4

Zé Inácio e a Base de Alcântara…

Deputado quer envolver a sociedade civil maranhense no debate sobre a nova tentativa dos Estados Unidos de se apossar do Centro de Lançamento de Foguetes

 

Zé Inácio tem chamado a atenção para a cobiça americana pela Base de Alcântara

 

O deputado Zé Inácio Rodrigues (PT) propôs à Assembleia Legislativa audiência pública para debater com a sociedade maranhense o anunciado aluguel da Base de Lançamentos de Alcântara aos Estados Unidos.

A investida dos EUA sobre a área maranhense foi anunciada pelo ministro de Relações Exteriores, José Serra, em recente reportagem na mídia nacional.

Para Inácio, é preciso saber dos reais interesses dos americano na base, que tem a posição mais privilegiada do mundo para lançamento de foguetes.

– A rigor não sou contra os acordos bilaterais que o Brasil estabelece seja com qual país for. Ocorre que nesse caso específico com os Estados Unidos, visando a exploração da Base de Lançamento de Alcântara, é preciso que a sociedade brasileira, e principalmente o povo maranhense, conheçam mais um pouco sobre o que está no contrato conduzido pelo ministro José Serra, pois é a soberania nacional que pode estar em jogo. Daí que vamos propor uma audiência pública para debater essa questão se possível como a presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann – pontuou.

A base de Alcântara desperta interesse mundial pela sua localização geográfica privilegiada

Não é a primeira vez que os Estados Unidos despertam interesse na Base de Alcântara.

Na década de 90, os americanos tentaram fechar um acordo, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), vetado pela Câmara Federal por transformar a base em uma espécie de território proibido dos EUA dentro do Maranhão.

Os americanos recuaram durante os governos Lula e Dilma (PT), mas voltaram assim que o presidente passou a ser Michel Temer (PMDB), pelas mãos do ministro José Serra, do mesmo PSDB de Fernando Henrique Cardoso.

E é esse interesse, que só recrudesce em épocas de poder dos tucanos, que o petista Zé Inácio quer entender…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Esse deputado é um imbecil esquerdoide , esse acordo com os EUA foi iniciado no governo DILMA, a Ucrânia nunca honrou sua parte no acordo anterior, os EUA não tem interesse nesse acordo, o Brasil sim tem interesse para viabilizar essa base inútll que gastou bilhões para nada.

  2. É a insana e estúpida mania esquerdista de contrariar, contestar e ser contra tudo que tenha alguma relação com os EUA. Por vários anos houve acordo de cooperação com a Ucrânia ( ex-comunista ) e não teve manifestação alguma dessa corja esquerdista.

  3. Não tem nada de concreto ainda, vai discutir o que com a “sociedade” maranhense? Esse tá sofrendo por antecipação

  4. Esses PTistas são mesmos umas antas…Ora, os EUAs, são o que existe de maior no mundo em tecnologia aeroespacial. E, portanto muito interessante ao povo maranhense e brasileiro, trará tecnologia, dinheiro e respeito internacional nesse seleto grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *