5

TCE do Maranhão também é cabide de político…

Reportagem da Rede Globo abordou situação dos tribunais de contas em vários estados; e a realidade do Maranhão é tão parecida, ou pior, que as demais

 

O atual comando do TCE: apenas um não-oriundo da classe política

O atual comando do TCE: apenas um não-oriundo da classe política

O programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu nesta quarta-feira, 16, matéria sobre a situação dos Tribunais de Contas dos Estados em várias unidades da federação.

E em todas constatou que o órgão é recheado por políticos ou parentes de políticos.

O TCE’s são formados, em sua maior parte, por indicações aprovadas pela Assembleia Legislativa, geralmente com intensa influência política.

Mas a reportagem não passou pelo Maranhão, onde a realidade é exatamente a mesma.

Ou até pior.

A começar pelo presidente, conselheiro Jorge Pavão, ex-prefeito de Santa Helena e ex-deputado estadual – e que mantém a mulher no comando da prefeitura do seu município – o TCE-MA tem sua maioria formada por políticos ou parentes de políticos.

O conselheiro Washington Oliveira, por exemplo, foi militante orgânico do PT, onde mantém forte influência, também foi deputado federal e vice-governador.

Ex-presidente do órgão, Edmar Cutrim foi deputado estadual e mantém forte atividade política na família, com um filho prefeito e outro deputado estadual.

Além deles, o atual corregedor, Nonato Lago, é irmão do ex-governador Jackson Lago, morto em 2011.

E o conselheiro  Álvaro César Ferreira é primo da ex-governador Roseana Sarney (PMDB) e irmão do ex-prefeito de Barreirinhas e ex-deputado Albérico Filho.

Raimundo Oliveira Filho era cunhado do então governador Luiz Rocha, e foi nomeado pelo próprio.

Dos sete conselheiros do TCE, apenas Caldas Furtado, que é vice-presidente, é oriundo do quadro do tribunal ou indicação sem influência política.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Os TCEs, e TCMs são tomados por políticos fracassados e gente sem nenhuma qualificação para exercer função de tamanha magnitude, que é fiscalizar a boa e correta aplicação dos recursos dos contribuintes.
    Se alguém tem alguma dúvida sobre esse pouco caso basta reparar quem são os “conselheiros” desses entes.

    Uma vergonha!

  2. SERÁ POR ISSO QUE AS CONTAS DE ROSEANA SARNEY NUNCA FORAM REJEITADAS?

    Resp.: E as de Jackson? AS de Luiz Rocha, de Roberto Rocha, de Rochinha?!? Será? Será?!?

  3. Vc esqueceu de dizer que graças a essas indicações o grupo Sarney sobreviveu e sobrevive do poder e sobre poder. Vc como jornalista deveria ter vergonha de publicar isso, pois trabalha para esse grupo que vc defende com unhas e dentes

    Resp.: Se eu trabalho pra este grupo, e você diz que eu defendo com unhas e dentes, e, mesmo assim, eu publico isso, você não acha que deveria era me elogiar?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *