0

Fabio Macedo integra a comitiva do presidente Lula para a China

O líder do Podemos, deputado Fabio Macedo fará parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem à China no período de 27 a 30 de março de 2023. A viagem é vista como uma das mais importantes do ano pela equipe do Poder Executivo em razão da importância da China nas parcerias com o Brasil. 

Fabio Macedo é o único parlamentar maranhense que irá compor a comitiva presidencial e reconhece a importância do convite como uma oportunidade de inserir o Maranhão como um dos principais fornecedores comerciais e aumentar a capacidade de exportação para China, uma vez que o país é o maior parceiro comercial do Brasil. 

“É uma grande honra participar de uma missão oficial na Comitiva do presidente Lula na China e também uma grande oportunidade de abrir um canal direto de negociação do Maranhão, com o país, que é uma das maiores economias mundiais e com quem temos grandes relações comerciais. Nosso interesse é abrir as portas do nosso estado para novas possibilidades de negócios e investimentos que poderão trazer mais desenvolvimento para os maranhenses. ”, disse Fabio Macedo.

O Maranhão é um dos estados onde a China tem grandes interesses, já que é um dos pontos estratégicos para a Nova Rota da Seda, o que facilitaria o projeto de expansão do comércio internacional chinês, devido as condições privilegiadas de localização geográfica do Porto do Itaqui para o comércio marítimo, sendo próximo ao Canal do Panamá e os mercados consumidores na Europa e África. 

Além disso, o país asiático busca diversificar suas fontes de importação de minério de ferro e o Brasil já é responsável por 20% do que é comprado pela China. Com a expansão do Porto do Itaqui e o aumento da capacidade de exportação de seus terminais, seria possível não somente ampliar as exportações de minério de ferro mas também de grãos, bens processados e gás natural.

Comitiva diplomática

O objetivo do presidente Lula é desfazer rusgas diplomáticas e comerciais entre os dois países, especialmente em relação à tecnologia 5G e a insumos e vacinas contra a Covid-19.

 Na pauta dos encontros, está a discussão das relações comerciais, com foco no setor industrial e do agronegócio, transição energética e segurança alimentar. O governo brasileiro busca atrair novos investimentos e cooperação econômica, além do fortalecimento do relacionamento entre os dois países.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *