15

Seduc admite: “evasão e outros fatores” têm reduzido turmas noturnas no Coelho Neto…

Em nota distribuída pela Secretaria de Comunicação do governo, a direção do Centro de Ensino Coelho Neto, na Ivar Saldanha, informou que abrirá inscrição para vagas do 1º Ano do Ensino Médio no período noturno. Mas condicionou a abertura da turma ao número de alunos inscritos.

–  Caso a demanda de alunos para a 1ª série do Ensino Médio seja inferior ao número de vagas oferecidas, haverá a junção das turmas com o CE Bacelar Portela (escola ao lado, também da rede estadual) – diz a nota, sem revelar o número de alunos que será considerado para evitar a junção das escolas.

Na semana passada, este blog revelou a intenção da secretaria de Educação de cancelar as turmas noturnas do Coelho Neto por causa da alta violência registrada no Barreto, bairro ao lado, dominado por traficantes. (Reveja aqui)

A nota, que tem como fonte a gestora escolar Ângela Souza, nega o fato, mas admite que “há poucas salas no noturno”, situação que atribue à “evasão escolar e outros fatores”.

Só não disse o que seriam estes “outros fatores”…

Veja abaixo a íntegra da nota da Secom:

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: Seduc     Texto: Nielsen Furtado
24/1/2011
 
Seduc esclarece sobre matrículas no Coelho Neto
 
“A diretoria do Centro de Ensino Coelho Neto, escola da rede estadual de ensino, localizada no Bairro Ivar Saldanha, em São Luís, confirmou, nesta segunda-feira (24), que a escola abrirá vagas para a 1ª série do ensino médio no período noturno.
Segundo a gestora escolar, Ângela Souza, as matrículas serão abertas a partir do dia 31, e caso a demanda de alunos para a 1ª série do Ensino Médio seja inferior ao número de vagas oferecidas, haverá a junção das turmas com o CE Bacelar Portela (escola ao lado, também da rede estadual).
    “A medida garantirá a oferta de vagas do período noturno. Nossa escola tem muitos anos de serviço prestado para a comunidade, e não deixaríamos de oferecer as vagas, principalmente, para o período noturno que, em sua maioria, é constituído por alunos que trabalham durante o dia”, enfatizou.
A gestora explicou que, devido à evasão escolar e outros fatores, há poucas salas no noturno, além disso, o Centro de Ensino Dr. Bacelar Portela (localizado ao lado), também oferece vagas para o mesmo nível de ensino no período da noite.
 “A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está interagindo com a escola para não prejudicar os alunos dos bairros adjacentes, que pretendem estudar em um dos dois centros de ensino e assim, ofertar um ensino de qualidade”, afirmou Ângela Souza.”

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. O que estão fazendo com a Escola Técnica Estadual Drº João Bacelar Portela é uma vergonha,parece que a governadora não tem conhecimento dessa escola,pois nesse programa de formação profissional não foi citada a escola que tem um dos cursos técnicos mais procurados pela VALE,ALUMAR e com certeza por esses novos empreendimentos que virão para o estado,que é o curso de Eletromecânica,isso sem falar nos outros cursos que já foram oferecidos pela escola,curso de Edificações,Metalurgia,Eletrotécnica e outros.A escola é a opção para que não consegue vaga no IFMA para poder ter uma profissão
    técnica.
    Alô Governadora.

  2. ESSA NOTA É SO PILANTRAGEM DESSA SECON DA SEDUC E DESSA DIREÇÃO INESPERIENTE E INESCRUPULOSA DO COELHO NETO, QUE NÃO ESTÁ FAZENDO NENHUMA MATRICULA NO NOTURNO E AINDA AMEAÇA QUE ENTRARÁ NA JUSTIÇA CONTRA ESSE BLOG E A IMPRENSA POR NÃO TER LHE PROCURADO ANTES DE DIVULGAR INJURIAS CONTRA ELA.

  3. E essa informação do fechamento do noturno do C.E Coelho Neto só chegou ao conhecimento da sociedade, porque a comunidade escolar não poderia aceitar essa decisão tomada por estas pessoas que não tem o verdadeiro compromisso com a educação e só pensam no bem estar próprio. Então, não deveremos nos calar nunca com estas decisões impostas por nossos representantes(do cão, não meu) e botar a boca no trombone. E esperamos q não seja engodo essa nota que eles enviaram e queiram dar o bote na comunidade escolar durante o período de férias. Só que a comunidade vai estar de “OLHO EM VOCÊS!!”

  4. Marcos,
    Antes de tudo eu quero parabenizar-lo pela coragem de apontar essas falhas grosseiras da equipe que deveria auxiliar a Governadora a fazer o “melhor governo da … vida” fato amplamente divulgado e compromisso firmado como a população no momento da campanha. Parabéns!
    Agora se me permite gostaria de fazer algumas considerações sobre esse grave problema da educação brasileira que é a evasão escolar que ocorre em todos os níveis de norte a sul do nosso País, e no nosso Estado a coisa é bastante complicado para não dizer outra coisa.
    Acredito que esse problema é fruto de uma política mal orientado e acima de tudo da falta de compromisso das autoridades com a educação da população. Isto é tão evidente que não precisamos ir muito longe para confirmarmos essa verdade, basta fazer uma visita a qualquer uma dessas escolas da rede estadual para verificar as condições em que são tratados os que ali estudam. São salas de aula totalmente sucateadas, sujas e com carteiras sem nenhuma condição de segurança e conforto, são quadros totalmente danificados e inadequados, pois o professor ainda é obrigado a trabalhar com giz coisa que há muito já se aboliu, por trata-se de um elemento altamente nocivo para a saúde, são banheiros imundos que mais parece uma pocilga que dar ânsia de vômito só de passar perto da entrada, são salas que mais parece uma clausura sem ventilação, sem climatização e sem uma boa luminosidade e tantas outras coisas dessa natureza que muito contribui para o desinteresse e o afastamento daqueles que precisam estudar mais não se sentem motivados e muito menos respeitados na sua dignidade. Em se tratando do que é oferecido é outra questão grave, pois a educação assim como determina a nossa Constituição é um direito de todos e deve ser promovida e incentivada para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho. Isto não é e nunca foi objeto de preocupação dos dirigentes, e tanto é verdade que o Estado não oferece nas suas escolas cursos que garantam o ingresso dos seus alunos no mercado de trabalho, se isto existe, eu desconheço e gostaria muito de saber onde são oferecidas tais oportunidades.
    Educação é coisa muito séria para ser tratado com tamanho descaso como este que acabamos de tomar conhecimento, e a Governadora precisa tomar providências quanto a esse descaso com ferramenta tão necessária e tão importante para o nosso desenvolvimento. A continuar esse estado de coisa nós nunca vamos sair desse estado de miséria em que nos encontramos há século. E, se a Governadora realmente deseja fazer o “melhor governo…” precisa urgentemente tomar medidas enérgicas contra esse descaso que tanto nos envergonha.
    Obrigado pela oportunidade e mais uma vez parabéns!

  5. QUE NOTA MAL REDIGIDA E DE EMBROMAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO PALA´CIO HEWNRIQUE DELAROQUE. SÓ PODE ZEFINHA BENTIVI NÃO TER REVISADO ESSA NOTA. QUE GROSSERIA. ACABA COMPROMETENDO A IMAGEM DA EDUCAÇÃO POR FALTA DE CONHECIMENTO E DE CONTEXTO NESSA ÁREA. MAS NÃO SE PODE TIRAR LEITE DE PEDRA. É VERGONHOSO DISTRIBUIR UMA NOTA DESSA QUE SUBESTIMA A INTELIGÊNCIA DE QUEM MILITA NA EDUCAÇÃO. (TIRA-SE A RESPONSABILIDAE POR UMA SITUAÇÃO E SE ESPARRAMA NA OUTRA). OH, “PROFESSORA”OLGUA PELO MENOS PEDE PARA OLHAR NOTAS RELACIONADAS A TUA PASTA. ESSA AGENCIADORA DA PROPAGANDA DE CANDIDATOS DO PT COM ROSEANA TEM PRESTÍGIO, MAS É ODIADA NA SEDUC, NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E FALA PELOS COTOVELOS.

  6. PQ QUE A IRMÃ DE GRAÇA TAJRA ( VIRGINIA ) RECEBE 2.400,00 REAIS TODO MêS DA FAPEMA ENQUANTO PROFESSORES CONTRATADOS RECEBEM MENOS DE 700,00 COM FORMAÇÃO SUPERIOR. ISTO É UMA VERGONHA!!!!!!! MARCOS QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ISTO? É CORRETO?

  7. MARCOS, POR FAVOR NÃO DESISTA E MOSTRE SEMPRE O QUE TÁ ACONTECENDO COM A EDUCAÇÃO DESTE ESTADO. SEMPRE VOTEI NA MINHA QUERIDA GOVERNADORA E HOJE ESTOU TRISTE POR TUDO ISTO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A EDUCAÇÃO EM DECORRÊNCIA DE TODAS ESTAS ATITUDES DESTA GRAÇA TAJRA. ACREDITO MUITO NO TEU TRABALHO E A NA CLASSE. SÓ PODEMOS CONTAR COM VC´S TENHA FORÇA E NÃO DEIXE DE MOSTRAR A VERDADE. ESTA SENHORA SE DIZ AMIGA DE INFâNCIA DA GOVERNADORA E CESAR PIRES, ANSELMO RAPOSO E AGORA OLGA SIMÃO NÃO TEM PEITO PARA ENFRENTAR ESTAS SENHORA. SÓ PODEMOS CONTAR A CLASSE JORNALISTA PARA MOSTRAR A POPULAÇÃO E AGOVERNADORA DO ESTADO TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO.

  8. MARCOS, INFELIZMENTE ESTA DECISÃO DE FECHAR TURMAS NÃO SÓ DO COELHO NETO MAS TAMBÉM DO CEGEL, LARA RIBAS, GONÇALVES DIAS ETC ETC ETC…É DESSA SENHORA QUE MANDA E DESMANDA NA SEDUC. A MESMA SE DIZ AMIGA DE INFâNCIA DA GOVERNADORA E USA ISTO PARA FAZER TUDO ISTO. SERÁ QUE ESTAS INFORMAÇÕES NÃO CHEGAM à GOVERNADORA? É BRINCADEIRA. SÓ A TÍTULO DE INFORMAÇÃO O COELHO NETO NO ANO LETIVO DE 2010 TINHA 01 TURMA DE 1º ANO COM 37 ALUNOS, 02 TURMAS DE 2º COM 80 ALUNOS, 02 TURMAS DE 3º COM 85 ALUNOS, 03 TURMAS DE EJA PRIMEIRA ETAPA COM 140 ALUNOS E 01 TURMA DE SEGUNDA ETAPA COM 35 ALUNOS TOTALIZANDO 09 TURMAS NO TURNO NOTURNO. SE EXISTEM TURMAS OCIOSAS A CULPA É DA SEDUC PORQUE NÃO POSSUI NENHUMA POLÍTICA DE INTERVENÇÃO PARA SE TRBALHAR A EVASÃO ESCOLAR. SOU TÉCNICA DA SEDUC HÁ 15 ANOS E O QUE TÁ ACONTECENDO É UM RETROCESSO NA EDUCAÇÃO DO ESTADO. TODA ESTA POLÍTICA DE SE FECHAR TURMAS É PARA CORTAR CONTRATOS NADA MAIS. MARCOS TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE VC POSSUI UMA GRANDE ADMIRAÇÃO POR TODOS OS PROFESSORES DESTE PAÍS E VC FARIA UM BEM ENORME SE CONTINUAR A MOSTRAR PARA A POPULAÇÃO MARANHENSE O QUE ESTAS SENHORAS ESTÃO FAZENDO COM A SEDUC. SÃO ELAS GRAÇA TAJRA ( PAGA UMA BOLSA À IRMÃ VIRGINIA COM VALOR DE 2.400,00, VANDELERNE TAJRA -PRIMA ), ZÉLIA MENDONÇA, LEUZINETE E TANTAS OUTRAS QUE NÃO FAZEM NADA PELA EDUCAÇÃO DESTE ESTADO.

  9. A Olga mal assumiu a pasta e já meteu os pés pelas mãos, começou mal, também insiste em manter pessoas de péssima fama, como Desgraça e M caça!!!!!

  10. AVISO
    O ATUAL VICE GOVERNADOR SE FEZ DE BOM MOÇO E ENGANOU MUITA GENTE NO MARANHÃO, DE NORTE A SUL DE LESTE OESTE DE NOSSO ESTADO ELE PASSOU COM CARA DE CORDEIRO E AGORA ELEITO E EMPOSSADO ELE ESQUECEU DE TODOS, GRANDES SÃO OS LAMENTOS E RECLAMAÇÕES QUE AQUI CHEGAM, E PRA MOSTRAR QUE ELE NÃO PODE FAZER ISSO SERÁ LANÇADO UM LIVRETO DIGITAL COM HISTÓRIAS NARRADAS POR PESSOAS QUE ELE ENGANOU. PEDIMOS QUE AS PESSOAS QUE FORAM ENGANADAS POR ELE( VICE GOVERNADOR) E POR OUTROS POLITICOS ENVIEM PRO ENDEREÇO DE EMAIL SUA HISTÓRIA E COMO ELE ENGANOU E TRAIU CADA UM, NÃO VAMOS NOS CALAR, O QUE ELE QUER É NOS VER HUMILHADOS E QUE NOSSA VOZ CALE, PEDIMOS QUE TODOS OS COMPANHEIRO DE PARTIDO OU NÃO QUE FORAM TRAIDOS POR ELE ESCREVAM SUAS HISTÓRIAS, VAMOS MOSTRAR QUE ESSA TRAIÇÃO NÃO É MAIS PERMITIDA, ENVIAREMOS TAMBÉM AO PT NACIONAL COMO FORMA DE PROTESTO, BEM COMO ENVIAREMOS A TODOS OS PARTIDOS POLITICOS EM FORMA DE REPUDIO PELA TRAIÇÃO DELE USANDO DE PESSOAS DE BOA FÉ, MANDEM PRA ESSE ENDEREÇO: [email protected]

  11. VAI MANDAR IOLANDA PORTELA E MARIA DE DEUS PARA CHECAR AS DIÁRIAS E ADIANTAMENTO DO RECURSOS HUMANOS QUE ELAS CONSO-MEM. MAS FAZER O QUÊ, MANDA O SUJO FALAR DO MAL LAVADO: ENTÃO MANDA A BOAZINHA DA GRAÇA TAJRA QUE PROFESSOR QUE VER É LONGE DAS ESCOLAS.
    ESTA É UMA GESTÃO QUE JÁ ESTÁ COMPROMETIDA COM DESMANDOS. FEECHAR ESCOLAS! LEMBRAM O PERIODO DO ZÉ REINALDO ANA CRITEN FAZIA A MESMA COISA: ABARROTAVA AS SALAS DE AULA DE ALUNOS. QUERER QUE OS PROFESSORES E A SOCIEDADE ACREDITE EM OLGA SIMÃO É QUERER DEMAIS. É PENSAR QUE SOMOS BURROS. É TRISTE MAS O CAOS ESTÁ INSTALADO. FICAMOS PENSANDO QUAL FOI O TEMPERO QUE GRAÇA TAJRA, OLGA E Z. MENDONÇA (DA COZINHA E DO PEITO) COLOCARAM NA COMIDA DA GOVERNADORA. VIVA A REVOLUÇÃO!

  12. me parece que caberia a seduc exatamente determinar a causa da evasão (e dos outros fatores) e com base no diagnóstico apresentar medidas para a retomada do ensino noturno, que, de maneira generalizada vem definhando por toda parte.

  13. ISSO É SÓ PICARETAGEM DESSA DIREÇÃO DO COELHO NETO E DA SEDUC QUE QUER FECHAR AS TURMA DE PROFISSIONALIZANTES DESSA ESCOLA, O QUE NÃO FOI CITADO NA NOTA,POR OUTRO LADO A EVASÃO NAS ESCOLAS DEVEM SER CONTROLADA PELAS DIREÇÕES E MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE SÓ SERVE DE CABIDE DE EMPREGOS PARA AS AMIGAS DE GRAÇA TAJRA E OUTRAS FIGURONAS DA SEDUC.FOI ESSA ESCOLA QUE FOI PARA MÍDIA INTERNACIONAL COM UM CASO DE ESTREEP TEESE NA SALA DE AULA, E QUE SÓ AGORA COMEÇARAM A FORNACER A MERENDA DA ESCOLA E QUE OS EX GESTORES AFANARAM AS VERBAS DA ESCOLA, MONTANDO LOJAS E NÃO TEM NENHUM PROCESSO PARA PUNIR ESSES LARÁPIOS DAS VERBAS DAS ESCOLAS. E A SEDUC AINDA NÃO QUER ELEGER DE FORMA DEMOCRÁTICA OS DIRETORES DAS ESCOLAS, MANDANDO UM BANDO DE PSEUDOS GESTORAS, INCOMPETENTES PARA GERIR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE FOI PIONEIRO NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

    • AH!!! IA ME ESQUECENDO O ENORME ERRO COMETIDO POR ESSA NOTA DA SEDUC QUE ESTÁ ADMITINDO O CRIME, POIS A EVASÃO ESCOLAR DEVE SER PRONTAMENTE COMBATIDA PELA DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO E QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO NÃO ESTÁ NEM AÍ, POIS NÃO SAI DO GABINETE PARA VISITAR ESSAS ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE EVASÃO.JÁ É HORA DO DR. PAULO AVELAR IR VERIFICAR IN LOCO ESSA BRONCA DESSE COLEGIO COELHO NETO, GONÇALVES DIAS, LARA RIBAS, CEGEL, MODELO E OUTROS ONDE
      AS COISAS ESTÃO CORRENDO SM O MÍNIMO CONTROLE.
      E PORQUE DRª OLGA SIMÃO AINDA NÃO MANDOU UMA AUDITORIA NESSAS ESCOLAS, POIS ELA DEVE ESTAR É DORMINDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *