0

Fábio Macedo elogia aprovação de projeto que estabelece política nacional de combate ao câncer

O líder do Podemos na Câmara Federal, Fábio Macedo, parabenizou a aprovação, nesta quarta-feira (9), pelo Plenário da Câmara Federal, do PL 2952/22, que cria a política nacional de combate ao câncer no âmbito do SUS, que prevê as articulações necessárias para prevenir e combater a doença em todo país.

O projeto inclui no cuidado integral a prevenção, o rastreamento, a detecção precoce, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e os cuidados paliativos, assim como o apoio psicológico ao paciente e a seus familiares.

“É preciso reduzir as dificuldades de tratamento e falta de atendimento humanizado que a população enfrenta. E neste projeto, são definidas as responsabilidades e ações de cada nível governamental, com metas e indicadores, sendo um marco no fortalecimento em política pública, que busca unicamente salvar vidas”, afirmou o parlamentar do Maranhão.

De acordo com um levantamento sobre as tendências de evolução dos tipos de câncer no Brasil, realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, apontou um cenário alarmante de novos casos da doença para os próximos três anos, onde  são esperadas 12.060 ocorrências, até 2025.

No Maranhão, a taxa de incidência do câncer de próstata deve alcançar a taxa 56,47 a cada 100 mil homens, enquanto o câncer de mama deve atingir a taxa de 28,7 para cada 100 mil mulheres, dentre todos os tipos de câncer.

A proposição, que foi idealizada pela Comissão Especial sobre Ações de Combate ao Câncer, segue agora para análise do Senado Federal.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *