0

Reformada e modernizada, casa de Sarney volta a ser palco de movimentações políticas

Abandonada pela família do ex-presidente há alguns anos, propriedade na praia do Calhau, em São Luís – que já foi palco de inúmeros episódios da República e guarda importante cervo artístico e cultural maranhense – ganhou novos móveis, decoração atualizada e voltou a ser habitada pelo ilustre proprietário

 

Na imagem publicada por Gilberto Léda, Sarney em frente à sua modernizada casa, como símbolo de sua reentrance na vida política maranhense

Ensaio

Uma imagem publicada no blog do jornalista Gilberto Léda, nesta terça-feira, 30, foi uma espécie de “reinauguração informal” da famosa mansão da família Sarney, na praia do Calhau, como palco dos mais importantes debates políticos do Maranhão.

Nesta imagem aparecem o próprio ex-presidente José Sarney, na sacada em estilo colonial da mansão, com lideranças políticas embaixo, no modernizado pátio de acesso à praia, no que seriam os fundos da residência, guardada por um portão que foi doado à família – e, contam, fechava o cemitério da cidade de Alcântara. 

Sarney voltou a morar na mansão do Calhau, que passou quase 10 anos ocupada apenas por funcionários da família.

Para voltar a abrigar Sarney, sua mulher, dona Marly, filhos, netos, bisnetos e tetranetos, a casa passou por uma ampla e minuciosa reforma, que deu ares modernos à decoração, embora tenha mantido a arquitetura original, no estilo colonial, com seus salões amplos, pátios internos – muitos deles agora gramados – e suas passagens em arco. 

A família Sarney está de volta ao debate político como espécies de consultores e aliados do governador  Carlos Brandão (PSB); e a imagem na frente da casa é o símbolo desta reentrance.

O governador tem frequentado rotineiramente a casa do Calhau; a matéria em que Léda usou a imagem de Sarney na sacada, por exemplo, trata de articulações para reforçar o controle de Brandão no MDB, que agora será comandado por seu irmão, Marcus Brandão.

A casa de Sarney ocupa um quarteirão em uma das áreas do Calhau mais próximas à praia; imóvel agora valorizado pela reforma

Assim como ele próprio, a casa de Sarney é um símbolo da política maranhense.

Movimentada por lideranças políticas nacionais e internacionais na década de 80, passou a ser chamada pejorativamente de “casa mal assombrada” pela oposição dos anos 90; e experimentou a decadência política do grupo a partir dos anos 2000.

Agora volta repaginada, modernizada e desagravada pela história e por aqueles próprios que a taxaram negativamente no passado.

Voltam a casa, volta Sarney, seu histórico partido e seu grupo político… 

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *