9

A reinvenção e a superação de Eliziane Gama…

Única mulher na disputa pelas duas vagas do Maranhão, deputada federal entra na corrida eleitoral já vitoriosa pela forma como, mesmo em meio a intenso bombardeio, consegue estar em um jogo sabidamente machista, formado por preconceitos e com forte imposição de sobrenomes

 

Eliziane Gama se supera a cada eleição

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) será homologada candidata ao Senado pelo PPS, no próximo sábado, 28, na convenção do governador Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição.

E a homologação do nome de Eliziane já é, por si só, uma vitória significativa para a parlamentar, que saiu das urnas de 2016, em São Luís, com a aposentadoria praticamente decretada pelos adversários.

Vencer em uma eleição majoritária marcada pelo machismo, suplantar nomes de peso do seu grupo político –  como o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB), o deputado federal Waldir Maranhão (PSDB), ambos já em outros projetos – e queridinhos do próprio governador, como Bira do Pindaré (PSB), Mário Macieira (PT) e Felipe Camarão (DEM) é, sem dúvidas, uma vitória e tanto.

Nascida no empobrecido interior do Maranhão, sem sobrenome político ou parente encastelado no poder, Eliziane representa – ao lado do também candidato a senador Weverton Rocha (PDT) – uma espécie de ascensão das classes populares ao poder maranhense.

É com sua capacidade de reinvenção – que garantiu, inclusive, o apoio do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT) – que a menina do interior, vista por muitos como confusa, indecisa, individualista, sem capacidade de agregação conseguiu, sozinha, se colocar no patamar das lideranças estaduais.

Disputou com força pessoal e por um partido insignificante, como o PPS, duas eleições de prefeito de São Luís – em 2012 e 2016 – foi cogitada para concorrer ao governo, em 2014, e lidera atualmente – sozinha ou com outros – todas as pesquisas ao Senado já registradas na Justiça Eleitoral. 

Por todo este histórico de superação e reinvenção Eliziane Gama chega à campanha propriamente dita como a principal candidata ao Senado.

Tanto do ponto de vista da vitória pessoal quanto pela abordagem eleitoral…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Sua materia ê muito boa, difícil tira gosto e atenção guando se trata de Elisiane, aguardo a indicação do Walter Maresia como primeiro suplente de senador na chaoa pra votar nela

  2. Carinha de cordeiro em pelo de lobo. Quem não conhece que a compre. Eliziane é mais uma politica sem conteúdo e que usa a massa religiosa dos evangelicos para angariar votos. Vazia e sem conteudo, tipo Ana do Gás, Gardenia, Barbara Soeiro, Helena Duailibe, será mais uma nulidade custeada com o dinheiro público e com a possibilidade de nos representar.

  3. Eliziane representa a força da mulher brasileira. Se reinventa sempre para superar as barreiras que lhes são impostas.
    Fé, esperança e amor é o que lhe define.

  4. Eliziane é diviso de boas agua na chapa do Dino..ficha limpa,mulher e historia e vida aparti da familia sem peso politico .igual sarney e outros..

  5. Bom dia !
    Ainda bem que temos alguém candidato ao Senado que mereca o meu voto .
    Sou mulher e voto em Eliziane Gama !

  6. Tudo ok mais preferiu um caminho onde nao tem chance de eleiçao vai ficar sem mandato e nao se elege mais nem chefia de condominio de Kitnet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *