0

Base governista já repensa candidatura única de Duarte Jr….

Aliados do governador Carlos Brandão começam a entender a importância de outras candidaturas para favorecer a possibilidade de um eventual segundo turno contra o prefeito Eduardo Bride, coisa que o deputado federal do PSB – que sofre também processo de esvaziamento – não teria condições de garantir sozinho

 

A imagem é de 2018, e foi postada pelo próprio Duarte Júnior; mas hoje ela reflete bem o clima na candidatura do deputado socialista, que para alguns, “subiu no telhado”

“Subiu no telhado”.

Essa foi a expressão de um dos aliados do governador Carlos Brandão (PSB), nesta quinta-feira, 8, ao falar da candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB), que sofreu visível processo de esvaziamento desde o início da crise na base do governo envolvendo a escolha do conselheiro do TCE-MA.

No telhado ou não, o fato é que a candidatura de Duarte na base de Brandão já não é hegemônica; e cada vez mais líderes aliados e chefes partidários defendem abertamente o lançamento de outros candidatos para ampliar as chances de segundo turno contra o prefeito Eduardo Braide (PSB).

Primeiro a defender a ideia das múltiplas candidaturas, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) chegou a articular o nome do ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido), mas foi restringido pela resistência dos governistas; ainda assim, Jerry mantém a tese das múltiplas candidaturas governistas.

Esta semana, em conversas com o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça, outros dois líderes da base governista também criticaram a ideia de ter Duarte como único nome para forçar uma polarização contra Braide.

– Não sei se funciona essa ideia de candidatura única; pode ser um erro – afirmou o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil); o próprio Evangelista já havia desistido da candidatura a prefeito em nome da polarização; e nesta quinta-feira, 7, elogiou o apoio do colega Osmar Filho (PDT) a  Braide.

Outro que também entende ser arriscado a tentativa de polarização entre Duarte Júnior e Eduardo Braide é o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB); O comunista tem hoje postura mais independente em relação ao governo, mas ainda se considera aliado.

– Se houver a polarização, sem outras alternativas, e o Braide vencer em primeiro turno, ele chega gigante a 2026 – apontou Othelino.

haviam na base do governo Brandão pelo menos três nomes além de Duarte Júnior: Edivaldo Júnior, Neto Evangelista e o também deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (ainda no PSB).

Dos três, apenas Yglésio ainda tenta viabilizar-se como candidato…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *