10

Política influencia escolhas do TJ para o TRE…

A movimentação política de bastidores levou à vitória do advogado Daniel Leite, semana passada, na escolha dos representantes da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil para  compor o pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

Leite encabeça uma das listas tríplices – a outra, foi vencida por José Carlos Souza Silva, que já atua no TRE.

Ex-diretor do próprio Tribunal de Justiça, responsável pela escolha, Leite – ex-advogado do ex-governador Jackson Lago (PDT) – teve 20 votos dos desembagadores, ficando à frente do atual representante da OAB no TRE, Sérgio Muniz, que concorre à recondução.

Muito mais do que a simpatia dos membros do TJ, a votação de Leite teve uma forte dose de articulação de membros da classe política nos bastidores – deputados, secretários, prefeitos e até representantes dos colegiados de Jusitça e fiscalização.

É pouco provável que Daniel Leite seja escolhido pela presidente Dilma Rousseff (PT). Afinal, Sérgio Muniz tem como aliado ninguém menos que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Mas os aliados do primeiro colocado apostam exatamente na imprevisibilidade de Dilma para comemorar a indicação.

Legalista, a presidente pode, simplesmente, querer respeitar a colocação na lista.

E aí, já viu…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. SE DANIEL LEITE VAI PARA O JUSTIÇA ELEITORAL, QUEM VAI SER SEU LARANJÃO NAS AÇÕES QUE ELE IMPETROU CONTRA O GOVERNO DO ESTADO. ESSE ADVOGADO PICARETÃO QUE DEFENDEU A ROUBALHEIRA DE JACKSON E ZÉ BOIZÃO JAMAIS PODER TER SEU NOME COLOCADO À APRECIAÇÃO.

    E QUEM TERÁ CORAGEM DE NÃO RECONDUZIR O PROF. JOSÉ CARLOS SOUZA E SILVA, COMPETENTE E PROFISSIONAL MAIS RESPEITADO POR TODOS OS OPERADORES DE DIREITO DO ESTADO E PREPARADO PARA CONTINUAR NO TRT-MA.

  2. Sem perceber você teve um ato falho terrível. Depreende-se do seu post que o correto ( ou o ilegalismo) é a presidente Dima escolher o segundo colocado pois, o primeiro não é afinado politicamente com grupo Sarney ao qual o senador Lobão pertence, quem vem ser padrinho do advogado Sergio Muniz

    Resp.: Não há ilegalidade alguma em escolher bo segundo – ou mesmo o terceiro. A regra prevê que a presidente pode escolher qualuer um dos membros da lista tríplice. Ilegal é a influência política num ambinete que deveria ser livre dete tipo de pressão.

  3. ESSE DANIEL LEITE É UM BOBÃO METIDO DE CARTEIRINHA, DÁ PENA DE VERDADE, MAS …..

  4. D´Éça, gosto muito das suas análises, mas acho que nesta você não está com a razão pois Daniel Leite foi escolhido pela reputação que tem junto à classe dos advogados e à proximidade que tem de algumas autoridades do judiciário, especificamente, do colegiado que atualmente dirige o TRE. Lembre-se de que quando o atual presidente do TRE foi presidente do TJ, o companheiro Daniel Leite foi o Diretor Geral da Casa e fez um trabalho bastante elogiado.
    Se houve articulação política de bastidores, certamente aconteceu em favor do companheiro Zé Carlos Souza Silva, aliado histórico do grupo que governa o Estado, tendo exercido, inclusive, o cargo de Presidente da Fundação José Sarney/Convento das Mercês, e também em favor do companheiro Sérgio Muniz que, além de explicitamente apoiado por Lobão, é filho do Dr. Antonio Muniz, ex-prefeito de Santa Rita e atual Sub-secretário da Casa Civil do Governo.
    Estou certo ou não?

  5. Pelo visto a trupe do lado da Roseana estão preocupados com um possível juiz que não julga conforme os seus valores. Vide exemplo do título da matéria. Qualquer um com um mínimo de compreensão do processo de escolha de juízes, sabe que tudo acontece por indicação e influência política, seja para um ou outro.

  6. Espero que o Blog registre a Movimentação política do Ministro Edison Lobão Aliada de Dilma, em prol do seu candidato, que perdeu o que torna imoral sua indicação.

  7. Esse Daniel Balaio Falso Leite!!
    Foraaaaaaaaaaaa…
    Quem nao te conhece q te compra !!

  8. Marcos, Esse Sr. Sérgio Muniz engavetou um processo derivado da comarca de Monção em que figurava como cassado o vereador Lauro, a coisa mais absurda. Alguns comentam que aí tem coisa.

  9. Desculpe a ignorância, e me perdoe se eu estiver enganado, ma snão era ele o advogado no processo de Jackson onde perderam prazo?? Não é requisito o notório saber jurídico pra esse cargo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *