6

Cortes na saúde geram críticas na Câmara Municipal

Segundo o vereador Fábio Câmara, os cortes do governo na saúde devem comprometer atendimento e sobrecarregar hospitais da rede municipal na capital

 

Fábio Câmara não se intimidou com a presença de Helena e falou tudo da saúde

Fábio Câmara não se intimidou com a presença de Helena e falou tudo da saúde

A dificuldade enfrentada no sistema de saúde voltou ao centro do debate, hoje, durante audiência pública realizada, na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), sobre a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus). No evento, além de cobrar mais verbas para o setor, o vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição na Casa, criticou os cortes feitos pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no custeio de unidades de saúde do Estado que, segundo o parlamentar, vai provocar uma situação difícil para os hospitais municipais na capital.

A população de São Luís esperava pela parceria entre governo do estado e prefeitura. Antes, diziam que o problema era a governadora Roseana Sarney. Hoje, prefeito [Edivaldo Júnior] e governador [Flávio Dino] são aliados. E o que aconteceu? O governo anuncia cortes no custeio de unidades de saúde do Estado na capital. Sabem o que isso significa? Uma sobrecarga ainda maior no Socorrão I e II que são unidades do sistema municipal de saúde. Eu vejo a possibilidade de um caos muito breve na saúde – disse.

O peemedebista destacou ainda a demissão de mais de 12 mil profissionais qualificados do sistema, o que representa, segundo ele, uma grande incoerência com o lema de campanha dos comunistas que prometeram um “governo de todos nós”.

O vereador falou a populares e especialistas da área

O vereador falou a populares e especialistas da área

– Além dos cortes no custeio, mais de doze mil profissionais qualificados foram demitidos. Como é que se pode haver melhorias no sistema de saúde sem recursos e profissionais? E o pior: enganaram o povo afirmando que iriam fazer um governo de todos nós. É lamentável promover cortes e demissões no pilar fundamental de uma gestão pública: a saúde – declarou.

Conforme pontuou Fábio Câmara, a melhoria das condições dos hospitais municipais de São Luís, poderia ocorrer se o governo estadual colocasse em prática a tão falada parceria institucional, pregada na campanha eleitoral do ano passado, nos quatro cantos da capital maranhense. 

A população quer uma infraestrutura mínima não oferecida porque o financiamento da saúde é pífio. Agora chegou a hora da tão falada parceria entre prefeitura e governo. O prefeito e o governador são aliados. O governador Flávio Dino é o tutor; o prefeito Edivaldo Júnior é o tutelado. É o criador e a criatura – disse.

Ao encerrar seu pronunciamento, o vereador peemedebista criticou o governo pelo fechamento de algumas especialidades como otorrino, proctologista, neuro, plástica, dentre outros e afirmou que, mesmo não tendo mais ligações políticas com o ex-secretário de saúde Ricardo Murad, na gestão anterior as UPAs e os hospitais do Estado na capital possuíam um atendimento mais humanizado e organizado.

– Diziam que iriam trazer a mudança. Mas até agora o que se viu foram cortes, demissões e o fechamento de algumas especialidades como otorrino, proctologista, neuro e plástica.  Eu não tenho mais nenhuma ligação política com o ex-secretário de saúde Ricardo Murad, mas não posso me calar em não fazer um reconhecimento à sua gestão à frente da pasta: quando o secretário era o Dr. Ricardo Murad, as UPAs e os hospitais do Estado na capital possuíam um serviço mais humanizado e organizado. Naquela época, a população preferia buscar atendimento nas UPAs do que nos Socorrões I e II, mostrando com isso, a qualidade dos servidos nas unidades do Estado – relatou o parlamentar.

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Fabio Camara so está fazendo o teatro dele: defendendo Ricardo Murad que foi secretario estadual de saude e JAMAIS fez algo de útil.

  2. Foram muitos anos de hospitais abandonados no interior do Estado pra de repente Flavio e Edivaldo resolverem tudo. Mas é bom que a verdade sobre a saude no maranhao está sendo revelada e as pessoas vao entender finalmente como a negligencia da ex governadora afetou nossa gente.

  3. O que Fabio Camara entende de saúde gente? Por favor… coloca gente qualificada pra discutir isso.

  4. É muito facil pro Fabinho ficar esbravejando na tribuna. Quantos projetos dele ja foram aprovados? O que ele ja sugeriu como vereador e foi efetivamente realizado? NADA. Ponto final.

  5. Os funcionários vão ser demitidos , agora vê se o contrato com a cooperativa que a Helena Duailibe colocou para fazer seu velho e conhecido esquema diminui dez centavos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *