1

Programa de Aquisição de Alimentos pode ser fundamental no combate à pobreza, acredita Luís Fernando Silva

 

Luís Fernando explica PAA a produtores e prefeitos

O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, acredita que o Maranhão terá o mesmo rumo que teve o município de São José de Ribamar com as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em parceria com municípios e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No ano passado, São José de Ribamar foi destaque no cenário nacional graças às ações voltadas para a produção de alimentos e de incentivo ao pequeno produtor rural.

Mesmo não tendo vocação para a agricultura, o município apresentou, conforme a revista Veja, a maior taxa média anual de crescimento econômico do Brasil entre as cidades cuja produção de alimentos (frango e pescado, no caso específico de São José de Ribamar) impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o levantamento feito pela Veja, na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, a cidade maranhense, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.

Segunda-feira, dia 16, numa reunião promovida pela Sedagro, no Palácio Henrique de La Roque, o chefe da Casa Civil chamou a atenção dos prefeitos presentes para a importância do programa no combate à pobreza.

– Somente com a mobilização municipal, o PAA terá sucesso. Esse é o melhor caminho para estimular a agricultura familiar, dando condições de produção com retorno garantido – ressaltou.

Para Luis Fernando, a implantação do PAA “é a oportunidade de dar apoio ao produtor local para que ele produza e venda seus produtos, aumentando a renda familiar”.

Mas, alerta ele, o agricultor não deve ficar refém do município; deve trabalhar para atender outros mercados”.

Na reunião, o produtor rural, José de Ribamar Caldas Silva, da comunidade de Itapari, em Panaquatira, no município de São José de Ribamar, fez questão de falar sobre as mudanças na sua vida e de sua família por meio dos programas de incentivo à produção de alimentos.

– Comecei com o Pronaf, consegui kit de irrigação, energia para a comunidade, crédito e participei do Compra Local. Com muito trabalho realizei o sonho de construir a minha casa e comprar duas motos – declarou.

O PAA vai ser lançado dia 23 e 24 nos municípios de Apicum Açu, São Bento e Arari.

A expectativa é de que mais de 17 mil maranhenses sejam beneficiados pelo programa…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. OLHA ALI O KABAO UM DOS PIORES PREFEITOS DO MARANHAO NA FOTO ESTA INTERESSADO NESTE RECURSO HEIN?
    NA GRANA PARA SUA REEILEIÇAO PORQUE SABE ELE QUE A POPULAÇAO ANDA REVOLTADA AQUI COM ELE QUE ANDA COM O HOSPITAL PUBLICO FECHADO A 2 ANOS ESTAMOS DE OLHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *