12

Governo se dá conta do racha na base e chama deputados para conversa

Os coordenadores políticos do governo Roseana Sarney (PMDB) vão, finalmente, chamar a bancada governista na Assembléia Legislativa para buscar entendimento entre eles.

Os deputados do Blocão e do Bloquinho mantêm clima de tensão diária na Assembléia desde a eleição de Arnaldo Melo (PMDB) para a presidência da Casa.

Os 30 parlamentares que compõem a bancada vão se reunir amanhã com o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e com o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha.

Mas o presidente da Assembléia, Arnaldo Melo (PMDB), não participará do encontro -viajará para o interior logo cedo.

O blog alertou em post abaixo que a crise na bancada governista tinha a ver, também, com a ausência do governo. Desde que a governadora Roseana Sarney adoeceu, os palamentares não mais se reuniram, e têm mostrado clara cizânia na Casa.

A reunião desta sexta-feira tende a serenar os ânimos…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. não tem nada a ver o desentendimento dos deputados com atuação da casa civil. Eles estão se desentendendo por brigas internas. O luis fernando tem agido corretamente ao não mexer na panela alheia. Quanto a atuação dos deputados na defesa do governo, sim, competa a luis e ao hildo, por isso a reunião de hoje

  2. Pelo menos, “Madre Superiora”, você foi verdadeira, é uma questão pessoal, quando disse ser uma análise pessoal. E por ser uma questão pessoal contra Luis Fernando, não há argumento consistente, só crítica vazia e encomendada. Quem foi o Chefe da Casa Civil de Cafeteira, Castelo, Lobão…? Pelo menos no de Lobão foram Milhomem e o próprio Luis Fernando, este último, na época, sem a experiência que tem hoje. Tá vendo como são críticas são pessoais, de quem se mostra meramente enciaumado com a força que o seretário tem no governo! A não ser que vc prefira Milhemem, e seus diários litros wisks, como chefe da Casa Civil de Roseana a Luis Fernando, compovadamente competente e o mais indicado para o cargo.

  3. Marcos, quando indacaram o Sr. Luís Fernando para á coordenação política da campanha eu postei por algumas vezes que não tinha uma boa escolha, e porque eu achava isso: por duas razões muito simples de se ver, a primeira ele chegava com status de cacique sem ter a quilometragem suficiente e a outra, ele estava acostumado a lidar com vereador de São José de Ribamar, o que era na oportunidade totalmente diferente do novo mundo, e deu no que deu, não atendia os prefeitos, deputados e os candidatos. agora a turma se elegeu e Roseana por motivos de saúde não está podendo ir pra cima do problema e Fernando, não está querendo se expor em momento melindroso como esse. e Joaquim, que era uma espécie de coringa não está mais na assembéia não tem mais o fidbeck da questão, e aí sobra apenas o senador João Alberto, para resolver o problema, porém nesse momento ele está diretamente ligado ao presidente Sarney, tetando viabilazar as coisas do Estado no governo federal. portanto meu caro Marcos, acho pouco provavel que essa situação se resolva agora pois Luís Fernando e Hildo, não poder de convencimento necessário nesse momento, pois os deputados vão cobrar uma série de questões tais como: o pagamento dos convênios de 2009 e 2010, a indicação de cargos, um tratamento melhor por parte de alguns secretários, entre eles Max Barros, e o mais importante pra eles, querem tratar com quem realmente manda!

  4. VOLTO MARCO PRA DIZER: TU SABES QUE ESTA ASSEMBLEIA É A PIOR QUE JÁ VI.

  5. Greve de professores a vista!!!! E OLGA da cozinha vai encontrar um governo sem apoio popular e uma assembéia desarticulada. Ela , meu grande Deus nunca vi igual : pessima. Nas nossas reuniões fica claro que ela é muito fragil, pequenininha sem entender nada do que veio fazer. Esse é o”MELHOR GOVERNO DE MINHA VIDA” Pode ser o pior. VAMOS Á LUTA ””

  6. Falta competencia para defender o governo. Stenio e Manoel sem preparo, sem discurso. Todos ultrapassados. Esse Braide é como o pai só pensa em dinheiro. Traidor sempre. Acorda Roseana!!!! Sai do leito e vá pra luta. Tua equipe é fraca. Agora tem tv. Teu jornal não pode mais dizer uma coisa e ser outra.

  7. Lulu da Assembleia disse tudo. A governadora não delega poderes aos seus secretários, sendo que na hora da cobrança ela sabe fazer muitíssimo bem. O Hildon Rocha é um secretário muito atuante, o que falta é autonomia para trabalhar. Conheci o Hildon na campanha e diga-se de passagem, a vitória da Roseana deve-se muito a ele e a sua equipe da articulação que souberam trabalhar redondo na campanha. Outro nome de peso (sem trocadilho) é do ex-deputado Joaquim Aickel, político experiente e com acesso à todas as alas políticas do estado, acredito que colocaram o homem no lugar errado. Governadora, vai um conselho de graça, coloque o Joaquim na articulação política, o Hildon Rocha na Casa Civil e o Luís Fernando na administração e planejamento, ai sim, a senhora vai ver o governo fluir normalmente e sem problemas com deputados, lideranças, aliados e, inclusive, com os opositores.

  8. Marco, a propósito, Gardeninha(PSDB), Bira(PT) e os 04 Deputados(as) do PDT estarão lá ou não?? Ademais, será que a posição política de Gardeninha e de Bira será respeitada pelos líderes dos Blocos???

    Resp.: Estarão apenas os 30 deputados eleitos pela coligação de Roseana – e mais Fufuca Dantas, que, embora elito pelo PSDB, é alinhado ao governo. Neto, Gardeninha e Bira – e a bancada do PDT – não são a bancada do governo.

  9. O problema é que o governo não tem gente competente para articular sua defesa, nem na Assembléia e nem dentro do governo. Nz Assembquem tenha competencia para defende-lo. Stenio não tem perfil de lider; Eduardo Braide é inexperiente e não tem nem figura para impor respeito e o Manoel Ribeiro, tem perfil de chefe nunca de lider. Para ser lider de governo é preciso ser bem articulado com os colegas e está bem informado das atos e das coisas do governo. É preciso que conheça com segurança e pontualmente o que o governo está fazendo a fim de poder rebater qualquer ação da oposição. E Manoel não é, e nem tem uma assessoria para lhe dar suporte nisso. Do lado do governo, o Luis Fernando pode ser até um bom técnico, um bom gestor, mas não leva jeito, não tem cintura para ser articulador politico. Tem o Hildo Rocha, mas esse não tem a delegação do governo para aturar. Essa missão a governadora confiou a Luis Fernando, que não sabe fazer. Então essa reunião será infrutifera sem nenhuma eficácia. É preciso colocar profissional nesse processo. O Manoel pode e sabe fazer se for bem assessorado e se o governo lhe prover das informações e dos meios necessários. Caso contrario Roseana vai penar na Assembleia. Ainda bem que a oposição tembem é incompetente.

  10. Marco,
    A Casa Civil é o coração do govêrno. Em que pese a competência técnica do Luís Fernando, falta-lhe HABILIDADE e EXPERIÊNCIA política necessária para exercer a função. Faça uma retrospectiva de governos passados, ( Cafeteira, Castelo, Lobão,…) e verifique quem foram os chefes da Casa Civil. Quero deixar claro, que em nenhum momento tenho a intenção de diminuir a atuação do Dr. Luís Fernando, estou me atendo a uma análise pessoal.

  11. Rapaz vcs são muito ingênuos, e pensam que somos também!
    Esse governo de mídia até hoje ainda não começou, e essa de roseana fazer cirurgia é só mais uma que ela aplica nesses retardados maranhenses que votam nela!!
    Ela saqueou o cofre do governo compraNDO voto. Quebrou o estado no afã de ter mais poder, agora não tendo um centavo prá brincare jogou a boma nas mãso do petista idiota, até a liberação do dinheiro do orçamento federal.
    Agora diz que é mentira escriba!!

  12. Marcos,
    Agora você disse exatamente o que ocorre nesse momento no Maranhão: “… ausência de governo”.
    Como eleitor me sinto diverasmente traido, pois votei num grupo que dizia que daria tudo para fazer um Estado melhor para todos, e o que se assiste é um festival de negociatas para dar guarida para gente que não estar nem um pouco preocupado com os graves problemas que assolam a vida da população. O Poder Legislativo do Maranhão é um ente que nunca cumpriu com as suas obrigações constitucionais, pois sempre foi uma sucursal de governos de ocuasião, e esse quadro que oro foi formado não é nem um pouco diferente, pois pelo que se pode depreender dos últimos acontecimentos, os deputados ficam disputando quem melhor afaga o ego do governo, e põe-se a fazer futricas e produzir iniquidades sem com isso cumprir com as sus obrigaçõs constitucionais e regimentais que são: legislar, fiscalizar e contribuir com o desenvolvmento do Estado apresentado propostas e projetos inovadores que aponte para o nosso crescimento e para as mundanças de que tanto somos carentes.
    No momento em que o povo clama por saúde, segurança e educação de qualidade o presidente da Casa Legislativa estar é preocupado com a mobília dos gabintes dos deputados mais votados e com o que deve ser oferecido para aqueles que não rezam na cartilha do governo.
    É uma vergonha, é lamentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *