3

Descompressão na Assembleia Legislativa…

Assembleia terá que descomprimir para seguir em frente

Os deputados estaduais chegaram à conclusão de que é preciso buscar uma forma de minimizar o desgaste na imagem da Assembleia Legislativa, alvo de bombardeio intenso nas últimas semanas.

Os líderes da bancada governista conversaram anteontem com a governadora Roseana Sarney (PMDB), que manifestou preocupação com a situação e pediu uma solução rápida pela crise.

Após a conversa com Roseana, os parlamentares – Carlos Alberto Milhomem (PSD), César Pires (DEM) e Eduardo Braide (PMN) – repassaram a preocupação aos demais, que decidiram buscar medidas de descompressão.

A Assembleia Legislativa está hoje divida em dois blocos.

De um lado, os deputados mais conservadores, que acham desnecessária a satisfação de suas ações e o corte de alguns privilégios criados ainda no século passado e contestados pela opinião pública. Do outro, alguns mais progressistas, que na vontade de questionar, acabam promovendo a autofagia.

Desde as primeiras cobranças, o debate interno entre estas duas categorias tem levado ao acirramento dos ânimos e à troca de acusações que ultrapassa os limites da Casa e chegoa às demais instâncias de poder público.

Agora, orientados por Roseana , os próprios parlamentares chegaram à conclusão de que é preciso agir. 

Os mais conservadores entenderam serem necessárias algumas medidas moralizadoras, que só vai melhorar a imagem do Poder.

Os progressistas, e mais rebeldes, também entenderam que a autofagia gerada pela troca de acusações só prejudicará os próprios deputados.

E já na segunda-feira deverão começar a rever algumas questões, como o auxílio-saúde para aposentados e os dois salários extras que ainda permanecem.

É o que se espera dos representantes do povo…

Publicado originalmente na coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. D’eça, por falar em Assembleia, o coronel Pinheiro Filho ja pediu para sair do Gabinete Militar ou vai esperar para ser exonerado pelo presidente? E que o presidente descobriu que ele tambem estava vencido desde 25 de dezembro, quando tambem completou 8 anos no posto de coronel e ficou calado para nao perder a gratificaçao, alem de ser um cupixa do deputado Marcelo Tavares. Tem cada coronel nessa PM.

  2. Governadora, o nosso Estado se encontra desgastado perante o Brasil, não so por conta de nossos parlamentares mas, principalmente, pelos mais de quarenta anos de desgoverno seu e de sua famiglia.

  3. O fato é que a falta de importância da assembléia beira a irrelevância.
    Custa mais de 200 milhões de reais manter a Assembléia Legislativa do Maranhão, é muito dinheiro para quase nada.
    De algum modo o Brasil precisa passar por uma reforma política séria que reduza a 20% do tamanho atual o legislativo em todas suas esferas.
    200 milhões de reais no Maranhão davam para fazer muitos investimentos importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *