4

Flávio Dino contra si mesmo…

De O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Aos poucos, o governador Flávio Dino (PCdoB) parece seguir um roteiro que tende a inviabilizar seu próprio projeto de poder. Com atitudes autoritárias, falta de diálogo com as organizações da sociedade civil, da classe política e dos servidores estaduais, o governador caminha para o isolamento político. E talvez nem se aperceba disto.

Dois episódios podem ilustrar claramente esta possibilidade de isolamento, um público, outro de bastidores.

O de bastidores ocorreu quarta-feira no início da tarde, na Assembleia Legislativa. Deputados estaduais reuniram-se na sala da presidência da Casa para reclamar do enorme poder que o governador dá a seu secretário de Articulação Política, Márcio Jerry. Segundo os parlamentares, Dino não recebe ninguém, deixando com o auxiliar a tarefa de conversar com a classe política. E ele nada resolve, isolando o governo em um grupo exclusivo de amigos mais próximos.

 

doisOs sinais são claros de que Dino isola-se cada vez mais no Palácio dos Leões – ao lado do fiel escudeiro Márcio Jerry – exercendo o poder pela força. Mas como se disse no início, talvez nem ele se aperceba disso”

O outro episódio envolve os funcionários públicos. Uma das inúmeras ações de Flávio Dino para não ter que pagar os cerca de 21% já concedidos aos servidores – inclusive com decisão já transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal – será julgada hoje pelo Tribunal de Justiça.Mas Dino já se articula não só para evitar pagar estes 21%, mas para cortar também o percentual das categorias que já foram beneficiadas.

Nestes oito meses de governo, Dino já se inviabilizou com movimentos sociais, com a Igreja Católica e com setores organizados da sociedade. Também ficou evidente – durante a passagem da presidente Dilma Rousseff (PT) – a falta de comando ou de diálogo com a bancada federal. Apenas cinco estiveram presentes á solenidade.

Os sinais são claros de que Dino isola-se cada vez mais no Palácio dos Leões – ao lado do fiel escudeiro Márcio Jerry – exercendo o poder pela força.

Mas como se disse no início, talvez nem ele se aperceba disso…

Publicado na coluna Estado Maior, de 21/08/2015

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marco Aurélio, tenho apelado a todos os jornalistas sérios que procurem investigar o que anda acontecendo na secretaria de Turismo do estado. A diminuição no numero de turistas è atribuída ao caos no aeroporto, mas hà muito mais coisa acontecendo. Turismólogos estão recebendo como serviços gerais, o CEPRAMA esta de portas fechadas porque seus servidores pediram exoneração em massa, a secretaria abusa de poder concedendo diárias excessivas para pessoal de fora do estado. Segundo a secretária o pessoal do Maranhão não tem competência para seus projetos de expansão do turismo. O Trade hoteleiro esta insatisfeito com a inoperância e os servidores estão obrigados a dançar conforme a musica para não perder emprego. Investigue. ,tem muito mais coisa errada.

  2. Não vai passar de um mandato se continuar assim, a reclamação é geral tanto da população quanto dos políticos

  3. O sonho dos dois mandatários do governo é se perpetuar no poder, almejam de ser Sarney!
    agora jerry precisa se cacifar se elegendo pra qualquer desses; senado prefeitura da capital (vice pra assumir) ou dep federal! na nova ordem politica temos, os a serem abatidos ( Eiziane, Roberto Rocha etc) os que precisam ser controlados ( waldir, ze Reinaldo, humberto weverton …) e por fim os subalternos ( holandinha,) jerry é o maestro dessa nova ordem dinista !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *