0

vídeo do dia: a inquestionável intimidade de Weverton e Lula…

Senador maranhense historicamente ligado ao campo progressista é o mais antigo aliado maranhense de Lula ainda em atividade política, relações que se revela na espontaneidade das mais prosaicas situações

 

WEVERTON COM LULA NA DESCIDA DO PALÁCIO DO PLANALTO; intimidade que permite conversas sobre os mais variados assuntos

O vídeo que ilustra este post é de uma situação corriqueira, prosaica até, embora envolva duas lideranças políticas de peso nacional.

  • nele aparecem o presidente Lula (PT) e o senador maranhense Weverton Rocha (PDT), que aponta algo no celular.
  • o senador mostra ao presidente a manifestação de um eleitor de Codó, fã de Lula e eleitor inconteste do presidente.

“Dá um abraço no Antonio do Codó. O pai dele a vida toda vota no senhor”, diz Weverton, exibindo as imagens dele próprio com o Antonio, em plena campanha eleitoral; e Lula responde ao fã eleitor:

“Ôh, Antonio de Codó, meus parabéns, cara!!!”, respondeu Lula.

Esta história só é possível por causa da intimidade que Weverton goza com Lula. O senador é, desde sempre – desde que surgiu para a política, ainda no movimento estudantil – aliado, eleitor e defensor do presidente. (Saiba mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e também aqui)

Este blog Marco Aurélio d’Eça já mostrou a força desta intimidade na postagem “Minha história com Lula…”, em que traça a linha do tempo da relação dos dois.

  • Weverton é hoje o aliado de Lula mais antigo ainda em p0lena atividade política;
  • nenhum dos atuais aliados do presidente tem histórico de relação maior que o dele.

É uma relação que perpassa a política, envolve a vida pessoal e dá direito a momentos de puro bucolismo.

Exatamente como o vivido em nome do Antonio de Codó…

0

No salve-se-quem-puder de aliados, Camarão e Lahésio são os que mais sofrrem…

Prefeitos ligados a deputados dinistas ignoram o candidato do PT e fecham com Braide ou Orleans; prefeitos da base do governo Brandão cerram fileiras com Eliziane ao Senado

 

CAMARÃO E LAHÉSIO VEEM SEUS ALAIDOS SE MOVIMENTAREM EM BUSCA DE APOIOS, mas ainda não somaram alianças pessoais na campanha

Ensaio

O racha entre os grupos do governador Carlos Brandão (MDB) e do ex-governador Flávio Dino tem gerado uma verdadeira salada nas relações eleitorais entre os candidatos a governador, senador e, principalmente, entre os candidatos a deputado federal e estadual.

  • prefeitos ligados aos deputados Márcio Jerry e Othelino Neto, por exemplo, estão fechando apoio ao ex-prefeito Eduardo Braide;
  • já estão com Braide, por exemplo, os prefeitos de São Domingos do Azeitão, ligado a Jerry, e de Vargem Grande, da base de Othelino.

Othelino Neto mantém relação também com o prefeito de Codó, Chiquinho Oliveira, um dos dois únicos do PT no Maranhão, que já havia declarado apoio a Orleans Brandão (MDB).

Mas a mistura de interesses eleitorais não se resume aos deputados federais e estaduais.

  • a senadora Eliziane Gama (PT) acaba de receber apoio de prefeitos da região Tocantina e do Sul do estado que estão alinhados a Orleans;
  • já o também candidato a senador Duarte Júnior (Avante) abriu negociações com Braide, mas sem abrir mão do controle do Procon-MA. 

Eliziane deve receber esta semana novos apoios na região Leste do Maranhão, mesmo entre os que somam com Orleans ou Braide para o governo.

Nesta salada eleitoral de candidatos, Felipe Camarão e Lahésio Bonfim (Novo) são os que menos avançaram desde que tiveram seus nomes confirmados em seus partidos.

  • Lahésio não tem nenhum aliados entre os prefeitos, deputados, vereadores e lideranças partidárias, para além do Novo;
  • Felipe Camarão, por sua vez, ainda não conseguiu levar para seu palanque nem mesmo os prefeitos eleitos pelo PT em 24.

As defecções e rearrumações tornam o desafio dos dois cada vez mais difícil, à medida que se aproxima a data das convenções partidárias.

E eles agora têm menos de dois meses para reagir…

0

Zé Inácio amplia articulação política e fortalece apoios na Região Tocantina

A Região Tocantina foi palco, nos últimos dias, de uma intensa agenda política do petista Zé Inácio.

Passando por importantes municípios da região, o petista reforçou articulações, dialogou com lideranças e ampliou sua base de apoio em uma das áreas mais estratégicas do Maranhão.

Durante a agenda, Zé Inácio esteve nos municípios de João Lisboa, Imperatriz, Davinópolis, Cidelândia, Açailândia, Itinga do Maranhão e Buriticupu, onde participou de reuniões, encontros comunitários, atividades partidárias e conversas com lideranças locais.

Ao longo da passagem pela região, o petista reuniu-se com vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais e militantes do Partido dos Trabalhadores, fortalecendo o diálogo político e consolidando apoios para os desafios que se aproximam.

A agenda também serviu para debater temas ligados ao desenvolvimento regional, educação, agricultura familiar, geração de emprego, fortalecimento das políticas públicas e o cenário político estadual e nacional.

Em diversos encontros, lideranças destacaram a trajetória de Zé Inácio na defesa das pautas populares, da agricultura familiar, da reforma agrária e das bandeiras históricas do Partido dos Trabalhadores, reafirmando apoio ao seu projeto político.

A receptividade encontrada nos municípios visitados demonstra o fortalecimento da presença de Zé Inácio na Região Tocantina, onde o petista mantém relações históricas construídas ao longo de décadas de atuação política e militância social.

Com a agenda, Zé Inácio consolida sua articulação em uma das regiões mais importantes do estado, ampliando alianças, fortalecendo o diálogo com a militância e reunindo apoios que reforçam sua presença no cenário político maranhense.

Da Assessoria

0

Presidente do PT responde à postura de Braide sobre Lula e o PT e diz que ele já fez opção pela direita…

Em postagem nas redes sociais, Patrícia Carlos lembra que o ex-prefeito escolheu uma vice bolsonarista, seu irmão deputado ataca diariamente os senadores de Lula e o nome do presidente é vetado por ele na campanha

 

PATRÍCIA CARLOS SAIU EMD EFESA DO PT, DOS SENADORES LULISTAS E DO GOVERNO LULA, sistematicamente atacados por Eduardo Braide

A presidente do PT maranhense Patrícia Carlos partiu pra cima do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD), a quem ela aponta já ter tomado uma posição pela direita nestas eleições. Segundo Patrícia Carlos, o ex-prefeito esconde os bilhões enviados pelo governo do PT à capital maranhense, além de vetar o uso do nome do presidente em sua campanha.

  • ela lembrou ainda que o irmão do ex-prefeito, deputado Fernando Braide, ataca diariamente os senadores de Lula no Maranhão;
  • além disso, o candidato do PSD escolheu uma vice bolsonarista, ligada ao agronegócio e à direita, sem relação com a classe política.

“Somada às notícias de aproximação com Lahésio, mostram que Braide fez sua escolha nessa eleição polarizada. A gente sabe que o discurso isentão sempre tem uma curva acentuada à direita”, destacou Patrícia Carlos.

A POSTAGEM DA PRESIDENTE PETISTA NAS REDES SOCIAIS aponta o caminho à direita, escolhido por Braide

A presidente petista também não poupou a gestão do ex-prefeito, destacando as inundações em época de chuvas.

“Eu tô citando apenas um problema estrutural que maquiagem e comunicação nenhuma conseguem esconder”, destacou.

Patrícia Carlos compõem o grupo do PT maranhense mais alinhado ao governo Brandão.

Mas tem seguido as orientações nacionais de apoio ao vice-governador Felipe Camarão.

0

Chapa de Felipe Camarão vai priorizar Eliziane Gama para o Senado…

Objetivo do PT é ter a senadora – que concorre à reeleição – como única candidata do presidente Lula, ao lado do vice-governador

 

ELIZIANE GAMA É A ÚNICA CANDIDATA DO PRESIDENTE LULA NO PT e na chapa do vice-governador Felipe Camarão

A senadora Eliziane Gama (PT) deve ser a única candidata do presidente Lula na chapa do vice-governador Felipe Camarão. Essa garantia foi dada pelo próprio presidente nacional do PT, Edinho Silva, durante reunião com os petistas, na segunda-feira, 1°.

  • o objetivo é ter a senadora sozinha na chapa, como candidata do presidente Lula;
  • a ideia é abrir espaços para o outro candidato de Lula, o também senador Weverton Rocha.

“Edinho disse que a chapa só terá a Eliziane, pois o outro voto é do Weverton”, afirmou a este blog Marco Aurélio d’Eça a presidente estadual do PT, Patrícia Carlos.

A estratégia petista contraria declaração do próprio candidato a governador, que abriu possibilidades para outros candidatos a senador, como este blog Marco Aurélio d’Eça mostrou na postagem “Felipe Camarão inclui Juscelino Filho como opção para outra vaga ao Senado…”.

Em síntese, para o PT nacional e para Lula, a prioridade é reeleger Eliziane senadora, abrindo a possibilidade de votos também para Weverton, embora em uma chapa diferente.

A grande preocupação dos petistas mais próximos a Camarão é evitar que o apoio de Lula a Weverton caracterize um palanque duplo no estado.

Sobre isso, inclusive, o próprio Weverton conversou com o governador Carlos Brandão (MDB) na quarta-feira, 3.

Brandão garantiu manter apoio a Lula no primeiro turno, com a certeza de que o presidente estará no palanque de Orleans Brandão (MDB) no segundo turno, caso Camarão não passe.

Mas esta é uma outra história…

0

Felipe Camarão inclui Juscelino Filho como opção para outra vaga ao Senado…

Candidato do PT ao governo, vice-governador ignora o nome de Weverton – apontado como opção de Lula – e fala também de André Fufuca como possibilidade para compor a chapa, ao lado de Eliziane Gama

 

FELIPE CAMARÃO TEM JUSCELINO FILHO, DO PSDB, COMO UM DOS ALIADOS na corrida pelo Governo do Estado

Agora garantido como candidato único do presidente Lula no Maranhão, o vice-governador Felipe Camarão (PT) começa a falar mais abertamente sobre as opções para compor sua chapa, que já tem a senadora Eliziane gama (PT) candidata à reeleição.

  • Camarão já cita abertamente o deptuado federal Juscelino Filho (PSDB) como opção para a outra vaga de senador;
  • também inclui o deptuado André Fufuca (PP), que ainda não definiu sua posição na chapa de Orleans Brandão (MDB);
  • mas, ao falar sobre a chapa, o candidato do PT ignora Weverton Rocha (PDT), já definido como opção do próprio Lula.

“A gente tem duas vagas na suplência da senadora Eliziane, uma vaga de senador, duas vagas de suplência do segundo senador ou segunda senadora; e temos ainda a vaga de vice. O requisito é ser do time de Lula. Nós temos o Fufuca, que já foi ministro do Lula, o Juscelino, que também já foi ministro do Lula. Nós temos a Antonia Cariongo e o Franklin Douglas, que são pré-candidatos ao Senado pelo PSOL. São todas pessoas do time do presidente Lula. Estamos de portas abertas para dialogar com essas pessoas que querem caminhar sob a liderança do presidente Lula”, declarou Camarão, em entrevista ao blog do Geovane Leal. (veja o vídeo abaixo)

Durante sua visita a São Luís, na segunda-feira, 1º, o presidente nacional do PT Edinho Silva deixou claro à base que o senador  Weverton é um dos nomes que serão apoiados pelo presidente Lula no Maranhão.

Mas a relação de Weverton com os remanescentes do governo Flávio Dino não tem sido das melhores.

Felipe Camarão é um desses dinistas…

0

O afago de Lula e o passaporte de Fufuca rumo ao Senado

Deputado federal e ex-ministro dos Esportes consolida suas condições para disputar vaga no Senado, como homem de confiança do presidente da República

 

O RECADO DE EDINHO SILVA SOBRE A RELAÇÃOD E LULA COM FUFUCA também fortalece projeto de disputar vaga no Senado

A declaração do presidente do nacional do PT, Edinho Silva, sobre a relação entre o presidente Lula e o seu ex-ministro do Esporte, deputado federal André Fufuca (PP0, foi recebida com o peso de uma grande chancela.

  • Fufuca conseguiu o que poucos conseguem no Centrão: furar a bolha do pragmatismo e conquistar o coração do presidente;
  • esse prestígio com Lula eleva o ministro a outro patamar e consolida suas condições para disputar vaga no Senado pelo MA.

Ao jogar luz sobre o “carinho” mútuo e o excelente “serviço prestado” pelo ministro, o presidente nacional do PT não fez apenas um afago protocolar de gestão, carimbou Fufuca como um dos nomes de extrema confiança do Palácio do Planalto.

A mensagem de Edinho Silva deixa claro: Fufuca entregou resultados no ministério e agora está mais do que credenciado a voos maiores em Brasília.

0

PT encerra debate sobre palanque duplo no Maranhão…

Se os adversários não podem mais usar o argumento de que Lula estará com eles, cabe também ao petista Felipe Camarão, agora, provar que a presença do presidente fará alguma diferença em sua campanha

 

EDINHO SILVA DEIXOU CLARO AO PT QUE LULA ESTARÁ NO PALANQUE DE CAMARÃO; cabe agora a Camarão provar que isso faz diferença

Análise da Notícia

O presidente nacional do PT Edinho Silva botou um ponto final no debate sobre o candidato de Lula no Maranhão, confirmando o nome do vice-governador Felipe Camarão (PT) e descartando a ideia de um palanque duplo no estado.

“Não haverá palanque duplo de Lula. O PT está unificado no estado com a candidatura de Felipe Camarão, que estará no segundo turno, e pretendemos também eleger deputados e senador”, declarou Edinho Silva, durante coletiva de imprensa no ato do PT em apoio a Camarão.

  • após essa fala, nenhum outro candidato está autorizado a declarar-se candidato lulista;
  • mas cabe ao próprio Felipe Camarão, agora, provar que isto adianta em sua campanha.

Camarão passou os últimos meses tentando se vender como candidato de Lula, mas reclamava de que a mídia – sobretudo a parte ligada ao Palácio dos Leões – tentava confundir a opinião pública com a história de palanque duplo do PT.

Isso foi superado pela declaração de Edinho Silva. E o vice-governador não pode reclamar mais da mídia, que desde esta segunda-feira, 1º tem deixado claro ser ele o candidato do PT e de Lula.

Agora é o próprio camarão quem preisa provar que isso fará a diferença.

E esta diferença só pdoe ser medida com pesquisas sérias…

0

Waldir Maranhão aponta “o preço da ruptura” entre Governo do Estado e Governo Federal…

Ex-presidente da Câmara Federal analisa em artigo que “o Maranhão depende da aliança incondicional com o Governo Federal” e entende que o afastamento do Palácio dos Leões “coloca em risco áreas vitais”

 

ALIADO HISTÓRICO DE LULA, WALDIR MARANHÃO ALERTA para os riscos de um rompimento político entre Governo do Estado e Governo Federal

O ex-presidente da Câmara Federal Waldir Maranhão (PT) analisou  em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º, os riscos que o Maranhão corre em um rompimento com o Governo Federal; segundo o ex-parlamentar – que disputa vaga na Câmara, nas eleições de outubro – o afastamento do Palácio dos Leões do governo Lula põe em risco áreas vitais do estado.

“A dependência e a força dessa parceria são facilmente quantificáveis por meio de dados oficiais. Apenas no âmbito do Novo PAC, até abril de 2025, o estado já possuía uma previsão de R$ 17,3 bilhões em investimentos garantidos até 2026, com R$ 8,2 bilhões já executados. Projetando o cenário para o fim de 2025 e até 2030, a carteira associada ao Maranhão salta para a impressionante marca de R$ 47,5 bilhões, abrangendo mais de 2,2 mil empreendimentos. Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população”, explica Maranhão. (Leia a íntegra aqui)

  • o artigo do ex-deputado petista é publicado no mesmo dia da visita do presidente do PT nacional Edinho Silva ao Maranhão;
  • Edinho chega para anunciar que o candidato do presidente Lula é o vice-governador Felipe Camarão, rejeitado por Brandão.

Para Waldir Maranhão, mais grave do que forçar uma ruptura institucional, o erro maior é renegar, minimizar ou politizar a realidade de dependência do estado em relação ao Governo Federal.

“Como aponta a análise do cenário atual, ocultar, minimizar ou politizar essa realidade administrativa e financeira enfraquece a transparência pública e desinforma a população. Quando o governo estadual evita dar o devido crédito ao esforço federal, ele transforma os investimentos públicos essenciais em uma disputa de narrativa que não serve ao interesse público. O Maranhão precisa, urgentemente, de uma cooperação federativa madura, não de silêncio conveniente frente às entregas”, alerta Waldir Maranhão.

  • o ex-parlamentar cita a liberação de R$ 90 bilhões, para construção de novas unidades de saúde no Maranhão;
  • valor soma-se aos R$ 342 milhões do novo PAC-Saúde e políticas como Mais Médicos, Samu e Farmácia Popular.

Waldir Maranhão lista ainda a previsão de R$ 17,3 bilhões para 2026 na área do PAC e projeta R$ 47,5 bilhões até 2030.  

“Trata-se de dinheiro público materializado em obras, equipamentos, escolas, unidades de saúde e moradias que chegam diretamente à ponta para mudar a vida da população. Um rompimento institucional ou uma postura de oposição contínua por parte do Palácio dos Leões colocaria em risco imediato áreas vitais”, alerta o ex-parlamentar. 

Aliado do presidente Lula desde sua passagem pela Câmara Federal, entre 2014 e 2018, Waldir Maranhão tem se posicionado publicamente em defesa dos interesses do Maranhão e apontando projetos de desenvolvimento para o estado.

E pela primeira vez alerta sobre os riscos de um rompimento institucional provocado pela política…

Washington Oliveira falta a evento pró-Lula criado por ele próprio…

Sem a presença dos candidatos a governador Orleans Brandão e Felipe Camarão, e da senadora Eliziane Gama, movimento “Maranhão é Lula” reuniu só petistas ligados ao governo e ex-pedetistas aposentados

 

SEM OS PROTAGONISTAS DAS ELEIÇÕES, O ENCONTRO PRÓ-LULA FICOU ASSIM, esvaziado politicamente no auditório da Assembleia

Não rendeu o que esperava o movimento “Maranhão é Lula”, organizado pelo ex-vice-governador Washington Oliveira, nesta quinta-feira, 28, no auditório Fernando Falcão. O líder petista pretendia mostrar força política ao diretório nacional do PT, mas o evento – realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa –  foi esvaziado politicamente.

  • para começar, nem o próprio Washington compareceu, deixando as honras da casa para aliados;
  • os candidatos a governador Orleans Brandão (MDB) e Felipe Camarão (PT) também não foram;
  • a senadora Eliziane Gama e a deputada Iracema Vale, que cedeu o auditório, foram mais ausências.
  • a liderança política de maior relevância no encontro foi o senador Weverton Rocha, líder do PDT.

 Washington Oliveira passou o mês inteiro tratando do evento “Maranhão é Lula” com as principais lideranças políticas maranhenses; do governador Carlos Brandão à ex-governadora  Roseana Sarney, ele convidou todos os aliados de Lula, como mostrou este blog Marco Aurélio d’Eça na postagem “acompanhado de dirigentes do PT, Washington Oliveira visita Roseana Sarney…”.

No fim das contas, o encontro se resumiu a petistas ligados ao próprio Washington e ao governo Brandão, pedetistas e comunistas aposentados e lideranças já fora do espectro político.

  • dos 206 presidentes de diretórios do PT, apenas Eduardo Braga, de Chapadinha, e Fred de Messias, de Viana estiveram presentes;
  • dos seis maranhenses com assento no diretório nacional do PT, Cricielle Muniz, aliada de Washington, foi a única presente no evento. 

Este blog Marco Aurélio d’Eça apurou que a justificativa oficial para a ausência de Washington foi uma virose, que o fez amanhecer febril.

Para adversários petistas, no entanto, a febre é resultado do esvaziamento do evento…