0

PDT fecha 2023 com espaço para ser o fiel da balança em 2024…

Ex-vereador Fábio Câmara conseguiu construir em meio às comunidades da zona rural e da periferia uma candidatura a prefeito que recolocou o partido no jogo da sucessão na capital maranhense; e o enxugamento das candidaturas da base governista deve colocá-lo como terceira via na tentativa de polarização entre Eduardo Braide e Duarte Júnior

 

Fábio Câmara já distribuiu mais de 10 mil rosas vermelhas em quase 100 reuniões comunitárias desde agosto, numa marca da pré-campanha

Foi este blog Marco Aurélio d’Eça quem apresentou, ainda em agosto, à pré-candidatura do ex-vereador Fábio Câmara a prefeito de São Luís, quando as lideranças do PDT já admitiam até mesmo nem entrar na corrida sucessória de 2024.

Desde então, com o foco na zona rural e nas comunidades da periferia – em uma campanha voltada ao povo e à militância pedetista, tendo a rosa vermelha como símbolo – Fábio Câmara conseguiu fechar 2023 entre os quatro principais candidatos, com um índice de intenção de votos que varia entre 2% e 5%, dependendo da margem de erro.

Com Câmara, o PDT conseguiu reinserir-se no debate pela prefeitura, lugar de fala onde esteve nos últimos 35 anos e ampliando as chances de boa bancada na Câmara.

Mais ainda: o desenho eleitoral na capital maranhense dá ao partido as chances de ser o fiel da balança ou a terceira via na disputa de 2024.

Falando diretamente à população menos assistida da capital maranhense, Câmara recolocou o PDT no debate sucessório

Este blog Marco Aurélio d’Eça também apontava desde agosto o afunilamento das candidaturas, com muitos nomes caminhando para ficar fora da disputa por falta de espaços partidários, como mostrado aqui, aqui e aqui.

A tendência é que o prefeito Eduardo Braide (PSD), por um lado, absorva, uma gama de partidos não-alinhados ao Palácio dos Leões, como PSD, PSC, PMN, PRB e outros.

Com o apoio do governo, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) reunirá em torno de si outros vários partidos, do PT ao PSDB; do MDB ao União Brasil, tirando do páreo diversos outros nomes da base.

Fábio Câmara tem estrutura partidária, tempo de TV e participação garantida pela Lei Eleitoral em qualquer debate

Com a disputa reduzida provavelmente a quatro nomes – Braide, Duarte, Diogo Gualhardo (Novo) e Fábio Câmara – o PDT passa a ser a terceira via natural, pela estrutura partidária, pelo tempo na propaganda e pela presença garantida nos debates.

A rosa vermelha plantada em 2023, portanto, já germinou…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *