4

A guerra fria entre Brandão e Flávio Dino….

Nenhum dos dois quer romper definitivamente, pelo menos até 2026, mas os movimentos do governador e do ministro da Justiça é de ocupação de espaços políticos com demonstrações inequívocas de poder de lado a lado, como ocorre na relação entre o Estados Unidos e a Rússia, os maiores player’s da relações internacionais

 

Brandão na França e Flávio Dino com França; ministro leva colega ao Palácio dos Leões, numa visita à governadora em exercício Iracema Vale

Análise da notícia

O ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) aproveitou a viagem do governador Carlos Brandão (PSB) à França para acompanhar ao Maranhão o colega de ministério Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos no governo Lula (PT).

A imprensa maranhense está vendo a visita de França ao Maranhão como mais uma tentativa de Dino de manter seus espaços de poder no estado. (Entenda aqui)

O blog Marco Aurélio d’Eça publicou esta semana o post “Quem é quem no secretariado de Brandão”, baseado em um manuscrito a qual teve acesso; e mostrou, dentre outras informações de forte repercussão no Maranhão, que Ted Lago, o capitão da Emap, empresa que administra do Porto do Itaqui, não deve permanecer no governo Brandão.

O Porto do Itaqui é uma das joias da coroa do governo maranhense – que o administra numa complicada relação com o Governo Federal; chefe do Executivo maranhense por oito anos, Dino sabe a importância estratégica do setor; e tem no ministro Márcio França uma esperança em controlá-lo.

Na foto da visita à governadora em exercício Iracema Vale, no palácio dos Leões, quem está ao lado de Márcio França? Exatamente Ted Lago.

Esta é apenas uma das relações de estica-e-puxa entre Dino e Brandão, uma guerra fria entre os dois – exatamente como vivem os Estados Unidos e a Rússia nas relações internacionais.

Nenhum dos pretende declarar guerra aberta, mas fazem questão de mostrar, cada um a seu modo, o poder que detêm no estado.

Dino mantém no governo Bandão alguns importantes espaços de poder – como as pastas da Educação, das Cidade, a Segurança Pública e outros espaços menores – mas Brandão tem em cada um deles um homem de confiança.

Esta guerra fria entre Brandão e Dino deve permanecer até 2026.

E a sucessão municipal de 2024 – como já mostrou o blog Marco Aurélio d’Eça no post “Estratégia política de Brandão visa o pós-2026…” – terá forte influência na definição do “conflito tácito”.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Espera-se que o Governador Brandão forme a sua equipe com caras novas.
    Nada de receber ordens de Flávio Dino.
    Faça como José Reinaldo fez quando a Roseana Sarney estava fazendo ele de marionete.
    Não seja marionete de Flávio Dino.
    Coloque pessoas novas e competentes nas secretarias.
    Dê oportunidade aos servidores de carreira que estão nos órgãos, coisa que nenhum outro governador fez.
    Dê aumento aos servidores, pois há 08 anos não se sabe o que é reajuste de salários, pois o Flávio Dino rasgou o Plano de Cargos Carreiras e Salários.
    NÃO COMETA OS MESMOS ERROS E DESMANDOS DO FLÁVIO DINO.

  2. BRANDÃO DEVE SE DESVINCILHAR DESSE CUBA DA ODEBRECHT-O PROPINEIRO. ESSE CRIMINOSO É UMA GRANDE AMEAÇA PARA O BRASIL POIS, A INTENÇÃO DESSE PILANTRA, É IMPLANTAR O COMUNISMO E, CONSEQUENTEMENTE, ABRANGER A AMÉRICA LATINA E CENTRAL, FORTALECENDO A MISÉRIA ENTRE ESSE POVO, IGUAL ACONTECE NA VENEZUELA E CUBA.
    ESSE LADRÃO, QUANDO ERA GOVERNADOR, ROUBOU O PORTO DO ITAQUI TODINHO E ENTROU NA JUSTIÇA-ATRAVÉS DOS COMPARSAS DELE, DO STF, IMPEDINDO QUE BOLSONARO TOMASSE O PORTO, POIS BOLSONARO ESTAVA SABENDO DOS ROUBOS DO LUCRO QUE A UNIÃO NAO ESTAVA RECEBENDO. OU SEJA, ONDE TEM DINHEIRO, ESSE LADRÃO QUER METER NO BOLSO, COMO FEZ ATÉ COM OS FUNDOS DE PENSÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO MARANHÃO.

  3. Muitos gestores estão arrependidos de ter eleito Brandão pelo fato dele reconduzir Felipe Camarão a Seduc.
    Ele e sua trupe (Anderson e outros) desorganizaram a educação com sua forma de gerenciamento.
    Chefes tratando os funcionários mal, atendimento péssimo, isso sem falar no puxasaquismo do Sandro da Engenharia.
    Governador Brandão quando o senhor vai construir um governo com a sua cara e não com a cara do Flávio Dino?
    O Senhor vai querer fazer um governo mandado pelo intragável Flávio Dino??

  4. Será se “dessa” vez tu acerta?
    Ou será igual as tuas previsões da última eleição para governador e de quem seria o governador eleito. No caso tu apostava em WR. A propósito este sumiu de tuas postagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *