o mesmo propósito: transformar esperança em realidade!”, declarou.

O candidato do Novo disputa hoje o segundo lugar com o secretário Orleans Brandão (MDB)…

Othelino vê “chances reais de Dr. Lahésio no segundo turno”

Em entrevista ao podcast Café Quente, do ex-deputado Rogério Cafeteira, deptuado estadual surpreende ao analisar a influência da questão nacional na sucessão maranhense

 

VAGA GARANTIDA. Othelino entende que a disputa em segundo turno será com Dr. Lahésio Bonfim em 2026

O deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) analisou os rumos da sucessão maranhense de 2026 e apontou chances reais de o segundo turno ter a presença do médico e ex-prefeito Dr. Lahésio Bonfim (Novo) como representante do bolsonarismo.

Em entrevista ao podcast Café Quente, do ex-deputado Rogério Cafeteira, Othelino disse que haverá forte influência da disputa nacional no pleito maranhense, o que levará o bolsonarista raiz a seguir com Lahésio.

“Eu acho que a questão nacional vai influenciar aqui sim. E hoje o único candidato que tá posicionado neste aspecto ideológico é o Lahésio. Eu acho que o Lahésio tem uma chance real de estar no segundo turno”, avaliou o ex-presidente da Assembleia.

  • na opinião de Othelino, a segunda vaga seria disputada entre vice-govenrador Felipe Camarão (PT) e o secretário Orleans Brandão (MDB);
  • para o parlamentar, Felipe Camarão é o favorito à vaga; o recorte da entrevista não inclui opinião sobre o prefeito Eduardo Braide (PSD).

Para Rogério Cafeteira, Lahésio já foi uma surpresa – ao vencer em São Luís, em 2022,  e ficar em segundo lugar na disputa geral – quando ninguém via chances nele; este blog Marco Aurélio d’Eça já havia ponderado sobre os benefícios que a guerra fratricida entre dinistas e brandonistas garantem ao candidato do Novo, o que foi exposto no post “Adivinha quem ri de tudo isso?!?”

O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes parece consciente de sua posição. Tanto que tem demarcado posição para ocupar a faixa da direita e da extrema direita, sem temer rejeição de outros segmentos do eleitorado, o que ficou claro em sua posição sobre a anistia e blindagem, analisada neste blog Marco Aurélio d’Eça no post “Lahésio assume apoio à PEC da Blindagem e à anistia…”.

Quando uma das lideranças de esquerda percebe esse movimento e aponta chances reais para o adversário, é por que esse sentimento já existe nos bastidores.

E tende a a ganhar volume ao longo da campanha…

1

Nova pesquisa confirma liderança de Braide, mas com Lahésio em segundo…

Levantamento do Instituto Vox Brasil mostra o prefeito de São Luís com 31,79% das intenções de votos, contra 25,41% do candidato do partido Novo e 19,87% de Orleans Brandão

 

EMPATE TÉCNICO. A margem de erro da pesquisas Vox Brasil mostra indefinição entre Braide e Lahésio pela primeira posição

O Instituto Vox Brasil Marketing, Pesquisa e Inteligência divulgou nesta quinta-feira, 2, uma nova pesquisa de intenção de votos sobre a corrida eleitoral no Maranhão. Este blog Marco Aurélio d’Eça teve acesso, com exclusividade, aos números, que apontam o prefeito Eduardo Braide (PSD) na liderança, ams com mudança significativa em relação á pesquisa Inop.

  • de acordo com a Vox Brasil, o segundo colocado é o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo), com 25,41%;
  • a margem de erro de 4,5 pontos, põe, inclusive, Braide e Lahésio em condição de empate técnico.

DISPUTA ACIRRADA. A corrida pelo governo mostra disputa embolada entre os candidatos mais bem posicionados

Ainda de acordo com o levantamento, o candidato do MDB, secretário Orleans Brandão, aparece com 19,87%; a margem de erro põe também Orleans e Lahésio em condição de empate técnico.

O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em quarto lugar, com 6,53%.

A Vox Brasil ouviu 978 eleitores em 35 municípios maranhenses, entre os dias 25 e 30 de setembro.

2

Orleans já está à frente de Braide, diz pesquisa…

Levantamento do Inop divulgado nesta quinta-feira, 25, pelo portal imirante.com mostra o candidato do MDB dois pontos à frente do prefeito de São Luís; Lahésio Bonfim e Felipe camarão completam o quadro

 

À FRENTE. Orleans ultrapassa Braide em pesquisa que mediu as intenções de votos inclusive na região metropolitana de São Luís

Pesquisa do Instituto Inop divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo portal imirante.com, do Grupo Mirante, mostra o candidato do0 MDB Orleans Brandão, pela primeira vez à frente do prefeito de São luís, Eduardo Braide (PSD) na disputa pelo Governo do Estado.

  • Orleans aparece com 35,68% das intenções de votos;
  • Braide tem cerca de dois pontos a menos e marca 33,04%.

  O levantamento, que ouviu 2.618 eleitores em toda as regiões do estado – inclusive a Grande São Luís, que reúne a capital e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – foi realizada entre os dias 15 e 23 de setembro.

  • a pesquisa mostra ainda Lahésio Bonfim (Novo) com 13,9%;
  • o vice-governador Felipe Camarão (PT) registra 8,79%.

A margem do erro do levantamento é de 2,2%…

Exclusivo!!! Braide vence qualquer candidato do governo em eventual segundo turno…

Líder em todos os cenários das eleições de 2026, prefeito de São Luís tem vantagem consolidada contra qualquer nome do Palácio dos Leões em um confronto direto, revela Instituto Conceito

 

DOIS TURNOS À VISTA. Braide está consolidado, mas os adversários todos estão na casa dos dois dígitos

Exclusivo

Pesquisa do Instituto Conceito divulgado nesta quinta-feira, 22 – com exclusividade neste blog Marco Aurélio d’Eça – mostra que o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) segue líder absoluto em todos os cenários para 2026.

O levantamento traz, porém, uma novidade:

  • Braide vence os candidatos do governo em um confronto direto em eventual segundo turno;
  • o prefeito chega a 51% dos votos se o adversário for o vice-governador Felipe Camarão (24,9%);
  • contra o secretário municipalista Orleans Brandão (25,3%), os índices de Braide ficam em 50,2%.

SEGUINDO EM FRENTE. Eduardo Braide se consolida cada vez mais na disputa pelo Governo do Estado em 2026

O Instituto Conceito não simulou confronto direto ente Braide e Lahésio Bonfim (Novo), que ocupa o segundo lugar no cenário principal de primeiro turno, com 21,2%.

  • Neste cenário, Braide tem 34,5%;
  • Orleans Brandão registra 17,2%;
  • Felpe Camarão registra 14,3%
  • Saulo Acangelli tem 0,5% 

O Instituto Conceito vem fazendo pesquisas sistemáticos, mês a mês, desde o início de 2025. (Reveja aqui, aqui e aqui)

Neste levantamento, ouviu eleitores de todas as regiões do estado, entre os dias 18 e 20 de maio mediu a aprovação de governos federal e estadual, além de avaliar cenários para o governo e para o  Senado.

Mas esta é uma outra história…

Maranhão pode ter segundo turno pela primeira vez em 20 anos…

Pesquisa Quaest/TV Mirante indica a possibilidade de a disputa pelo governo em 2026 ser feita em duas rodadas, o que não acontece desde a vitória de Jackson Lago, em 2006

 

DESAFIO HISTÓPRICO. Braide, Felipe Camarão e Lahésio brigarão em 2026 pelo desafio de garantir um segundo turno no maranhão; ou não…

Os números da pesquisa Quaest/TV Mirante – divulgados com exclusividade por este blog Marco Aurélio d’Eça – indicam que a disputa pelo Governo do Estado, em 2026, pode ter segundo turno pela primeira vez desde 2006; o prefeito Eduardo Braide (PSB) lidera a sucessão do governador Carlos Brandão (PSB), mas a soma dos seus adversários supera com folga os seus índices.

  • Braide somou 33% no cenário principal do levantamento;
  • a soma de Felipe Camarão (19%) e Lahésio (16%) chega a 35%;
  • se incluir a hipótese de Orleans Brandão (9%) a soma vai a 44%.

 A última vez que ocorreu segundo turno na disputa pelo governo foi em 2006, quando o pedetista Jackson Lago venceu a então senadora Roseana Sarney (MDB).

Em 2010 – já de volta ao governo, após processo de cassação de Jackson – Roseana foi eleita em primeiro turno com 50,04% dos votos válidos, numa disputa com o próprio Jackson e com o hoje ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, que ficou em segundo lugar.

  • em 2014, Flávio Dino venceu o candidato de Roseana Sarney, Edinho Lobão (MDB), em primeiro turno; 
  • em 2018, o comunista repetiu a dose numa previsível disputa contra uma já desanimada Roseana Sarney;
  • em 2022, Brandão ganhou em primeiro turno, mesmo com dois adversários superando a casa dos 20%.

 Todos os candidatos que concorreram à reeleição neste período – Roseana, Flávio Dino e Brandão – venceram seus adversários sem precisar de outra rodada de votações; houve dois casos em que os governadores abriram mão da eleição de senador para ficar no cargo e apoiar um candidato.

Estes dois casos apresentaram dois resultados diferentes: 

  • em 2006, o governador José Reinaldo apoiou Jackson e ganhou em segundo turno;
  • já em 2014, Roseana ficou até o final e apoiou Edinho Lobão, derrotado em 1º turno.

Agora com seus 19% de intenções de votos, faltando um ano meio para a disputa, se Felipe Camarão assumir o mandato de Brandão ganha cacife para forçar um segundo turno em 2026. Se, por outro lado, Brandão permanecer e apoiar Orleans, vai repetir o que ocorreu em 2006 e em 2014.

E pode ser vencedor, como José Reinaldo em 2006, ou perdedor, como Roseana, em 2014. (Saiba mais aqui e aqui)

A escolha é unicamente dele…