29

Aqueles que Roseana não citou…

A conversa de Roseana Sarney (PMDB) com a equipe de “O Estado do Maranhão” – o titular deste blog, o colega Décio Sá e a editora Waldirene Oliveira – e com o também blogueiro Caio Hostílio, revelou alguns quadros do seu novo governo, a começar em 1º de janeiro.

Mas há outros casos. Nomes e pastas que, ventilados pelos jornalistas, recebiam uma expressão ou um comentário da governadora que indicavam o seu futuro no governo. Abaixo, alguns exemplos:

Secretaria de Cidades – A governadora deu a entender que a pasta não será mais fundida com a de Infra-estrutura. Mas o titular, Filuca Mendes, pode mesmo ser deslocado para outro setor. O problema: Filuca deve ser candidato a prefeito de Pinheiro, em 2012.

Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Agrário: A governadora mostrou mais convicção em relação a Conceição Andrade (Sedagro) do que com seu colega, Afonso Ribeiro. Mas os dois podem acabar ficando.

Secretaria de Desenvolvimento Social: Outro no qual Roseana mostrou pouca convicção. Foi tratando de Edmilson Santos,  que ela declarou não haver lugar carimbado no governo – nem para o PT nem para qualquer outro partido. Há um novo nome para a pasta: Chico Gomes.

Minas e Energia: a secretaria, chefiada atualmente por Israel Ferreira, deve ganhar força. O nome do atual secretário não é confirmado, mas pode ficar.

Esporte e Juventude: o secretário Souza Neto deve permanecer à frente do esporte, mas desmembrado da pasta de Juventude. Para esta esta, foi citado o nome do deputado Jura Filho (PMDB). Roseana não esboçou reação á citação do seu nome, mas ele pode assumir.

Ciência e Tecnologia: O secretário Lauro Assunção pode ficar no governo, não necessariamente nesta pasta – ele é cotado para o comando da Univima. Para a Sectec, são cotados o deputado Joaquim Haickel (PMDB) e o ex-deputado Fábio Braga (PMDB). Este último também pode assumir Cidades.

Cultura: Roseana também não demonstrou entusiasmo na permanência do secretário Luís Bulcão. mas ele tem aliados fortes no governo e pode permanecer. Para o psoto, cogitaram também Joaquim Hacikel, emogra suas chances neste setor sejam reduzidas.

Turismo: Tadeu Palácio (PMDB) foi o único secretário que mereceu comentário da governadora ao ter o nome questionado pelos jornalistas: “ele não prejudicou o Estado com suas ações”, disse ela. Isso pode significar a sua permanência no posto, embora Roseana prefira manter a pasta no rol das indefinidas.

Marco Aurélio D'Eça

29 Comments

  1. O Barreto deve conhecer bem esse tal de Ricardo Guterres pq aqui na sec das cidades e em lugar nenhum se viu fala dele. Fabio Braga é visto aqui com os prefeitos dele ajudando a terem direito a recursos. O Filuca só não tá aqui quando ta viajando dos dois nunca vi falar nada, perguntei ao dep. Victor se pai dele ia sai ele nao sabia. Uma amiga minha me disse que o Ricardo e segura Mala do Dep Clovis(DEM) não atende telefone a não ser do Deputado. É melhor a governadora pensar em um outro nome. Ele tem muita ligação com os prefeitos e conhece os programas ligados ao ministerio das cidades. E não tem como Vai trazer muito dinheiro federal para o Maranhão pq o DEM, Lula que é distância dessa turma. Vc ta certo Marcos o Ricardo é só um burocrata de partido. Por que não, então, o seu chefe, Clóvis Fecury?

  2. Estamos ansiossos para que a governadora anuncie logo esses seus secretários, para acabar de vez com essas especulações, pois na verdade já sabemos quem são os privilegiados, nada de novidade, são sempre os mesmos, parece até que o Maranhão, ‘Atenas Brasileira”, não tem pessoas competentes, só dá os cartas marcadas. E é assim que a Governadora quer fazer o melhor governo da sua vida, deixe jeito?
    Paciência.

  3. marco,
    Parece mesmo que a Governadora ta meio perdida no seu criterio de escolhas.
    Alem das contradições: não pode ser deputado… , não pode ser candidato nas proximas eleições…, tem que ser tecnico etc etc… ainda usou do artificio de que Tadeu poderá ficar porque “ele não prejudicou o estado com suas ações”.

    Senhora Governadora , com essa sua afirmação , os demais secretarios prejudicaram o Maranhão. será que o pejuizo dos secretarios , não está associado a sua rica campanha politica?????
    Uma coisa é fato, a senhora esta querendo repetir a novela do governo federal. Colocar um chefe na Casa Civil e depois impor como seus sucessor no governo do Ma.
    Cuidado. Esse prestijo so LULA DA SILVA tem . E olha que foi dificil. Uma Sarney não tem força para carregar uma anta dessa .
    Parece que isso tambem tem haver com a escolha de secretarios .
    Deixar fora aqueles que enxergam ou tem possibilidade de pleitear esse cargo..

  4. Caro Marco…

    Realmente fica dificil entender a política. Isso é fato !!!

    Vejamos…

    A Governadora diz que:

    – Quer técnicos no governo. E Chico Gomes, Jura Filho, Fabio Braga… são técnicos ?

    – Não vai tirar Conceição Andrade e nem Tadeu por que “ele não prejudicou o Estado com suas ações”. Não prejudicou e nem ajudou. Aliás não ajudou mesmo !! Que voto esses aí tem? Uma não se elege mais nem a vereadora e o outro nem o irmão conseguiu eleger.

    – Max vai ser sexretário e havia dito que no novo governo não haveria deputados nas secretarias. Não sei que amor louco é esse da Governadora pelo Deputado Max Barros. Pensou só nele nessas eleições.

    Durante toda a campanha todos os secretários do governo, que se reelegeram, não mexeram nem uma palha para a reeleição da nossa Governadora. A não ser Ricardo Murad, mas esse tem os seus motivos. Vi bem poucas fotos de candidatos a deputado junto a Governadora. E Max foi mais um dos que não vi.

    Aqui em Pinheiro, o secretário Filuca foi incansável nessa eleição. Deu toda a sustentação para a campanha para que não houvesse 2ª turno. Enquanto Ela ajudava o elemento que não se reelegeu. Porque Deus é justo !!

    Fico triste em ver que briguei, lutei, pedi votos, a defendi com unhas e dentes a sua reeleição e agora você deixa Filuca fora da Secretaria.

    Me desculpa “minha Governadora” mas estou indignada. Digo minha porque “sempre” votei nos Sarney’s por acreditar que minha cidade tem e continuaria a ter um representante de vocês aqui. Filuca NUNCA traiu vocês!!! Sempre foi companheiro, fiel, incansável e sempre a serviço de vocês. Mas vejo que isso não conta na política.

    Vamos aguardar os fatos…

    Mesmo assim lhe desejo muuuuuito sucesso com a sua equipe de governo.

    Abraços de uma pinheirense…

  5. O melhor governo de todos os tempos, com as mesmas pessoas que já mostraram pouca habilidade de melhorar o que estava funcionando? É caro Déça, apesar de torcer para que a governadora consiga realmente seu objetivo, pois nós maranhenses merecemos, infelizmente mantendo o time que está aí isso fica cada vez mais difícil. Que pena, tudo aponta para mais um quadriênio perdido.
    Mas ainda há tempo: Governadora, não ceda as pressões políticas e nomeie pessoas competentes para estas secretarias!!!

  6. E A CONTROLADORIA? SERÁ QUE HELENA COSTA PERMANECE NO CARGO, UMA VEZ QUE ELA TEM FORTE LIGAÇÃO COM LUIZ FERNANDO E É ALTAMENTE CAPACITADA?

  7. Roseana por falar tanto nas mulheres durante a sua campanha deveria criar um time das candidatas que ajudaram a lhe eleger principalmente as que vestiram a camisa que não tiveram vergonha e nem medo de gritar o seu nome para juntas comandarem a pasta,. Roseana convoque algumas mulheres que estiveram com vc, principamente as mais jovens que tem garra, com ideias novas e de facil contato e simpatia com o povo e procure saber delas suas propostas para as mulheres e aí sim ganhará a simpatia mais ainda desse eleitorado. Depois de ouvir cada uma, saberás qual ganhará a missão de cuidar de uma das pastas mais importantes do seu governo. As outras poderão ficar em coordenações estratégicas. Estivemos apagadas durante todo esse tempo.

  8. O nome mais indicado para a Secretaria do Desenvolvimento Popular é do Dep.Costa Ferreira.Durante sua gestão, ele implantou restaurantes poulares, cozinha comunitaria, reformou varios centros sociais não só aqui na capital, mas tb nos interiores.criou a casa de passagem pra abrigar idosos.enfim, mostrou ações em prol da população mais necessitada.Este sim, é o nome mais indicado para o social.

  9. Eu acho que a governadora já tem todos esses nomes. Só acho que o Jura Filho não tem nada a ver com a Juventude. Poderia oferecer outra coisa para ele. Acho tambem que a Secretara de Esportes merecia alguem mais competente do que o Sousa Neto. Esse rapaz é tipo a Catarina Bacelar da Secretaria da Mulher. Ninguem ouve falar, ninguem viu e nem sabe se existe. Dois gestores fraquissimos que passou nesse governo. Acho que Roseana para fazer o melhor governo da sua vida teria que mudar alguns nomes dos atuais secretarios a começar por esses dois citados. Tenho certeza que com a experiência que ela ja tem não cometerá nenhum erro em manter pessoas incompetentes no seu governo. Acredito que ela sabe o que faz e já tem os nomes certos para os lugares certos. A maior preocupação que ela deve ter é não cair no erro do Jackson, de manter pessoas que só fazem atrapalhar o seu governo querendo sempre tirar proveito do cargo que ocupa.

  10. D’Eça,
    A UEMA protagoniza hoje o que se pode classificar como sendo o cúmulo do absurdo. Está acontecendo aqui na universidade o “Encontro Regional dos Estudantes de Geografia”. Até aí tudo bem. Nada de extraordinário. Agora pasmem: A organização do “evento” Simplesmente e sem aviso prévio fechou a biblioteca durante o evento e ainda impediu a circulaçao da linha de ônibus UEMA -IPASE dentro do Campus. Sem contar que as aulas de quase todos os cursos também estão suspensas enquanto durá tal “façanha”. Diante disso fica a pergunta: o que a comunidade acadêmica e a sociedade maranhense ganham com a realização de eventos como este? E qual a justificativa para impedir o acesso dos alunos à biblioteca? E que “Encontro de Estudantes é este que exige ações desta natureza? É por essas e outras que o Maranhão tem se tornado motivo de piada.

  11. Muito interessante o comentário da governadora sobre o Secretário Tadeu Palácio: “ele não prejudicou o Estado”. Se não fez nada e não prejudicou, pode ficar?

  12. Se a candidatura em 2012 de secretarios seria um problema como tu citaste, como ficam Max Barros, Tadeu Palacio e Sousa Neto, que já declararam seus interesses para as eleições municipais????

    Resp.: Max barros já declarou interesse? Onde, cara pálida? Quem divulgou isso? O Souza Neto seria candidato a quê? Onde? O tadeu Palácio, dos três, foi o único a mostrar-se interessado na disputa em São Luís. E isso é um empecilho á sua prsença no governo.

    • Aqui em santa Ines ele espalha que será o candidato da governadora para a prefeitura em 2012. Se ele vai ganhar eu não sei mas a história que rola aqui é essa.

      • Sobre Sousa Neto já foi respondido. Não creio que alguém tão bem informado como vc não saiba da intenção declarada do secretario,ele
        fala isso abertamente há meses…
        Pelo visto vc não freqüenta os blogs dos seus companheiros! Pelo que foi noticiado,Max exigia a fusão das secretarias de Cidades e Infra-estrutura pq os projetos do PAC podiam ajudar na sua candidatura a
        prefeito aqui na capital… Estranho seu desconhecimento desses assuntos…

  13. São muitos nomes e pouca indefinição. Para a pasta do turismo defendo o nome de Tadeu, um homem preparado que apesar de ser técnico tem visão de longo alcance, o que ajuda e muito na gestão de qualquer pasta.

  14. Esse Fabio Braga é Arrogante,prepotente e preguiçoso. Já o Filuca não gosta dessa secretaria ´pois ele nem vai lá. É melhor a governadora pensar em um outro nome. Pode ser o Ricardo Guterres. Ele tem muita ligação com os prefeitos e conhece os programas ligados ao ministerio das cidades.Vai trazer muito dinheiro federal para o Maranhão.

    resp.: Ôh, meu caro, o Ricardo é só um burocrata de partido. Por que não, então, o seu chefe, Clóvis Fecury?

  15. Creio que a Governadora deva mesmo manter o Sec. Israel Ferreira no cargo, pois o mesmo demonstrou grande capacidade técnica e administrativa na pasta de Minas e Energia.

  16. A nossa governadora não terá a coragem de manter esse Souza Neto no esporte. Já basta esse período que ele ficou e não fez nada. Pelo contrário só fez m……. Não tem comando, não tem moral e promete mundo e fundos para os outros e não cumpre. Esse não merece ficar.

    • Ele não prejudicou o Estado,mas também não beneficiou.Quanto ao Sr.Lauro,pelo que andei lendo nos blogs,ele tem condições para o cargo? E a UNIVIMA é reconhecida pelo MEC?

      • Se você fosse professora do Estado, em sala de aula você saberia que em sete meses o Professor Anselmo fez bem mais pela educação do que muitos Secretários em mais tempo na pasta da SEDUC, isso sem falar nos projetos maravilhoso que ele tinha para a eucação no Maranhão. Perde a população com sua exoneração.

  17. “O secretário Lauro Assunção pode ficar no governo, não necessariamente nesta pasta – ele é cotado para o comando da Univima” Essa afirmação é muito boa, mostra que o PP representado por Valdir Maranhão tem força junto ao Governo, e que é leal aos seus aliados, já não podemos dizer o mesmo do Vice Petista Washington Luis, que mandou os companheiros estudarem pra fazer concurso, já que ele não brigaria com o Governo pra acomodar alguém em pasta alguma. Eta trairão vagabundo!

    resp..Mas o Washington não pode querer impor o nome de alguém só porque é petista, minha cara. Tem que ter qualificação para a área a que está sendo indicada. Ele indicou o Anselmo e o Anselmo não deu certo. Se não tem outro nome, não pode botar qualquer um. A pasta não é do PT, é do governo. E deve apresentar resultados para o governo e para o Maranhão, não para o PT ou para Washington Oliveira.

    • O Anselmo não eu certo porque foi boicotado por todos vocês,l inclusive o próprio Washingon, e não por incompetência, desonestitade ou deslealdade como tentaram deixar transparecer. Você melhor sabe melhor do que ninguém que os cargos são negociados entre os partidos, a prova disso é anomeação dos ministros em Brasília, que a própria Governadora correu para mexer os pauzinhos, e os nomes que aí estão não são por competência, e sim por acordos políticos. Aliás quando o PT apoiou o PMDB, a promessa da Sra. Governadora era bem outra. A turma do Dutra agradece.

  18. Espero que a Governadora mantenha os Secretários de Cultura e de Cidades! O Bulcão faz um ótimo trabalho na Cultura, que sempre foi a pasta em que a Governadora sempre deu um “show” nos adversários. Na Sec. de Cidades, o Filuca ta fazendo acontecer o PAC Rio Anil (que antes seguia passo de tartaruga).
    Ah! A conceição andrade tambem faz um belo trabalho no desenvolvimento agrário, assim como o Tadeu no Turismo.

    Já a Sec. de Ciência e Tecnologia… essa é motivo de problema. Há rumores de “lambança” na pasta…. Espero que a Governadora faça algo (como fez na Sec. de Educação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *