2

Pesquisa estimula movimentos de pré-candidatos a prefeito de São Luís

Levantamento publicado em primeira mão pelo blog Marco Aurélio d’Eça, em ddd, levou o atual prefeito Eduardo Braide e seus principais adversários a uma intensa articulação partidária já com vistas a montagem de alianças para as eleições de de 2024 na capital maranhense

A pesquisa publicada pelo blog Marco Aurélio d’Eça sobre a corrida eleitoral em São Luís levou a uma forte movimentação entre os principais pré-candidatos já apresentados ao eleitor.

Além do próprio prefeito Eduardo Braide (sem parido), que lidera a disputa com 42% das intenções de votos, adversários como Paulo Victor (PCdoB), Neto Evangelista (União Brasil) e Dr. Yglésio Moyses (PSB) buscaram novas articulações partidárias nas últimas semanas.

O PDT, partido que controlou a prefeitura por mais de 30 anos, até 2020, também já refez seus rumos para tentar voltar ao poder em 24, tendo como opções os vereadores Osmar Filho e Fábio Câmara.

Sem partido desde o primeiro ano de seu mandato, Braide começou a conversar com o Republicanos, controlado no estado pelo deputado federal Cléber Verde, encaminhando seu projeto de reeleição.

Principal nome lançado nos últimos meses na oposição ao prefeito, o vereador e futuro presidente da Câmara Municipal Paulo Victor está em franca articulação; embora apareça com 1% das intenções de votos na pesquisa divulgada no blog Marco Aurélio d’Eça, sua movimentação mostra força para crescimento nos próximos anos.

Ele já se reuniu, por exemplo, com o presidente regional do PP, deputado federal André Fufuca, numa espécie de resposta velada ao comandante-em-chefe regional do PCdoB. Márcio Jerry, que já se apresentou como opção aos comunistas.

A movimentação de Victor também alertou o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses; ainda no PSB, mas de saída da legenda por incompatibilidade ideológica, Yglésio vinha conversando com Fufuca sobre transferência para o PP. Ele ressalta que conversa também com outras legendas.

Terceiro colocado nas eleições de 2020, o deputado estadual Neto Evangelista aparece na mesma posição na recente pesquisa, com 17%, com a força do recall eleitoral da reeleição à Assembleia. É o nome definido no União Brasil.

Dos quatro principais candidatos a prefeito, apenas o deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB) não mostrou forte movimentação nas últimas semanas. Com 26% no levantamento divulgado no blog Marco Aurélio d’Eça, ele se prepara para assumir o gabinete em Brasília, onde, espera, ter mais controle partidário sobre o projeto eleitoral.

É com esta movimentação político-partidária que os postulantes á sucessão de Eduardo Braide devem fazer a virada de 2022 para 2023.

Quando as articulações tenderão a aumentar fortemente…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Quanto ao Márcio Jerry ele precisa do aval do PV e PT, pois o PCdoB é da federação.. E Adriano Sarney e Francimar já estão se movimentando….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *