3

São Luís pode ser ensaio da disputa nacional entre PT X PSDB…

Apoiador de Dilma Rousseff, para quem fez campanha em 2014, o prefeito Edivaldo Júnior deve atrair o partido da presidente; mas a posição do PT pode garantir o PSDB à deputada Eliziane Gama. A menos que os tucanos maranhenses não raciocinem na lógica política

 

Edivaldo já tem apoio de todas as correntes do PT, o que arada também Flávio Dino

Edivaldo já tem apoio de todas as correntes do PT, o que agrada também Flávio Dino

O PSDB maranhense tem dois caminhos eleitorais em 2016: lançar candidato próprio a prefeito de São Luís ou fechar aliança com a deputada federal Eliziane Gama (PPS).

Qualquer outra direção levará o partido a um suicídio em 2018, quando – pela primeira vez, em anos – entrará como favorito na disputa presidencial.

A determinação de candidatura própria é do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves (MG). Por isso o partido filiou Luis Fernando Silva, que, no entanto, atrela demasiadamente seu futuro político ao governador Flávio Dino, de quem era adversário há pouco mais de um ano.

Eliziane tem tomado a iniciativa de chamar os tucanos, que ainda titubeiam no debate

Eliziane tem tomado a iniciativa de chamar os tucanos, que ainda titubeiam no debate

Embora tutelados por Dino – sobretudo pela submissão política demonstrada pelo vice-governador Carlos Brandão – os tucanos maranhenses sabem hoje que, apoiar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), é fortalecer no principal colégio eleitoral maranhense o núcleo do PT no estado, que sentou praça na articulação com o prefeito.

Neste caso, e até para o projeto nacional do PSDB, o caminho mais natural é a aliança com Eliziane Gama.

A deputada tem fustigado o governo Dilma, o próprio ex-presidente Lula e seus aliados na Câmara Federal – sobretudo na CPI da Petrobras – aproximando-se cada vez mais dos tucanos de Brasília.

Sua ascensão em São Luís significará, naturalmente, a ascensão do projeto do PSDB.

Mas é preciso saber se o próprio PSDB tem consciência disto…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Marco,
    Essa mexida, ou outras imediatas que certamente virão no tabuleiro do xadrez político, significa colocar os peões em movimento.

    Eliziane não pode desconhecer o fato de que o vice, Brandão, já esteve em Brasília em companhia do Luís Fernando para “visitar” o Aècio e, dele, ter uma definição sobre como desatar o nó górdio do PSDB rumo à prefeitura. Ou seja, o PSDB não tinha candidato próprio em São Luís, visto a falta de liderança em seus quadros regionais.

    Daí, creio eu, a filiação do Luís Fernando. com toda pompa no Rio Poty, ser o primeiro sintoma de que o PSDB se prepara para lançar seu candidato. Se vai repetir em São Luís o apoio expressivo que ainda tem em S.J.de Ribamar, isso são outros 500! Não creio que consiga essa façanha.

    O Holandinha, como você chama, cada dia se desidrata mais ante a opinião pública. Sua estratégia, alma genérica da administração João Castelo, de deixar obras de grande importância para a vida da cidade a merecer atenção somente um ano e pouco antes da eleição, já é coisa mais do que manjada pelos maranhenses – não cola mais.

    O povo já vê isso como uma estratégia desgastada, incapaz de convencer a quem tem um mínimo de neurônios.

    Ora, se Luís Fernando já recebeu a bênção do líder maior do PSDB, com o apoio do Brandão, como é que se justifica uma aliança com Eliziane? Pro Luís Fernando ser o vice? Ou estão pensando em “catequisar” Eliziane para torná-la vice? Isso não vai colar, até porque ela lidera todas as pesquisas feitas até hoje.

    Em síntese: não vejo como conciliar os interesses do PSDB com os da Eliziane, mesmo que as eleições municipais tragam em suas negociações futuras alianças com vistas ao governo do Estado em 2018.

    Isso seria uma aliança mais do que precoce, com o DNA já contaminado pelo vírus da traição, tão vasto é o tempo até 2018. Porém, se o Luís Fernando aceitar ser o vice, e acho que é isso que o PSDB, de fato, quer para assegurar um lugar na administração municipal, mas com os olhos voltados para a eleição ao governo do Estado, com certeza vão formar uma chapa imbatível, sem a menor chance de Holandinha vencer, mesmo contando com o apoio maciço do governador.

    As outras candidaturas já levantadas não têm a menor expressão eleitoral. Holandinha, quando muito, pode chegar ao segundo turno, se a eleição não for definida no primeiro. Como você costuma dizer, simples assim!

    Fred Torremolinos

  2. Lamentável que uma pessoa como Luis Fernando, de preparo inquestionável, fique na dependência de um INCOMPETENTE como FLAUDI Dino. Era só isso mesmo que faltava, triste Maranhão!

    Resp.: É isso também que me impressiona! Sinceramente…E sem necessidade alguma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *