6

Autoritarismo da campanha de Brandão afasta possíveis aliados no segundo turno…

Reação dos candidatos Simplício Araújo e Edivaldo Júnior à manipulação de pesquisas e à tentativa de controlar até candidaturas adversárias acena para um provável isolamento do candidato do Palácio dos Leões em um eventual confronto direto, seja qual for o adversário na disputa

 

O “dono do Maranhão”, segundo Edivaldo Jr., e seus dois lugares-tenentes: forçação de barra e manipulação de números afasta aliados em eventual segundo turno

Análise de conjuntura

O Palácio dos Leões adotou uma estratégia kamikaze nesta reta final do primeiro turno, na tentativa de evitar um confronto direto dos eu candidato, Carlos Brandão (PSB), em um segundo turno.

Ao manipular sistematicamente números de pesquisas, prejudicando outros candidatos, e se achar no direito de controlar outras candidaturas – como a de Dr. Lahésio (PSC) – o governo afasta de si possíveis aliados no segundo turno.

A reação dura dos candidatos Edivaldo Júnior (PSD) e Simplício Araújo (Solidariedade) à forma como vêm sendo manipulados os números das pesquisas praticamente fechou as portas para uma aliança com Brandão.

Para Edivaldo, Brandão “é um incompetente” controlado por Flávio Dino que “se acha o dono do Maranhão”; Simplício classificou o governador de “poste”, despreparado para ser eleito “mesmo no tempo em que se elegia postes”.

A menos que os dois adversários rasguem a própria biografia, é quase impossível uma aliança deles em torno do Palácio dos Leões, caso o governador-tampão chegue mesmo ao segundo turno.

OI autoritarismo do governo é exercido publicamente pelo chefe da comunicação, Ricardo Capelli, que fomenta ódio ao mesmo tempo em que afasta aliados.

Mas para quem aposta todas as suas fichas em uma vitória em turno único, para Brandão pouco importa o apoio de Edivaldo ou de Simplício.

É um jogo de risco duplo para o Palácio dos Leões: a estratégia de encurralar adversários com a força da máquina e da mídia alinhada pode mesmo dar a Brandão uma vitória em primeiro turno, ainda que fortemente improvável pelas circunstâncias da própria campanha.

Mas se houver um confronto direto, seja com quem for, a aposta pode significar uma derrota histórica para os Leões.

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. O brandão poderá fechar o cachão no primeiro turno se prometer reabrir o PGCE dos servidores de carreira.para que muitos possam se aposentar com dignidade, palavra sempre usada pelo Felipe e os outros possam sonhar em se livrar dos bancos com consignados. Aí,podem enterrar o Weverton de uma vez com a sua reeleição na renovação do senado .

  2. Marcos,
    Mas, vai ter Segundo Turno?!?!
    Pelo que estou acompanhando a distância, e vendo nas pesquisas, tudo indica que não!!!!!

  3. Pelo bem do Maranhão, votemos em Weverton para governador e Roberto Rocha para senador. Fora BICHONA COMUNISTA, tu não és dono do Maranhão.

  4. Segundo turno? ja era Marco, Brandão vai ganhar no primeiro turno, rapaz tu acha mes que Weverton tem chance? Deus livre o Maranhão da mão de Weverton. Viva Brandão, pode começar a chorar.

    • Mas o secretário Ricardo Cappelli, jura que Brandão vai disputar o 2° turno com Lahésio. Quem está ruim nas pesquisas verdadeiras é Flávio Dino. Essa dissimulação toda das pesquisas leoninas, é pq a chapa deles está em polvorosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *