0

TRE-MA tem estratégia para alcançar 200 mil eleitores em Imperatriz

Tribunal Regional Eleitoral atua em parceria com partidos políticos para estimular o jovem a tirar o título e para regularizar a situação de eleitores com alistamento cancelado o que pode permitir alcançar a meta de 15 mil novos eleitores até maio do ano que vem, total que falta – pelos números de hoje – para que o município possa ter segundo turno nas eleições do ano que vem

 

O TRE-MA lançou o projeto “Voto Jovem” em Imperatriz, para estimular o alistamento eleitoral e garantir 200 mil eleitores no município até maio de 2024

O Tribunal Regional Eleitoral entrou na missão de fazer de Imperatriz o segundo município do Maranhão apto a ter eleições em dois turnos; atualmente, apenas a capital maranhense pode realizar segundo turno eleitoral.

Para ter a condição de realizar eleições em dois turnos, o município precisa ter 200 mil eleitores.

A possibilidade de Imperatriz se habilitar foi levantada, com exclusividade, por este blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Com mais de 182 mil eleitores, Imperatriz poderá ter segundo turno pela primeira vez em 2024…”

Desde então, a classe política e as autoridades eleitorais estão se mobilizando para que esta meta seja alcançada.

À época do post deste blog Marco Aurélio d’Eça, era preciso que o eleitorado de Imperatriz ganhasse exatos 17.396 novos eleitores até maio do ano que vem; pelos números do TRE-MA do início de outubro, esta meta baixou para pouco mais de 15 mil.

Para convencer o eleitor de 16 a 18 anos a se alistar na Justiça Eleitoral, o TRE lançou o projeto “Voto Jovem”. Além disso, em parceria com os partidos políticos, está estimulando imperatrizenses a transferir seu domicílio eleitoral para a cidade; também faz levantamento para tentar reabilitar títulos cancelados.

Caso registre mais de 200 mil eleitores em maio de 2024, o município de Imperatriz poderá ter eleições com dois turnos, se o primeiro colocado não alcançar no primeiro turno 50% mais um dos votos válidos.

Esta possibilidade deve acirrar a disputa eleitoral pela prefeitura, como também já mostrou o blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Possível segundo turno em Imperatriz pode ser vantagem para Josivaldo JP…”

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *