Roberto Costa dá início à maior edição dos Jogos Escolares Bacabalenses

A abertura oficial do Novo Jogos Escolares Bacabalenses – JEB’s e Parajeb’s 2026, realizada na quinta-feira, 21 de maio, na Mega Arena Batista, reuniu atletas, estudantes, gestores escolares e autoridades, marcando o início da maior edição da competição estudantil já realizada em Bacabal.

Mais de 2.200 estudantes-atletas de 44 escolas participam dos jogos, que seguem até o dia 31 de maio em diversos espaços esportivos da cidade. A cerimônia contou com entrada das delegações, execução dos hinos, fogo simbólico, juramento do atleta e apresentações especiais.

A estudante-atleta Elaine Oliveira, da UEF Juarez Almeida, destacou a animação para o início das disputas. “Começaram os Jogos Escolares e a nossa expectativa está a mil. É muito bom! Nossa escola está preparada, vamos pra cima!”

Quem também participou da abertura foi Jefferson Silva, o “Raspinha”, sósia do atacante da seleção brasileira Raphinha e conhecido nas redes sociais, que animou o público presente.

“É muito gratificante. A gente sabe que muitas pessoas merecem a oportunidade. O prefeito poderia dar oportunidade para muitas pessoas de fora, mas me escolheu para estar aqui, e eu fiquei muito feliz com essa juventude. Digo a eles que nunca desistam dos sonhos e que o prefeito Roberto Costa continue incentivando o esporte”, disse o influenciador digital.

O clima de integração e entusiasmo também foi destacado pelos gestores escolares. Para Edayak Almeida, gestor da UEF Frei Solano, o evento já faz parte da tradição esportiva do município.

“O JEB’s é muito contagiante. Cada ano é uma emoção diferente. Estão de parabéns o nosso prefeito Roberto Costa e a Secretaria de Esportes por esse grande evento.”

Durante a solenidade, o prefeito Roberto Costa ressaltou a dimensão da competição e os investimentos realizados pela Prefeitura para garantir estrutura às equipes participantes.

“Este é o maior Jogos Escolares da história de Bacabal, em número de escolas, equipes inscritas e mais de 2.200 atletas que irão participar. Estamos, mais uma vez, garantindo todo o suporte necessário para as escolas, com equipagens novas para todas as equipes que disputarão, porque a gente entende que os jogos são importantes e que a estrutura é necessária para que tenhamos uma grande competição garantida pela Prefeitura. Os Jogos Escolares são a grande festa da juventude bacabalense”, afirmou o prefeito.

Os JEB’s e Parajeb’s 2026 terão disputas em modalidades como futsal, beach soccer, vôlei, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa, capoeira, karatê, judô e jogos eletrônicos, movimentando a cidade durante 10 dias de competição.

Fufuca aumentou em cinco vezes orçamento do Ministério do Esporte…

Recursos da pasta saltaram de R$ 607,7 milhões em 2023 para R$ 3,19 bilhões em 2025, na gestão do ministro maranhense, que volta à Câmara em abril

 

FUFUCA EXPÕE SEU LEGADO NO MINISTÉRIO DO ESPORTE AOS COLEGAS DEPUTADOS, às vésperas de deixar a pasta

O ministro do Esporte André Fufuca (PP) deixa um legado significativo na pasta, da qual se afastará no final de março para disputar as eleições de outubro. Entre os avanços, está o orçamento da pasta, que aumentou cinco vezes na gestão do maranhense.

  • o esporte tinha orçamento de R$ 607,7 milhões em 2023;
  • sob a gestão de Fufuca, saltou para R$ 3,19 bilhões em 2025.

“Saio com a consciência tranquila e a convicção de que entrego um ministério muito mais estruturado. A gestão termina com o Brasil confirmado como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, consolidando a presença internacional do país no cenário esportivo”, destacou o ministro.

Estes dados fazem parte do balanço apresentado por André Fufuca à Câmara Federal, numa espécie de prestação de contas às vésperas de 

Fufuca transformou a Lei de Incentivo ao Esporte em política permanente, alcançado a captação de recursos da ordem de R$ 3 bilhões, com cerca de 1 milhão de beneficiados; ele viabilizou também a Universidade Federal do Esporte, projeto já aprovado pelos deputados.

  • foram mais de mil obras e retomada de projetos parados, que saltaram de 500 em 2023 para mais de 2,9 mil frentes de trabalho em 2026;
  • o Bolsa Atleta atingiu investimento recorde de R$ 177 milhões, garantindo benefício a 100% dos medalhistas brasileiros em Paris 2024;
  • o programa social TEAtivo, voltado para pessoas com autismo, é menina dos olhos do ministro, com cerca de 5 mil famílias atualmente.

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança. E seguiremos juntos, com a certeza de transformar o país também por intermédio do esporte”, frisou o ministro maranhense.

Fufuca deve deixar o Ministério do Esporte entre o final de março e o início de abril.

Ele vai retomar seu mandato de deptuado federal e é pré-candidato ao Senado.

Com informações da Assessoria

Com duas agendas na mesma semana, Fufuca demonstra prestígio com o presidente Lula…

O ministro do Esporte, André Fufuca, tem demonstrado um crescente alinhamento e prestígio junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agendas de alta visibilidade internacional. A cerimônia do Tour das Taças da Copa do Mundo FIFA, realizada nesta quinta-feira, 26, no Palácio do Planalto, simboliza essa confiança.

Ao abrir o evento que reuniu as taças dos mundiais masculino e feminino, Fufuca não apenas reforçou o papel do Brasil como sede da Copa Feminina de 2027, mas também atuou como anfitrião para lendas do futebol como Cafu e Formiga, sob o olhar atento do presidente.

A retórica do ministro, focada na união e na “paz através do esporte”, ecoou diretamente o discurso diplomático de Lula.

Além do futebol, o prestígio da pasta se estende a feitos inéditos, como a homenagem ao atleta Lucas Pinheiro Braathen. A entrega de uma placa de reconhecimento pela histórica medalha de ouro no esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 destaca a diversificação do investimento esportivo sob a gestão de Fufuca.

Entre os ministros, a proximidade tem sido evidente.

Só na última semana André Fufuca teve duas audiências com o presidente. Sem dúvidas, o ministro se mostra um articulador capaz de transformar vitórias esportivas em capital político e prestígio institucional para o Governo Federal, estreitando os laços de confiança entre ele o presidente Lula.

Da Assessoria

1

Fufuca reforça presença ao lado do presidente…

Em meio à pressão da Federação União Progressista pela saída do governo, Ministro do Esporte esteve com Lula ao lado do presidente da CBF em evento sobre a Copa do Mundo Feminina de 2027

 

NO EXERCÍCIO DO CARGO. Observado pelo presidente da CBF e por atletas da Seleção Brasileira Feminina, Fufuca exibe troféu a Lula

O ministro do Esporte André Fufuca esteve nesta quarta-feira, 10, em encontro pessoal com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

  • o encontro tem forte simbolismo diante do momento político vivido por Fufuca;
  • o ministro é do PP, que já decidiu, junto com o União Brasil, deixar o governo Lula.

“Ao lado do presidente Lula e do presidente da CBF Samir Xaud assinamos a mensagem de encaminhamento do PL que dispõe sobre as diretrizes para desenvolvimento do Futebol Feminino, que será enviado até 12/09. A proposta define diretrizes para fortalecer a modalidade: combate à discriminação, incentivo à base, igualdade de direitos e recursos com o futebol masculino e estímulo a parcerias com escolas. O PL também altera a Lei do Esporte para garantir estrutura igualitária na formação de atletas. Viva o futebol feminino!!”, destacou Fufuca.

A Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, decidiu desde o final de agosto o afastamento do governo Lula.

Mesmo assim, Fufuca permaneceu no cargo.

Onde segue despachando normalmente…

Com mais de duas mil obras nas cinco regiões, Ministério do Esporte lidera Novo PAC…

 Consolidando a maior entrega de obras dos últimos 10 anos, a pasta tem o Maranhão como estado-símbolo deste novo momento que vive o Brasil

 

MINISTRO POPULAR. Fufuca tem estado presente em todos os municípios do Maranhão, como num dos m ais populares ministros de Lula

Sob a liderança do ministro André Fufuca (PP), o Ministério do Esporte assumiu papel de protagonismo no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São mais de 2 mil obras em andamento ou já concluídas nas cinco regiões do país, consolidando a maior entrega de infraestrutura esportiva da última década.

“O Brasil vive um novo momento. O compromisso do presidente Lula é com resultados reais e com um legado de desenvolvimento e inclusão, sobretudo no estado do Maranhão, com o governo do Brasil do lado do povo brasileiro e, sem sombra de dúvidas, do lado do povo maranhense”, afirmou o ministro André Fufuca.

  • o Maranhão se transformou no estado-símbolo deste novo momento;
  • são diversas obras em andamento ou em fase final de construção no estado.

São Centros Esportivos Comunitários, o Programa Segundo Tempo ampliado em escolas municipais, além da chegada de mais de mil médicos, em parceria com o Ministério da Saúde, uma nova universidade e quatro Institutos Federais em parceria com o Ministério da Educação.

É o Governo do Brasil do lado dos brasileiros.

 

Em primeira mão: desembargador mantém afastamento de diretoria da FMF…

Marcelo Carvalho confirmou a integralidade da decisão do juiz Douglas Martins, negando recurso aos ex-diretores e à CBF e confirmando a intervenção sob comando da advogada Susan Lucena

 

INTERVENÇÃO MANTIDA. A FMF vai continuar sendo coordenada pela advogada Susan Lucena

Em primeira mão

O desembargador Marcelo de Carvalho Silva confirmou nesta segunda-feira, 18, a íntegra da decisão do juiz Douglas de Melo Martins, que determinou o afastamento de toda a diretoria da Federação Maranhense de Futebol. Carvalho naõ acatou os argumentos do recurso, entre eles do Confederação brasileira de Futebol, alegando temor de punição da Fifa e da Conmebol.

“A decisão do juízo da terra deve permanecer. O visor e olhar de lince foi proteção da sociedade e o próprio futebol, garantindo que o dinheiro seja usado corretamente e que as regras sejam justas e transparentes. Tudo seguirá sendo investigado, com direito de defesa para todos”, despachou o desembargador Marcelo de Carvalho. (Leia aqui a íntegra da decisão)

  • O presidente da FMF, Antonio Américo, e toda a diretoria da federação foram afastados há duas semanas;
  • a interventora Susan Lucena, e sua equipe, estão fazendo auditoria e já apresentaram o primeiro relatório.

Em sua decisão de 36 página, Marcelo de Carvalho faz uma espécie de histórico do caso e apresenta linguagem clara, para fácil compreensão do cidadão que eventualmente leia a sentença, como é de praxe em seus despachos e decisões.

“Além de manter a decisão, o Tribunal pode exigir prestação de contas pública e auditoria independente, para que todos acompanhem o que está sendo feito”, explica o desembargador.

Para garantir o direito de ampla defesa, Marcelo Carvalho garantiu o direito de recurso ao próprio Tribunal de Justiça

Verde, amarela, preta ou vermelha a cor da seleção pertence ao povo brasileiro…

Não importa com que uniforme o país é representado pelo futebol no exterior; o que precisa é resgatar os símbolos nacionais do controle exclusivo que a extrema direita tenta exercer sobre eles

 

QUAL A COR DO CAVALO BRANCO?!? Pouco importa como a seleção esteja vestia, seu uniforme não pertence nem à esquerda, muito menos à direita

Editorial

Em 12 de agosto de 2022, este blog Marco Aurélio d’Eça fez uma exortação contra a apropriação da camisa da Seleção Brasileira pela extrema direita, no post “O resgate das cores do Brasil…”.

  • na época, camisa canarinho vinha sofrendo processo de desvalorização pelo uso excessivo em eventos políticos radicais;
  • o editorial mostrava a necessidade de que ela passasse a compor o look também dos grupos progressistas e democráticos.

“O brasileiro precisa se apossar de seus símbolos nacionais, que não pertencem a Bolsonaro nem a militares. A bandeira do Brasil pertence ao brasileiro, de qualquer raça, credo ou gênero; e o brasileiro já disse não ao bolsonarismo…”, dizia o texto da época.

Quase quatro anos depois, este texto é retomado por causa das discussões sobre a suposta nova camisa número 2 da CBF, em vermelho, no que seria uma homenagem ao Pau-brasil a madeira-símbolo e que dá nome ao pais; a CBF negou, mas o debate sobre a cor da camisa da Seleção Brasileira ganhou a internet e os meios políticos.

“Empresa que fornece o material esportivo da CBF decidiu iniciar campanha para resgatar as cores do país no uniforme canarinho, que vinha sendo usado indevidamente como símbolo de patriotismo – e do ‘nós contra eles’ – por aliados do presidente Jair Bolsonaro”, dizia o subtítulo do texto.

Se era verdade ou não, se havia ou não a intenção de um novo uniforme para a Seleção Brasileira – e o site que divulgou primeiro tem credibilidade para afirmar – não importa a cor que ela seja apresentada. Verde, amarela, preta roxa, arco-íris ou vermelha, a camisa não pertence à direita ou à esquerda.

Pertence ao povo brasileiro, de todas as ideologias, gêneros, raças ou identidades.

E todos devem voltar a sentir orgulho em vesti-la…

Fufuca cobra Conmebol por racismo em jogo do Palmeiras…

O governo federal, por meio dos ministérios do Esporte e da Igualdade Racial, exigiu que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) investigue e adote “medidas rápidas, firmes e exemplares” em relação ao caso de racismo sofrido por um jogador do Palmeiras durante partida no Paraguai.

O episódio ocorreu na noite de quinta-feira, 6, durante o jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, válido pela Copa Libertadores da América Sub-20. Um torcedor do time paraguaio foi flagrado imitando um macaco na direção do atleta Luighi, de 18 anos, enquanto outro torcedor cuspiu em sua direção.

Diante da gravidade do caso, os ministros André Fufuca (Esporte) e Anielle Franco (Igualdade Racial) enviaram um documento oficial à Conmebol na sexta-feira, 7, cobrando providências imediatas.

“Reforçamos a necessidade de que a Conmebol adote medidas rápidas, firmes e exemplares no combate ao racismo no esporte, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca um trecho da manifestação oficial do governo.

Além do ofício enviado à entidade esportiva, tanto Fufuca quanto Anielle Franco publicaram notas de repúdio em suas redes sociais e nos canais oficiais de seus ministérios. O governo reforçou o compromisso com o combate ao racismo no esporte e segue acompanhando o desdobramento do caso.

Eudes Barros busca centro esportivo para Raposa em reunião com ministro Fufuca

Na terça-feira, 10, o prefeito de Raposa, Eudes Barros (PL), esteve em Brasília reforçando seu compromisso em buscar melhorias para o município. Ao lado do chefe de gabinete, Heron Santos, ele se reuniu com o Ministro do Esporte, André Fufuca, para tratar de iniciativas que possam beneficiar diretamente a comunidade raposense.

Durante a reunião, Eudes Barros apresentou demandas específicas para o desenvolvimento do esporte na cidade.

Entre os destaques, solicitou a construção de um centro esportivo voltado para bairros afastados do centro, com o objetivo de democratizar o acesso à prática de diversas modalidades esportivas. Segundo o prefeito, a iniciativa visa oferecer mais oportunidades aos jovens e fortalecer a inclusão social por meio do esporte.

O ministro André Fufuca recebeu as demandas com atenção e garantiu empenho na criação de projetos que possam atender às necessidades do município.

A parceria entre a gestão municipal e o Ministério do Esporte é vista como um passo importante para impulsionar o setor esportivo em Raposa, trazendo benefícios que vão além da prática esportiva, ao promover saúde e cidadania.

Com essa articulação, Eudes Barros reafirma seu compromisso em buscar recursos e investimentos que façam a diferença na vida da população de Raposa.

Em reunião da bancada, Fufuca prega ampliação dos Centros Esportivos Comunitários…

Ministro participou da reunião coordenada pela senadora Eliziane Gama para definir as propostas dos entes públicos para serem apresentadas como emendas parlamentares ao exercício da União de 2025

 

PARA TODO O MARANHÃO. Fufuca explica aso colegas deputados os projetos à disposição no Ministério do Esporte, sob sua gestão

O ministro do Esporte André Fufuca (PP) participou da reunião da bancada maranhense no Congresso Nacional para definir as emendas de interesse do Maranhão no orçamento da União para 2025.

Além de ministro, Fufuca também é deputado federal licenciado.

Estive no Senado para apresentar à Bancada do Maranhão as ações e projetos do Ministério do Esporte, além de destacar a importância da destinação de emendas parlamentares para a construção e ampliação dos Centros Esportivos Comunitários, obra que vai melhorar a qualidade de vida das comunidades”, frisou o ministro, em suas redes sociais.

  • os centros comunitários levam valor social para as comunidades;
  • as obras estão incluídas nos projetos do novo PAC para 2025.

É um compromisso do governo do presidente Lula para fortalecer o desenvolvimento do estado”, concluiu Fufuca.

As indicações do Governo do Estado, prefeituras, órgãos e instituições públicas, ministérios são encaminhadas pela bancada.

Em forma de emendas conjuntas e e individuais dos senadores e deputados federais maranhenses.