0

Roseana de volta ao jogo pelo Senado…

Provável debandada do deputado André Fufuca levou o Palácio dos Leões a cogitar ex-governadora na chapa de Orleans; mas Brandão ainda espera por Pedro Lucas Fernandes

 

ROSEANA PODE FIGURAR NA CHAPA DE ORLEANS, mas Brandão ainda insiste com o nome de Pedro Lucas

O governador Carlos Brandão (MDB) espera há duas semanas uma resposta do deputado federal André Fufuca (PP) para anunciar a chapa de senadores liderada pelo candidato governador Orleans Brandão (MDB); o Palácio dos Leões já trabalha com alternativas à provável debandada de Fufuca.

  • os governistas voltaram  a cogitar a candidatura da ex-governadora Roseana  Sarney (MDB);
  • mas o governador Carlos Brandão ainda aposta em ter o deputado Pedro Lucas na chapa.

Este blog Marco Aurélio d’Eça ouviu o entorno de Brandão no início da sexta-feira, 12; todos falam do prazo dado a Fufuca;  em seguida, este blog buscou o próprio Fufuca, que não foi localizado nem mesmo pelos aliados mais próximos para comentar o ultimato.

A alternativa Roseana fecharia a chapa completa; já o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) criaria um embaraço à federação União Progressista, formada pelo seu União Brasil e o PP, de Fufuca.

  • a saída negociada seria a federação não oficializar apoio algum a nenhum dos candidatos a governador;
  • Pedro Lucas seria candidato a senador na chapa de Orleans e Fufuca também candidato na chapa do Braide.

Brandão pretendia fechar a chapa de Orleans na semana que passou, como chegou a ser anunciado em blogs alinhados ao Palácio dos Leões, o que não ocorreu.

Agora, pretende resolver a questão com a Federação Progressista ainda neste mês de junho, para iniciar julho já no ritmo da polarização com Eduardo Braide.

E chegar às convenções em condições plenas de virar o jogo…

post alterado às 12h06 para correção de informações

0

vídeo do dia: a inquestionável intimidade de Weverton e Lula…

Senador maranhense historicamente ligado ao campo progressista é o mais antigo aliado maranhense de Lula ainda em atividade política, relações que se revela na espontaneidade das mais prosaicas situações

 

WEVERTON COM LULA NA DESCIDA DO PALÁCIO DO PLANALTO; intimidade que permite conversas sobre os mais variados assuntos

O vídeo que ilustra este post é de uma situação corriqueira, prosaica até, embora envolva duas lideranças políticas de peso nacional.

  • nele aparecem o presidente Lula (PT) e o senador maranhense Weverton Rocha (PDT), que aponta algo no celular.
  • o senador mostra ao presidente a manifestação de um eleitor de Codó, fã de Lula e eleitor inconteste do presidente.

“Dá um abraço no Antonio do Codó. O pai dele a vida toda vota no senhor”, diz Weverton, exibindo as imagens dele próprio com o Antonio, em plena campanha eleitoral; e Lula responde ao fã eleitor:

“Ôh, Antonio de Codó, meus parabéns, cara!!!”, respondeu Lula.

Esta história só é possível por causa da intimidade que Weverton goza com Lula. O senador é, desde sempre – desde que surgiu para a política, ainda no movimento estudantil – aliado, eleitor e defensor do presidente. (Saiba mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e também aqui)

Este blog Marco Aurélio d’Eça já mostrou a força desta intimidade na postagem “Minha história com Lula…”, em que traça a linha do tempo da relação dos dois.

  • Weverton é hoje o aliado de Lula mais antigo ainda em p0lena atividade política;
  • nenhum dos atuais aliados do presidente tem histórico de relação maior que o dele.

É uma relação que perpassa a política, envolve a vida pessoal e dá direito a momentos de puro bucolismo.

Exatamente como o vivido em nome do Antonio de Codó…

0

Lahésio desiste da disputa pelo Governo…

Após definhamento nas pesquisas e esvaziamento no próprio partido, candidato do Novo opta por concorrer a uma vaga no Senado Federal, mas não anuncia apoio a nenhum dos outros candidatos

 

LAHÉSIO VAI CONCORRER AGORA AO SENADO, mas ainda não disse em que chapa estará a sua nova empreitada

O candidato do Novo ao Governo do Estado  Lahésio Bonfim tomou nesta quinta-feira, 11, uma decisão que já era esperada em todos os círculos políticos maranhenses: ele anunciou sua desistência da disputaa pelo Governo do Estado.

  • Lahésio diz que ouviu o sentimento das ruas, de mudança e de que ele não seja candidato a governador;
  • o candidato do Novo afirmou que tinha condições de manter dois dígitos, mas optou por seguir as ruas.

“Não faço política por cargos. Faço por aquilo que eu acredito. Nenhum projeto pessoal pode ser maior do que a vontade do povo. Em respeito ao povo maranhense e em fidelidade a tudo aquilo que eu sempre preguei, nesse momento eu anuncio: nós seremos pré-candidato ao Senado da República”, afirmou o ex-prefeito.

Lahésio vinha tentando há meses garantir espaço de candidato a senador na chapa de Eduardo Braide (PSD), como este blog Marco Aurélio d’Eça antecipou no post “Queremos fazer parrte da mudança”, anuncia Lahésio…

Mas sua decisão de renunciar não parece articulada com Braide, que não manifestou qualquer interesse em tê-lo na chapa. Outro problema para Lahésio é a candidatura de Roberto Rocha, que também é candidato a senador pelo Novo.

Mas esta é uma outra história…

0

Em troca do apoio de Braide, Duarte admite apoiar reeleição de Esmenia…

Candidato do Avante a senador quer fazer parte da chapa do ex-prefeito de São Luís ao Governo do Estado, abrindo mão da disputa pela prefeitura em 2028

 

DUARTE ACEITA ATÉ ABRIR MÃO DA PREFEITURA EM TROCA DO APOIO DE BRAIDE para disputar o Senado em 2026 (Fotomontagem; blog do Diego Emir)

O deputado federal Duarte Júnior (Avante) admitiu pela primeira vez abrir mão de concorrer à Prefeitura de São Luís, em 2028, em troca do apoio do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) e da prefeita Esmenia Miranda (ambos do PSD) à sua candidatura ao Senado.

“Se eu for eleito senador da República e poder contar com o apoio dela para esse objetivo, e ela der continuidade a esse bom trabalho, claro que ela vai ter o apoio de um senador da República para sua reeleição”, admitiu Duarte, em entrevista ao podcast UQ!, do jronalista Jeisael Marx.

  • a possibilidade de Duarte Júnior concorrer à prefeitura em 2028 é um dos principais empecilhos da aliança com Eduardo Braide;
  • porta-voz do irmão-candidato, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) é o principal interlocutor de Duarte no grupo do ex-prefeito.

“O Duarte no PSD não faria sentido. Mas em outro partido, a gente não tem problema nenhum na aliança. Mas acho difícil que ele seja candidato ao Senado na nossa chapa. O Eduardo precisa de estrutura, de logística e de tempo de propaganda, o que Duarte não oferece”, admitiu Fernando a este blog Marco Aurélio d’Eça, na postagem “Falta de estrutura começa a pesar na campanha de Braide…”.

Se conseguir partido com bom tempo de propaganda, que tenha um candidato forte ao Senado, Braide pode ter Duarte Júnior como o segundo senador em sua chapa; o ex-prefeito não descarta, inclusive, ter de volta à sua base o deputado federal Aluisio Mendes (PRB), hoje em desconforto no governo Brandão (MDB).

Mas esta é uma outra história…

0

Rildo Amaral declara apoio a Eliziane Gama em Imperatriz…

Prefeito assume compromisso com a senadora por reconhecer seu apoio ao município;  liderança de forte prestígio político, ele reforça o nome da candidata a região tocantina

 

RILDO AMARAL E SEU GRUPO POLÍTICO FCHJAM APOIO A ELIZIANE GAMA, que fortalece ainda mais sua presença na região tocantina

O prefeito  de Imperatriz Rildo Amaral (PP) declarou nesta sexta-feria,5, apoio à reeleição da senadora Eliziane Gama (PT); o apoio de Rildo reforça o nome da parlamentar em toda a região tocantina.

  • a declaração de apoio de Rildo Amaral se deu durante reunião no gabinete social da Prefeitura;
  • o gesto fortalece a aliança da parlamentar com uma das principais lideranças da Região Tocantina.

“Eu apoio a senadora Eliziane Gama porque ela sempre esteve perto de Imperatriz, sempre foi parceira da nossa cidade e tem demonstrado compromisso real com a nossa população. É uma senadora presente, amiga de Imperatriz, e que tem contribuído de forma importante para o desenvolvimento do município”, afirmou Rildo Amaral.

Ao anunciar seu posicionamento, Rildo destacou a relação institucional construída com Eliziane e o compromisso da senadora com Imperatriz. Segundo ele, o apoio nasce do reconhecimento à presença, à atenção e à parceria que a parlamentar sempre manteve com a cidade.

  • o apoio de Rildo Amaral tem peso estratégico por partir de uma das principais lideranças municipais do Maranhão;
  • em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, a declaração fortalece a presença política de Eliziane Gama na região.

“Recebo com muita alegria e responsabilidade o apoio do prefeito Rildo Amaral. Imperatriz tem um papel estratégico para o Maranhão, e o nosso mandato sempre teve atenção especial com esta cidade. Vamos continuar trabalhando, dialogando com a gestão municipal e buscando soluções que melhorem a vida da população”, destacou Eliziane Gama.

A senadora reafirmou que seguirá trabalhando por Imperatriz e pela Região Tocantina.

0

Felipe Camarão inclui Juscelino Filho como opção para outra vaga ao Senado…

Candidato do PT ao governo, vice-governador ignora o nome de Weverton – apontado como opção de Lula – e fala também de André Fufuca como possibilidade para compor a chapa, ao lado de Eliziane Gama

 

FELIPE CAMARÃO TEM JUSCELINO FILHO, DO PSDB, COMO UM DOS ALIADOS na corrida pelo Governo do Estado

Agora garantido como candidato único do presidente Lula no Maranhão, o vice-governador Felipe Camarão (PT) começa a falar mais abertamente sobre as opções para compor sua chapa, que já tem a senadora Eliziane gama (PT) candidata à reeleição.

  • Camarão já cita abertamente o deptuado federal Juscelino Filho (PSDB) como opção para a outra vaga de senador;
  • também inclui o deptuado André Fufuca (PP), que ainda não definiu sua posição na chapa de Orleans Brandão (MDB);
  • mas, ao falar sobre a chapa, o candidato do PT ignora Weverton Rocha (PDT), já definido como opção do próprio Lula.

“A gente tem duas vagas na suplência da senadora Eliziane, uma vaga de senador, duas vagas de suplência do segundo senador ou segunda senadora; e temos ainda a vaga de vice. O requisito é ser do time de Lula. Nós temos o Fufuca, que já foi ministro do Lula, o Juscelino, que também já foi ministro do Lula. Nós temos a Antonia Cariongo e o Franklin Douglas, que são pré-candidatos ao Senado pelo PSOL. São todas pessoas do time do presidente Lula. Estamos de portas abertas para dialogar com essas pessoas que querem caminhar sob a liderança do presidente Lula”, declarou Camarão, em entrevista ao blog do Geovane Leal. (veja o vídeo abaixo)

Durante sua visita a São Luís, na segunda-feira, 1º, o presidente nacional do PT Edinho Silva deixou claro à base que o senador  Weverton é um dos nomes que serão apoiados pelo presidente Lula no Maranhão.

Mas a relação de Weverton com os remanescentes do governo Flávio Dino não tem sido das melhores.

Felipe Camarão é um desses dinistas…

0

O afago de Lula e o passaporte de Fufuca rumo ao Senado

Deputado federal e ex-ministro dos Esportes consolida suas condições para disputar vaga no Senado, como homem de confiança do presidente da República

 

O RECADO DE EDINHO SILVA SOBRE A RELAÇÃOD E LULA COM FUFUCA também fortalece projeto de disputar vaga no Senado

A declaração do presidente do nacional do PT, Edinho Silva, sobre a relação entre o presidente Lula e o seu ex-ministro do Esporte, deputado federal André Fufuca (PP0, foi recebida com o peso de uma grande chancela.

  • Fufuca conseguiu o que poucos conseguem no Centrão: furar a bolha do pragmatismo e conquistar o coração do presidente;
  • esse prestígio com Lula eleva o ministro a outro patamar e consolida suas condições para disputar vaga no Senado pelo MA.

Ao jogar luz sobre o “carinho” mútuo e o excelente “serviço prestado” pelo ministro, o presidente nacional do PT não fez apenas um afago protocolar de gestão, carimbou Fufuca como um dos nomes de extrema confiança do Palácio do Planalto.

A mensagem de Edinho Silva deixa claro: Fufuca entregou resultados no ministério e agora está mais do que credenciado a voos maiores em Brasília.

0

Weverton recebe apoio oficial de Eudes Barros…

Prefeito da Raposa reafirmou compromisso de seguir mais uma vez com o senador, que garante apoio de três dos quatro municípios da Grande São Luís

 

WEVERTON FECHA COM TRÊS DOS QUATRO PREFITOS DA GRANDE SÃO LUÍS para seu projeto de reeleição ao Senado

O senador Weverton Rocha (PDT) recebeu nesta segunda-feira, 1º, o prefeito de Raposa, Eudes Barros (PL), que declarou apoio à sua reeleição ao Senado.

“Quero dizer ao povo da Raposa que Weverton é o nosso senador. Nós vamos trabalhar nessa caminhada. Estamos juntos, meu irmão; vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para mais uma vez fazer você ser o nosso senador da Raposa”, declarou o prefeito.

  • Weverton tem também apoio dos prefeitos de Ribamar, Julinho Matos, e de Paço do Lumiar, Fred Campos;
  • a aliança de Eudes garante três dos quatro gestores dos municípios da região metropolitana de São Luís.

Ao agradecer o apoio, o senador lembrou sua atuação nestes sete anos e meio e reafirmou o compromisso com o município.

“Muito obrigado, quero dar um abraço em todos os amigos da Raposa. Estes sete anos e meio foram de muito trabalho, como vice-líder do governo Lula, em Brasíla. Ter a oficialização do apoio de um prefeito importante daqui da ilha de São Luís, como Eudes, um prefeito dedicado, e, acima de tudo, comprometido com o seu povo, fortalece e renova a nossa parceria”, destacou Weverton.

O senador lembrou os anos de trabalho como vice-líder do governo Lula e afirmou que vai continuar a ajudar o Maranhão.

Não só com leis, mas também como parceria com os municípios…

0

Pesquisa mostra disputa entre Braide e Orleans, com Lahésio em terceiro…

Levantamento do instituto Vox Brasil mostra cenário em que o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes se mantém à frente do vice-governador  Felipe Camarão
 

O Instituto Vox Brasil divulgou nesta segunda-feira, 1º, nova pesquisa sobre a corrida eleitoral no Maranhão.

Read more

“Lula só tem um palanque no Maranhão, o do PT”, garante Felipe Camarão…

Candidato a governador diz que qualquer um pode pedir ao eleitor votos no presidente, mas o presidente só pedirá votos para ele, Eliziane e os candidatos da coligação

 

FELIPE CAMARÃO VAI LIDERAR O PALANQUE DE LULA NO MARANHÃO, com o PT e partidos aliados

O vice-governador Felipe Camarão deixou claro a este blog Marco Aurélio d’Eça, nesta terça-feira, 26, que o palanque do presidente Lula no Maranhão é o dele e do PT. Foi uma resposta direta ao post “Lula garante apoio à reeleição de Weverton…”.

“Legalmente não existe palanque duplo. O Weverton pode pedir votos para o Lula, como qualquer outro candidato a qualquer cargo. Mas, juridicamente, o Lula só pode pedir votos para os candidatos do PT e dos partidos formalmente coligados conosco”, explicou Camarão, que é advogado.

  • além de Camarão, o PT tem como candidata a senadora Eliziane Gama, que concorre à reeleição;
  • o partido de Lula está federalizado com o PCdoB e o PV, e deve se coligar também com o PSB.

Weverton Rocha é um dos lulistas que tentam garantir o palanque duplo de Lula no Maranhão, assim como a ex-governadora Roseana Sarney, que é do MDB, partido do candidato a governador Orleans Brandão.

O próprio Lula e o presidente nacional do PT, Edinho Silva, porém, já deixaram claro que o palanque lulista é o de Camarão.

O vice-governador ainda não iniciou debates sobre a segunda vaga de senador em sua chapa, que pode ser  para o próprio Weverton, inclusive.

Desde que o PDT coligue com o PT…