4

Com denúncia parada há nove anos, portal da Ufma ainda afirma: “indicativo de fraude é inaceitável na instituição”…

Em uma nota arrogante, que tenta até ensinar a se fazer jornalismo, o Portal da Ufma falou hoje pela primeira vez sobre a denúncia do professor Wildoberto Batista Gurgel, de que também na instituição, há fraudes em notas de estudantes, nos moldes da acontecida no Uniceuma.

Curiosamente, o texto do portal trata a denúncia do professor como “suposição” e chega a advertir, didaticamente, como devem ser divulgadas as denúncias contra a Ufma.

O processo por fraude em notas, que a Ufma finge não existir

Só esqueceu de dizer que a denúncia, feita oficialmente pelo professor Gurgel, adomerce há nove anos na Secretaria de Colegiados Superiores, como revelou o blog do jornalista Gilberto Léda.

E parece debochar da imprensa ao falar do assunto: Há, inclusive, uma determinação da Administração Superior da UFMA para que casos assim sejam apurados rigorosamente pelos setores competentes para identificação e punição jurídica, administrativa e/ou pedagógica dos possíveis responsáveis.

O rigor na Ufma dura nove longos anos???

Ao final da nota, o portal passa a acusar o professor Ayala Gurgel, que teria sido “afastado da Ufma em decorrência de posturas não-éticas”.

E faz proselitismo da administração do reitor Natalino Salgado. E só.

Nenhuma explicação para a a paralisação das investigações das denúncias de fraude em notas.

Lamentável postura…

Leia a íntegra da nota da Ufma no blog de John Cutrim

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. É facil criticar um numero tao alto de alunos de particulares e alguns de publica; o que se tem que discutir nao é a quantidade mais o fato em si, investigar e admitir.. Ha anos o Ceuma nao é mais centro de patricios, muitos do que la estao sao por bolsa e outros beneficios, de que nao teriam como pagar os valores citados.. Qualquer instituiçao estar vulneravel a gurus

  2. Marco;
    como disse no blog do Gilberto Léda, venho aqui parabenizar pela imparcialidade e a lucidez para perceber os pormenores da história, ao contrário de outros blogueiros e “jornalistas” que apenas fizeram alarde com a “denúncia” e mostraram-se assim sensacionalistas! Parabéns pela sensibilidade em analisar os dois lados, inclusive o da UFMA, com seu pronunciamento pomposo que não passava de engodo para distrair e desviar dos problemas que realmente deveriam estar sendo tratados.
    Sucesso ao blog!

    “Cumpre ressaltar que toda denúncia sem provas documentais, seja ela feita em redes sociais ou em quaisquer outros canais de comunicação, caracteriza mera leviandade. Mais do que falar ou, nesse caso, escrever, é preciso estar legalmente respaldado para garantir a imparcialidade na apuração dos fatos.”

    – espero que quem tenha redigido o texto tenha também tomado para si o conteúdo do mesmo, pois vale lembrar que até agora tudo o que foi dito está sendo também exposto, no entanto, as denúncias do “afastado de suas atividades na UFMA em decorrência de posturas não éticas” não foi provada. E mais: FOI CONTRADITA !

  3. Os funcionários dos Fecury teimam em tentar tirar o foco do ceuma. São 6 casos contra mais de 700, em uma coisa que todo mundo sabia que acontecia a anos, pergunte a um aluno do “uni”ceuma sobre o assunto e eles falam na maior naturalidade como aquilo era comum lá, e como é comum outras práticas ainda mais criminosas. Já 700+ é um número muito grande, e apenas uma parcial do número real. A aparição repentina deste professor é muito conveniente, isso é fato, principalmente na forma como ele eleva o ceuma e diminui a ufma. Fica evidente pela nota da Ufma e pelos comentários do professor que ambos possuem problemas mau resolvidos entre si, a ufma critica a etica do professor, e um professor, com emprego federal, criticar a ufma em defesa do ceuma é muito, mas muito suspeito. Agora estes 6 casos, sem os zeros dos 700, sem duvida alguma devem ser investigadas com urgência, até para mostrar como se investiga e pune de verdade em uma instituição séria.

  4. Marcos, A fraude na UFMA, não é só em notas é também na adimissão de alunos oriundos da Bolívia, como se sabe os cursos de medicina na daquele país é um engodo uma aberração academica. O Dr. Natalino Adimitiu o genro do seu irmão Henrique L… Salgado no curso de medicina. O nome do Aluno é Bringel Neto, o mesmo jamais teria competencia para entrar na instituição se não fosse por meios nada republicanos. E pra completar Natalino fez um convênio com a prefeitura do irmão no valor de 1.300.000.00 mil reais, que inclusive é fruto de investigação pela polícia federal e MPF. Portanto, a UFMA tem muita coisa pra ser investigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *