3

Contrato de Holandinha com a Primor prova que haverá reajuste de passagem de ônibus ainda este ano…

Documento a que o blog teve acesso mostra que o prefeito garantiu às empresas vencedoras da licitação reajustes anuais, a começar em julho deste ano, data-base do contrato de pelo menos um dos consórcios

 

Aumento de passagem está garantido em contrato que Edivaldo assinou por 20 anos com as empresas de ônibus

O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) terá que reajustar o contrato da concessão de transporte coletivo em São Luís, a partir do mês de julho, independentemente de aumento salarial dos trabalhadores ou outros quesitos relacionados ao setor.

Pelo menos é isso que garante o Contrato de Concessão Comum do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros no Município de São Luís, assinado com as vencedoras da licitação do ano passado.

Este blog teve acesso a um destes contratos.

Recortes do contrato assinado por Edivaldo com a Primor

O documento, de 37 páginas, da Viação Primor, vencedora do Lote 4 da Licitação, foi assinado em 22 de julho de 2016 e prevê reajuste de Tarifa de Remuneração um ano depois, como mostra o item 5.1 do contrato:

– Como forma de manutenção da expressão financeira da Tarifa de Remuneração, o Contrato será reajustado anualmente, por ato do Poder Executivo (…), considerando-se como data base a data de assinatura do contrato.

Como a data de assinatura do contrato, no caso da Primor, é 22 de julho de 2016, significa que o reajuste se dará em 22 de julho de 2017.

O contrato é padrão, e foi assinado com as demais vencedoras da licitação ao longo de 2017, garantindo o reajuste da tarifa a todas, um ano depois.

Mas o que é Tarifa de Remuneração?

É exatamente no termo “Tarifa de Remuneração” que está o “pulo do gato” das empresas, com a leniência de Edivaldo Júnior.

Esta tarifa é formada pela soma da Tarifa Pública (aquela que é paga diretamente pelo usuário) e por eventuais subsídios, pagos mensalmente pela prefeitura, conforme estabelecido no item 4.3 do contrato.

Quando chegar a época do reajuste da Primor, por exemplo, o prefeito vai ter que escolher entre aumentar a Tarifa Pública – fazendo o usuário arcar com os custos – ou aumentar o subsídio, fazendo com que a população pague de forma indireta às empresas.

De uma forma ou de outra, será o cidadão a pagar a conta.

E é isso que Holandinha esconde…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Meu amigo, use o bom senso e a decência, e coloque o item 5.1.1 desse edital, pois lá que explica com mais detalhes o restante da Tarifa de Remuneração.

    Resp.: Mais mimimi?!? Quem deveria usar o bom senso, como evangélico, era o prefeito, e deixar de mentir à população, como fez no vídeo que este blog publica daqui a pouco. É só aguardar. E tem mais, o item 5.1.1 apenas mostra como será feito o cálculo do reajuste que a a empresa já tem garantido. Simples assim. O prefeito é umm mentiroso, meu caro. Evangélico mentiroso, o que é pior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *