8

Como nos EUA, Republicanos e Democratas disputam em São Luís

Deputados estaduais Duarte júnior e Neto Evangelista representam perfis bem definidos no espectro político e são os adversários com mais chances de garantir o direito de disputar com o independente Eduardo Braide

 

O democrata Neto Evangelista e o republicano Duarte Júnior; chance de concorrer a um segundo turno contra um candidato independente

Há em São Luís, guardadas as devidas proporções históricas e conceituais, uma disputa que pode ser uma especie de alegoria da campanha presidencial nos Estados Unidos, entre os Republicanos e os Democratas.

Aqui em São Luís também há uma disputa entre republicanos e democratas.

Candidato do partido Republicanos, o deputado estadual Duarte Júnior tem em seu projeto de poder aliados que representam o perfil mais conservador da sociedade, ideais mais à direita do espectro político.

Seu colega Neto Evangelista é o candidato do DEM que, embora só no nome carrega semelhanças com o primo americano, tem ao seu lado o PDT, que representa no Brasil o perfil mais à esquerda no espectro político.

E são os dois, o republicano e o democrata, aqueles com maiores chances de chegar a um segundo turno e alcançar o direito de enfrentar o independente Eduardo Braide (Podemos).

O termo “independente” aqui serve apenas para manter o ensaio nos termos usados na política americana.

O democrata Joe Biden vai enfrentar o atual presidente republicano Donald Trump na disputa presidencial americana

A partir das convenções eleitorais, marcadas para meados de setembro, Duarte Júnior e Neto Evangelista mostrarão se têm fôlego para brigar, de fato, pela vaga de candidato ao segundo turno.

Ah, e embora a imprensa mundial trate apenas de republicanos e democratas em sua cobertura das eleições americanas, há outros candidatos em busca da Casa Branca, representando uma infinidade de partidos.

Há, inclusive, o partido comunista americano.

Mas no processo eleitoral de lá, como neste de cá, esta legenda não tem a menor importância.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. A grande diferença entre democratas e republicabos dos EUA e de cá é que lá, apesar de também vigorar o plurupartidarismo, republicanos e democratas carregam a ideologia dessas duas bandeiras como uma missão, sem medo de discutir assuntos sensïveis que possam vir a chocar o eleitorado. basta ver a formação da suprema corte americana e a ideologia desses partidos que esses juizes carregam para lá . Enquanto que no MA republicanos e Democratas tem origem no mesmo genótipo politico, fidalgos apadrinhados com discursos vazios e retóricos que buscam apenas e tão somente elaborar falas maqueadas para ludibriar essa pobre população de São Luis e de tdo esse Maranhão.

  2. QUE BOM, QUE O POVO DE SÃO LUIS SEJA ELE DA SEDE OU DA ZONA RURAL NÃO VER A HORA DE VOTAR NO CANDIDATO INDEPENDENTE EDUARDO BRAIDE PARA PREFEITO..O DEMOCRATA(NETO) DEFENDE O INTERESSE DO PTD EM MANTER PRIVILÉGIO NA PREFEITURA.. NÃO VOTE NO DEM…NÃO VOTE PDT.

  3. Neto tem muito potencial para gerir São Luis!! já Duarte é um falso,fingido.

  4. Neto é o candidato mais bem preparado para assumir a prefeitura da nossa cidade

  5. E não se discute que os DEMOCRATAS (Neto Evangelista) é a melhor opção pra nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *