Senadora ampliou exponencialmente suas chances de reeleição ao entrar no partido do presidente Lula, o que já se reflete nas pesquisas de intenção de votos

ABRAÇADA POR LULA, Eliziane Gama mudou o jogo da disputa pelo Senado no Maranhão e ampliou suas chances de reeleição
Nenhum dos movimentos políticos do fechamento da janela partidária, em abril, foi tão significativo quanto o da senadora Eliziane Gama, ao trocar o PSD pelo PT, a pedido do presidente Lula.
- com o movimento, ela fortaleceu suas bases eleitorais de forma orgânica nos segmentos sociais e entidades de classes ligadas ao PT;
- e os resultados já começam a aparecer nas pesquisas, como as dos institutos Inop e Veritá, ambas divulgadas nesta sexta-feira, 8.
“A irmã, pelo visto, tomou uma decisão correta em optar por disputar a reeleição pelo PT. Os números explicam isso”, é a opinião comum entre analistas, tanto em rodas de conversas quanto em grupos de troca de mensagens na internet.
Até março, Eliziane vagava sem espaços em nenhuma chapa, isolada por Brnadão e rejeitada por Braide.
Mesmo assim, figurava embolada com Weverton Rocha (PDT) e André Fufuca (PP) nos levantamentos que apontavam Roseana Sarney e Roberto Rocha à frente. Este blog Marco Aurélio d’Eça já havia retratado esta situação no post “Com até sete nomes na base, Lula e o PT têm de esperar para definir o Senado no Maranhão…” e também no post “‘Nossa liderança é o presidente Lula’, afirma Eliziane Gama...”.
A filiação ao PT mudou tudo.
- além de ganhar apoio orgânico dos segmentos sociais, ela conseguiu neutralizar a parcela bolsonarista das igrejas evangélicas;
- o resultado é a forte competitividade da senadora na disputa por uma das vagas, agora como candidata oficial de Lula no estado.
À medida que Lula começar a aparecer por aqui – seja em vídeo ou presencialmente – a tendência é que Eliziane ganhe ainda mais corpo eleitoral nas próximas pesquisas.
E deve chegar às convenções disputando as primeiras posições…



