3

São Luís – 400 anos… em discussão

São Luís: às vésperas dos 400 anos, com índices do ano zero

Os dados do Observatório Social de São Luís são alarmantes:

São Luís tem a 22ª pior média salarial entre as capitais brasileiras: R$ 1.684,70, metade do que recebem os trabalhadores de Brasília, por exemplo.

No quesito violência, dados também perigosos: a cada 10 mil habitantes com idade entre 0 e 14 anos, 5,41 tiveram internações na rede pública relacionadas a agressão.

A capital maranhense, prestes a completar 400 anos, ocupa a 24ª posição no ranking de mortes maternas: 84,47 mortes a cada 100 mil nascimentos.  E é a última colocada no ranking das mortes fetais: 14,53 por cada mil nascidos vivos.

A culpa é do governo? da Prefeitura? Dos dois? da sociedade? De quem?

O Observatório Social de São Luís vai expor seus dados na Assembléia Legislativa, a convite do deputado Rubens Pereira Júnior (PCB).

Vamos discutir, com maturidade, a responsabilidade do prefeito João Castelo, a responsabilidade do governo Roseana Sarney, sem discutir querelas políticas municipais, sem entrar em uma campanha eleitoral antecipada. Conseguiremos propor saídas honrosas, que possam retirar São Luis do estado em que se encontra – propôs Rubens Júnior.

Mas há também dados positivos na pesquisa do Observatório Social de São Luís.

O desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, está entre os dez melhores do país. Os dados sobre alcance de creche também estão entre os dez melhores, com tendência de melhora.

A quem se deve o mérito? Ao prefeito João Castelo? Ao ex-prefeito Tadeu Palácio? Ao PDT, de Jackson Lago, que controlou a capital por 20 anos?

Por estas e por outras é que a pesquisa precisa ser debatida em todos os níveis.

Na Assembléia, na Câmara e em toda a sociedade…

Leia mais sobre a pesquisa aqui

 

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. É NÃO SE VAI LONGE O HOSPITAL CARLOS MACIEIRA QUE SERIA PARA ATENDER BEM AOS SERVIDORES, TA UM CAOS, MÉDICOS RAZOAVEIS QUE ALI TRABALHAVAM PEDIRAM DEMISSÃO POR NÃO RECEBEREM SEUS SALARIOS A MESES, BEM COMO, ENFERMEIROS E OUTROS PRESTADORES DE SERVIÇO DAQUELE HOSPITAL. PARABENIZO AO DOUTOR RICARDO MURAD PELO EXCELENTE TRABALHO A FRENTE DA SECRETARIA DE SAU-CUL-DE.

  2. É, Marco,
    Nesta matéria, em especial, seus comentários sobre a realiade vivida pelo Estado revelam seu caráter de independência político-ideológica.
    Creio que este é o caminho a ser trilhado por quem deseja transmitir credibilidade a seus leitores. Nem tanto ao céu nem tanto à terra – manter o fiel da balança, fazendo jornalismo interpretativo, é, sem dúvida, muito difícil no Maranhão.
    Não é necessário dizer que a mídia, para sobreviver, defende seus interesses comerciais em detrimento de interesses coletivos.
    SDS
    JRCAMPOS, jornalista.

  3. São Luis ira completar 400 anos no proximo ano e muitos loudovisence não tem o que comemorar a não ser a data porém a cidade esta um caos pra onde se ver tem buraco, onibus velhos, escolas desativadas lá pro lado da cidade operaria, os hospitais todos em precaria condição de funcionamento como exemplo o Hospital Dijalma Marques esta há quase seis anos com a frente central cheia de compensado o socorrão ll para consequir ser atendido o paciente tem que esperar no chão como se fosse bicho a cultura essa mesmo nem se fala botaram uns bando de nariz empinado para Administrar a FUNC (Fundação Municipal de Cultura) a exemplo disso o Sr. Marcio Berredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *