2

Ipec divulga pesquisa sem indicação de locais no Maranhão

Levantamento com apenas 800 eleitores foi realizado sem as áreas em que os eleitores foram ouvidos, mas o instituto – formado por ex-diretores do Ibope – mesmo assim, teve a divulgação autorizada pela Justiça Eleitoral

 

O site da Justiça Eleitoral deixa claro que o instituto não informou quais os municípios em que entrevistou os 800 eleitores para a pesquisa divulgada na Mirante

Quem acessou o registro da pesquisa do Instituto Ipec realizada com apenas 800 eleitores maranhenses – divulgada na noite desta terça-feira, 23, pela TV Mirante – e tentou saber em quais municípios ela foi realizada, encontrou a mensagem acima no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo a própria Justiça Eleitoral, o levantamento “não possui arquivo de bairros/municípios”.

Os dados sobre as localidades pesquisadas não foram encaminhadas ao TRE- que aceita este tipo de dinâmica com base na lei eleitoral, obrigando o instituto a entregar a lista de localidades pesquisadas depois da divulgação – por que ela foi vendida como sendo do Maranhão, mas não aponta em que municípios foi feita.

O blog Marco Aurélio d’Eça apurou que os dados são realizados por equipes terceirizadas de institutos maranhenses; e que os números são idênticos a dados de outras pesquisas feitas em São Luís.

O resultado do levantamento foi absolutamente discrepante de todos os até agora divulgados, apresentando o governador Carlos Brandão (PSB) com 28% dos votos, tendo o senador Weverton Rocha (PDT) bem atrás, com 16%.

Curiosamente, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – que o próprio Palácio dos Leões diz há meses que está disputando o segundo lugar – apareceu em quarto, com meros 10%, atrás do ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior, com 14%.

O levantamento divulgado na Mirante causou espanto até mesmo em aliados do governador-tampão; muitos ligaram ao blog Marco Aurélio d’Eça para levantar questionamentos sobre o resultado.

Os 800 eleitores ouvidos pelo IPEC – instituto criado por ex-diretores do extinto Ibope – foram ouvidos entre os dias 17 e 23 de agosto.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Bom dia eu sou de Fortaleza dos Nogueira acho isso inadmissível pois essas pesquisas se o lahesio Bomfim estava no segundo lugar pois uma pessoa capacitada para governar então deixo aqui meus irmãos vamos vota em uma pessoa quer tem caráter para governar o nosso Maranhão ele eh a esperança Laércio Bomfim tem os voto de toda a nossa familia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *