0

Com prestígio em sua pasta, Hildo Rocha ganha status de “ministro” no Maranhão

Secretário-executivo do Ministério das Cidades é responsável direto pelo “Minha Casa, Minha Vida”, um dos mais importantes programas sociais do governo Lula; e tem relação direta com prefeitos, o que o torna uma espécie de quarto maranhense ocupante do primeiro escalão em Brasília

 

Hildo Rocha foi um dos destaques do Congresso Municipalista, falando diretamente das ações do seu ministério aos prefeitos maranhenses

“O Maranhão tem quatro ministros; um deles é o Hildo Rocha”.

Foi assim que o secretário-executivo do Ministério das Cidades foi saudado por prefeitos em encontro no início da semana em São Luís.

Ex-prefeito de Cantanhede, ex-presidente da Famem por dois mandatos e ex-deputado federal também por dois mandatos, Hildo Rocha (MDB) é visto pelas lideranças políticas maranhenses – deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores – como um dos mais influentes maranhenses em Brasília.

Sua passagem oficial por São Luís – a primeira desde que assumiu o posto de número 2 do Ministério das Cidades – mostrou a força de sua importância para as lideranças municipalistas; ele foi saudado como “ministro” ao lado do titular da Justiça, Flávio Dino (PSB).

No ministério – chefiado pelo paraense Jader Filho (MDB) – Hildo Rocha tem sob sua responsabilidade o programa “Minha Casa, Minha Vida”, um dos mais importantes do governo Lula (PT); também chefia ações de desenvolvimento em todo o país, com a chancela do MDB, seu partido desde que entrou na vida pública.

Muito da força política de Hildo Rocha foi conquistada em sua passagem pela Famem.

Municipalista convicto, destinou seu mandato de deputado federal (entre 2015 e 2023) com ações voltadas diretamente para os municípios.

É um dos campeões da bancada maranhense na distribuição de emendas parlamentares, usadas para projetos, sobretudo, via Codevasf, que garantiu obras, serviços e equipamentos a centenas de prefeituras.

Por uma ironia do destino, faltaram a Hildo Rocha apenas 727 votos para ele superar a colega de partido Roseana Sarney – mesmo com toda força política da ex-governadora – e garantir a vaga na Câmara.

Mas seu revés nas urnas se transformou, logo em seguida, em uma nova oportunidade de poder, como CEO do Ministério das Cidades.

E a recepção calorosa dos prefeitos maranhenses mostra que ele acertou ao assumir o cargo…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *