0

Com Maura Jorge, André Fufuca começa a consolidar liderança estadual

Filiação da prefeita de Lago da Pedra – que tem influência não apenas regional, mas estadual na política maranhense – simboliza o início de um ciclo de renovação das personagens políticas no estado, que passa tanto pelo ministro do Esporte quanto por outras lideranças emergentes a partir destas eleições municipais e deve marcar o pleito de 2026

 

A filiação de Maura Jorge atraiu lideranças de todas as regiões para acompanhar a presença do ministro André Fufuca

Não ficou restrita ao município de Lago da Pedra – e nem mesmo à Região dos Lagos, onde a prefeita tem forte influência – a repercussão do ato de filiação de Maura Jorge ao PP, com a presença do ministro dos Esportes e presidente regional do partido, André Fufuca; a entrada de Maura no Progressistas simboliza o início da montagem do time que Fufuca espera liderar nas eleições de 2026.

– Esse chamamento eu faço. Temos o maior grupo da história de Lago da Pedra, mas temos um compromisso nesta eleição: com todo respeito à oposição, temos que dar a maior diferença da história para Maura Jorge nesta eleição – pregou o ministro.

A aliança de Fufuca com Maura Jorge repercute no estado inteiro por que eles representam exatamente o início de um novo ciclo político que se desenha para as eleições de 2026, quando os atuais atores que surgiram, a partir de 2010, com a ascensão do agora ministro Flávio Dino – seja no governo ou na oposição –  começam o seu pouso ou aterrisagem forçada, para dar lugar a outros atores.

A repercussão estadual de Maura Jorge se forma a partir da conjugação de fatores:

  • ela foi candidata a governadora em 2018, superando figuras históricas, com o então senador  Roberto Rocha (PTB);
  • Deputada estadual de vários mandatos, teve liderança incontestável na Assembleia Legislativa entre o fim dos anos 90 e a primeira década de 2000;
  • Suas três gestões em Lago da Pedra sempre serviram, de modelo para outras prefeituras em todas as regiões do Maranhão.

– Uma coisa quem fala mal da Maura Jorge tem que aprender: com todo defeito que possa ter, quem tem voto em Lago da Pedra é Maura Jorge. Com todo respeito à oposição, mas são poucos os políticos que passam pelo que Maura Jorge passou e se mantêm no topo; ganhou o primeiro e o segundo mandato, e quando foi candidata pela terceira vez, com todo mundo contra, ganhou de novo – lembrou Fufuca, mostrando a força da aliada que já se mostrava leal antes mesmo de se filiar ao PP.

O ciclo que se desenha no Maranhão a partir destas eleições municipais tem no vice-governador Felipe Camarão (PT) seu expoente mais bem-posicionado, como já mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça no post “O grupo político de Felipe camarão…”; mas põe também André Fufuca e Maura Jorge entre os players de destaque, ao lado de figuras como o prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) e o ex-candidato a governador Lahésio Bonfim (Novo).

São estes os atores a protagonizar a cena política a partir do resultado destas eleições de outubro, com forte repercussão também em 2026.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *