3

Esforços do governo maranhense para estimular o Turismo…

Feiras de artesanato e destaque para praias banhadas  pelo Atlântico formam o conjunto de investimentos, que já resultam  em aumento de 420% no fluxo de turistas em relação ao mesmo período do ano passado

 

Avenida Litorânea, em São Luís, com praias banhadas pelo Atlântico, são atrações no Maranhão

Avenida Litorânea, em São Luís, com praias banhadas pelo Atlântico, são atrações no Maranhão

A economia do Brasil vem passando por um momento turbulento, gerando instabilidade em setores do desenvolvimento do país, principalmente nas regiões onde predominam setores turísticos, que é o caso do Maranhão.

Contudo, para driblar este panorama, o Governo do Estado tem criado incentivos com a finalidade de fomentar o setor na região.

Entre as medidas está o fortalecimento dos municípios integrantes da Rota, que já vem recebendo investimentos assegurando a qualidade de vida dos moradores e dos turistas.

Além de atrações que serão incentivadas pelo governo, como feiras de artesanatos, arte, entre outros, as praias do Maranhão, banhadas pelo Atlântico, formam alguns dos pontos preferidos dos visitantes; informação ressaltada pelo artigo da www.AgenteImovel.com.br.

O investimento é amplamente apoiado por empresas de turismo que enxergam uma boa oportunidade de estimulo para que o setor siga na contramão da economia do país.

O turismo já vem sentindo os reflexos da iniciativa, registrando um aumento de 420% no número de passageiros atendidos em relação ao mesmo período do ano anterior e uma alta de 107% nas vendas.

Segundo entrevista dada pela secretaria de turismo, a ação pretende promover o Estado de Maranhão como principal ponto turístico e que, através destes investimentos, sejam criados empregos e um aumento na renda.

Para o governo Maranhense, o turismo atuará como fio norteador para o desenvolvimento, adotando-se medidas que visem à exploração de todas as potencialidades dos recursos turísticos do Maranhão. Para incentivar o projeto, o governo passará a contribuir com uma carga tributária de 17% para que as empresas que operarem dentro de aeroportos, onde 12% serão operações em dois aeroportos e 7% para três.

Além de uma parceria com universidades do estado, o governo implantará um Observatório de Turismo ainda este ano.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Aumento de 420% no turismo do Maranhão se comparado ao mesmo período do ano passado? Mesmo com essa crise que vem afetando profundamente todos os segmentos da economia?

    De onde saiu essa pesquisa? Merece algum crédito?
    Pergunto por que não se conhece, neste momento de crucial dificuldade para todos, um setor que tenha crescido tanto diante das adversidades da política econmica….

    Fred

  2. 420%, como conseguiram em tão curto espaço de tempo um crescimento vertiginoso desse? mas, é isso mesmo, 420%?
    Sei não, mas com a qualidade das nossas estradas, os preços exorbitantes praticados em nosso meio somados à crise financeira, a falta de segurança e tantas outras mazelas produzidas pelo descaso das autoridades esse número mágico tem cor, cheiro e parece se fruto de “contabilidade criativa”.

  3. Só um desavisado para querer fazer turismo aqui. Cidades feias, sujas e poluidas, tudo caríssimo e um povo metido a esperto demais, além de mal educado. Não recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *