0

Política domina eleição na CBF….

Partidos tentam devolver o posto ao presidente afastado Ednaldo Rodrigues com sucessivas ações no Supremo Tribunal Federal, que envolvem do PCdoB ao PSD; já o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, foi acuado pelo presidente da federação paulista de tentar interferir em favor do maranhense Fernando Sarney

 

Diretoria comandada por Edinaldo Rodrigues (terceiro da esquerda para a direita) foi toda afastada pelo TJ-RJ, o que gerou a atual guerra no futebol, brasileiro

Há uma clara movimentação política envolvendo o comando do futebol brasileiro e a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); pelo menos dois partidos políticos, o PSD e o PCdoB, já acionaram o Supremo Tribunal Federal tentando devolver o cargo ao presidente afastado Ednaldo Rodrigues.

Rodrigues foi afastado em 7 de dezembro – juntamente com toda a sua diretoria – por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva José Perdiz assumiu o posto com a missão de convocar eleições em 30 dias, o que deve ocorrer até 25 de janeiro.

No meio da disputa, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, que pretende substituir Rodrigues, cria um clima claramente pró-paulista, acusando o governador do Pará, Helder Barbalho, que é do MDB, de tentar favorecer uma eventual candidatura do maranhense Fernando Sarney.

Fernando é membro da diretoria que foi afastada, mas não tem relações políticas com Ednaldo Rodrigues, defendido pelo PCdoB, que chegou a indicar auxiliares para o então presidente; quem também já se lançou candidato foi o ex-presidente do próprio STJD, Flávio Zveiter.

Nenhum dos últimos cinco presidentes da CBF conseguiu concluir o mandato, seja por afastamento ou mesmo banimento do futebol.

No meio da batalha campal na entidade que rege o futebol brasileiro, o ministro do Esporte André Fufuca mostra preocupação, sobretudo diante da ameaça da Fifa e da Conmebol de banir a Seleção Brasileira e os clubes das competições internacionais se houver nova eleição na CBF.

– Espero que o consenso sobre essa questão seja alcançado o mais rápido possível para que o esporte brasileiro não sofra qualquer consequência adversa – comentou o ministro maranhense.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *