15

Polícia Federal precisa entrar no caso Décio…

Crimes sem solução proliferam pelo Maranhão (img

Há muitas coisas estranhas envolvendo a circunstância do crime e as investigações do assassinato do jornalista Décio Sá, que forçam, por si só, uma entrada oficial da Polícia Federal no crime.

É claro que, não sendo crime federal, a PF só pode atuar como consultora, mas, do jeito que está, parece que a coisa dificilmente andará.

A governadora do estado ainda não se manifestou publicamente. A família de Décio já divulgou carta endereçada à própria governadora, mas não mereceu resposta pública até o momento.

Seus secretários mais fortes – o chamado “núcleo duro” – também silenciam sobre o assunto. E alguns deles eram bem próximos do próprio Décio.

A Secretaria de Segurança fechou-se em copas e não dá satisfações à sociedade.

O crime vai ficando sem solução e, possivelmente, gerando outros.

O assassinato do policial João Santana Lobato, experiente investigador que trabalhava na equipe que conduz o caso Décio foi executado ontem à noite.

A notícia está no blog de Marcial Lima.

A versão oficial da polícia é a de que teria sido latrocínio, já que levaram a moto (que nem pertecencia a ele, diga-se de passagem).

Mas, e se não for latrocínio?

O secretário Aluísio Mendes diz apenas que não vai comentar o caso “para não gerar especulações”.

Ora, especulações são geradas exatamente pela falta e informação…

PS.: Casos menores, ocorridos em outros estados, geraram entrevistas coletivas sucessivas dos governadores e até a demissão de toda a cúpula da segurança. Aqui, gera apenas notas – e muitas delas a contragosto.

Marco Aurélio D'Eça

15 Comments

  1. Um crime que parecia ser logo desvendado está se complicando para uma difícil elucidação. Se este crime foi bem planejado porque o criminoso não teve o cuidado nem de encobrir o rosto para não ser reconhecido? Isso é prova de que o matador de Décio Sa não é do nosso Estado. Outra coisa, como é que eles sabiam que o Décio estaria no bar Estrela do Mar ao ponto de pararem a moto de um outro participante do lado oposto da pista? Ao mesmo tempo ja tinha um outro esperando em cima do morro do outro lado das dunas para lhe dar acolhida em um carro. Será que a polícia não tem imagens da trajetória do percurso de Décio da Mirante até a praia? Ou imagens do roteiro de uma possível fuga dos bandidos? A sociedade ta clamando pela elucidação deste caso. Todo mundo ta querendo saber que teve interesse na morte de Decio. Quem são os mandantes do assassinato do Jornalista. Tomara que a polícia chegue logo aos culpados de fato.

  2. FABIO,PODE TRAZER QUALQUER PESSOA PARA SER SECRETARIO DE SEGURANÇA DE QUALQUER PAISES DOS EUA,INGLATERRA,CUBA,MAS NÃO DAR CERTO O QUE ESTA FALTANDO E EFETIVO,SE FOR BUSCAR TODOS OS POLICIAIS DO INTERIOR PARA A CAPITAL NÂO DAR PARA FAZER A SEGURANÇA DOS LUDOVICENSE, , A MORTE DO JORNALISTA E A FALTA DE SEGURANÇA MESMO,AQUI NO MA,UM AGENTE PENITENCIARIO GANHA MAIS DE QUE UM 2°SGT DA PMMA,POLICIA DESMOTIVADA, QUANDO E QUE VAI DAR CERTO NUNCA.

  3. FAREI O MELHOR GOVERNO DA MINHA VIDA: DISSE ROSEANA.
    SÓ SE FOR PRA ELA. DECEPCÇÃO. VAMOS LHE ESPERAR.

  4. Temos que aguardar que a PF entre neste caso
    para elucidar esta situação lamentavel

  5. não tem outra. só a pf para romper o véu promotor da atual conjuntura politica maranhense. aí sim. eram outros 500

  6. Marco,
    Um delegado competente que deveria ser convocado para a investigação da morte do Décio Sá, chama-se Nordman Ribeiro. Com certeza nós já teríamos resultados. A coisa está ficando assustadora.

  7. Marco,
    Perfeita a sua postagem. Por que o executor do Décio escolheria uma rota de fuga mais complicada? Subir o morro somente se justificaria de alguém estivesse hospedado no hotel ali existente e recem inaugurado .Por que tanta certeza de que o Décio ali estaria de forma que alguem já estava no morro para prestar a logística da fuga? Resumindo, existem coisas que saltam aos olhos de um leigo em investigação, mas ressalto, não me considero um perfeito idiota.

  8. A onda de crimes estranhos e insolúveis não dá nenhuma mostra de que vai arrefecer.Segundo escutei da boca de pescadores o ex-vereadortraficante , bandoleiro, membro do Comando Vermelho mandante do assassinato do empresário Margione lanieré navega de biana costeira livremente por todo o litoral maranhense. Foi visto por pescadores. Segundo escutei da imprensa uma das pessoas presas é empregado do infame bandido que tem experiência e ousadia suficiente para estar praticando tais crimes, sob proteção de quem é a questão que se apresenta.

  9. Postagem lúcida. De fato, o Sr. Secretário está perdido. Pessoalmente devo colocar que até gosto do Sr Aluísio Mendes, parece ser uma pessoa bem intencionada, ocorre que o mesmo é exportado” não é de São Luís é não conhece a realidade maranhense, isto não seria um defeito caso o mesmo tivesse se adaptado à nossa regionalidade, ´só que aparentemente o mesmo até agora não decolou. talvez com a resolução do homicídio do décio a coisa mude de figura

  10. Marco, concordo com tudo que vc disse. Meu maior medo é que esse crime caminhe para não solução. Ate porque acho que tem gente muito grande e forte envolvidae muita gente sabe disso. Agora que o Decio esta morto mesmo quem dizia gostar dele parece que nao vai arriscar seu pescoco para ajudar.

  11. Meu querido, se depender da atuação do Secretário de Segurança do Estado pode esquecer, ele tá feito barata tonta, não apresenta nda porque simplesmente não tem o que falar, e por isso não quer passar atestado incompetência. Eu se fosse vc tomava bastante cuidado daqui pra frente, já que seu estilo jornalístico se assemelhava ao do Décio Sá.

  12. Meu caro… esse é o Estado que vc quis no poder… tá sentindo na pele o q o resto do povo sente há anos…

  13. Marcos, concordo plenamente com a sua posição…
    Que imagem chocante essa postada, isso embrutece e banaliza ainda mais os atos de violência praticados por facínoras contra vítimas indefesas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *