33

A excelente perícia da polícia…

Apesar das críticas pontuais, aqui e ali, a alguns procedimentos da operação que levou à cadeia os envolvidos no assassinato do jornalista Décio Sá, há de se reconhecer o excelente trabalho realizado pela polícia maranhense.

Engana-se quem acha que a comissão que investiga o caso trabalhe apenas baseada em depoimentos.

A oitiva de testemunhas e acusados é apenas uma parte do inquérito – uma pequena parte, diga-se de passagem.

O trabalho se baseia, sobretudo, em provas materiais, documentos, dados da perícia, que formam um conjunto “robusto” como declarou a delegada-geral Cristina Menezes.

Nesta ação, ressalte-se também a ação da polícia técnica.

É a partir da perícia destes profissionais que se desfazem eventuais dúvidas ou choques de informação entre depoimentos e provas materiais.

Com base neste farto material técnico é que a equipe comandada pelo secretário Aluísio Mendes tem convicção na elucidação do crime e na participação de cada um dos suspeitos –  Estejam ou não presos.

Material que será fundamental na fase do processo.

E que fatalmente levará à condenação dos culpados…

Marco Aurélio D'Eça

33 Comments

  1. é isso ai meu caro george…também acredito que esse “mandantes” foram tirados pra palito, sao verdadeiros “bodes expiatórios”. aguardo tb a imparcialidade do blogueiro no momento certo…

  2. Voto com aqueles q pedem a imparcialidade do blogueiro. Ela sera inevitavelmente colocada a prova quando o sigilo dos autos do oinquerito cair. Neste momento a sociedade podera conhcer todas as provas q a policia tem e podera constatar se elas combinam c a exposicao do blogueiro. Nao preciso conhecer os autos para saber q glaucio e miranda sao inocentes. Basta conhece_los. quando a inocencia deles for provada e ela sera, o blogueiro _ caso seja imparcial_ anunciara isso c a mesma veemencia q os acusa.

  3. Parabéns D’Eça continue assim, voce é o unico jornalista que vem publicando as coisas como elas estao no caso Décio, nao ligue para os que falam e tentam te atingir com certeza fazem parte desse bando de de maus elementos, pois para tomar as dores assim… Outra coisa o seu blog esta sendo de grande utilidade para o povo do MA ficar sabendo do que està passando nos bastidores do caso Décio, se estao falando é porque vc esta incomodando, continue assim com o seu dinamismo e imparcialidade. Outra coisa foi publicado hoje no blog do Giilberto Leda que a Veja fez uma reportagem com o assassino Jhonatan e talvez seja publicada a matéria ainda na revista de amanha, vamos aguardar.

  4. Devia mandar um email jutificando porque esse ou aquele comentario não vai para pagina. ficaria mais descente meu caro.

  5. marco deça, Será que não Hackearam tua pagina e estão postando por ti. é impossivel acredita que vc escreveu esse ultimo post diante do que vem acontecendo.

  6. Gente, desculpa o Deça; devem ter HACKEADO blog dele e postado isso. eu duvido q foi ele.

  7. Cade a imparcialidade, Deca? Acho que a ultima reportagem que li nos ultimos dias foi uma sua, sobre dois pesos e duas medidas, que essa mesma policia que vc esta elogiando junto com a Secretaria. Vejamos, muito interessante e comodo essa arma aparecer proximo do fim das prisoes temporarias… Outra coisa, como a SUPER Policia Civil nao divulga que a maior parte da municao encontrada com o papagaio ensaiado era de um lote da PC e mesmo assim a SEIC esconde isso, assim como escondeu o fato de ter dois agentes que estavam junto do Glaucio e dos homens do Bolinha quando os mesmos estavam tramando uma das execucoes ( acho que foi a do Fabio Brasil ), gravaram toda a trama e mesmo assim nada fizeram. Pediu a prisao e apresentou um homem, pai de familia, como suspeito sem que tivesse o seu nome sequer citado no depoimento do homem que, acabou de muda-lo, dizendo que no meio de uma fuga, ainda teve tempo de cavar um buraco para esconder a arma… Sera que ngm consegue ver esses fatos?? Isso nao quer dizer nada?? Como disse no inicio, muito comodo para a SEIC divulgar que encontrou uma arma em um local que passou varias vezes com os mesmos equipamentos e somente agora apareceu? Sinceramente, acredito que trata-se de uma prova plantada para que esse Secretario juntamente com os dois bandidos da SEIC plantaram para acorbertar mais atrocidades e protegerem agentes corruptos dessa comissao.

  8. Uma pessoa que quer fugir tranqüila – após avistar um carro da patrulha nas redondezas PAROU pra enterrar a arma, no escuro e depois acho exatamente no mesmo local onde já havia sido feita “varredura” inclusive com detentor de metal? Acorda, mé Alice no país das maravilhas

  9. Marco, veja essa matéria do Imparcial:
    http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/07/06/interna_urbano,118389/aluisio-mendes-diz-que-pistola-foi-utilizada-para-matar-decio.shtml
    O pistoleiro afirmou o que eu havia dito. A arma foi enterrada por 2 motivos. O pistoleiro enterrou a arma para fugir em paz da polícia e enterrou para depois vender a arma no mercado paralelo, pois a mesma valeria cerca de 2 mil reais no câmbio negro. Depois falam bobagem do Aluísio…

  10. Olha, eu vou dizer uma coisa.
    Vou parar de argumentar e questionar algumas coisas aqui.
    Somos muitos leigos perto de uma SSP.

    É CLARO e OBVIO que ALGUNS questionamentos e argumentos feitos por leigos como nós aqui, são necessários para dar desenvolvimento a coisa.

    Mais por tráz de tudo isso existe uma ciencia, toda uma investigação, muitas e muitas provas, que com certeza a SSP tem bastante, por isso não tá blefando em nada do que tá dizendo ou praticando quando prendeu todos os que estão encarceirados. Inclusive o Capita.

    Aqui no blog e em varios outros, quando surge um fato novo, a grande maiora ou quase todos, só sabem dizer que é contradição, de que ele falou isso primeiro, falow isso agora e bla bla bla e mi mi mi…

    Rapaz, quem conhece disso é a POLICIA.
    POLICIA CIVIL E FEDERAL(CIENCIA INVESTIGACIONAL)

    Quando a gente ver os comentários daqui e ver o que o Aluisio fala, dar pra ver a distancia que temos entre a gente e um Cientista Policial.

    É muita diferença!!!

    Aqui no blog, só pq o Jonhatan falow que jogou a arma no mar e depois revelou de onde fato estava a arma, é contradição!!!
    Pra policia é obvio que não é, foi apenas uma defesa dele.
    Mais pros leigos é contradição.
    Aí vai logo dizendo que tá tudo errado e ainda apoiam as palavras do Cutrim, dizendo que foi tudo arquitetado.

    Tá, pode ter algum ponto de arquitetação sim, mais não a ponto de mudar a direção da investigação e o foco dela.

    Estamos longe de ser investigadores mesmo.

    E isso não vale só pra esse crime ou qualquer outro, vale pra qualquer assunto que um leigo possa discutir.
    Vale por exemplo pro futebol, quando criticamos um tecnico que não colocou o jogador “x” ao invés de ter colocado o jogador “y”, só por puro fanatismo nosso, sem saber de fato o que pode ter ocorrido pra ele não ter colocado o “x” no jogo. Aí a corneta rola solta.

    Emfim, questionamentos daqui até valem, mais tem que ser muito filtrados.
    Só alguns valem e tem muitos repetidos.

    Engraçado que se a gente for conversar por 15 ou 20 minutos com o Aluísio Mendes sobre esse caso, aí a gente vai ver o quanto somos leigos nesse caso.

    Só pra finalizar.
    Foram poucos que entenderam o fato do Jonhatan ter dito somente agora aonde a arma estava.
    Pra muitos foi pura contradição e aí automaticamente tudo que ele falow tá errado e vai por agua abaixo.
    Não sabem tirar o lado positivo da coisa, serem sensatos ou realistas e enxergarem a verdade.

    Analisem…
    Critiquem sim, mais analisem mais e sejam sensatos.

  11. Quando o assasino do Décio foi preso, encontraram uma pistola .40 do GTA com ele e até o presente momento não houve uma explicação da Secretaria de Segurança como essa arma foi parar em suas mãos. Será que essa outra arma também não pertencia ao GTA?

  12. ESSA POLICIA DO MA, SÓ PRENDE JUNIOR DO MOJO E SEU COMPARSA, TALVEZ PORQUE O JUNIOR DO MOJO É ALIADO DA BIA LIGADO AO GRUPO SARNEY.

  13. MARCO:
    OS PARENTES DE JUNIOR BOLINHA ESTÃO PATRULHANDO A INTERNET, COMEÇANDO A DESQUALIFICAR AS ACUSAÇÕES E OS DEPOIMENTOS MAIS INCISIVOS, ORIENTADOS PELO DR. NETO, SEU IRMÃO E ADVOGADO, INICIANDO, ASSIM, A DEFESA DO CRIMINOSO. FIQUE ATENTO E CONTINUE DENUNCIANDO, POIS ADMIRAMOS SUA CORAGEM. MAS EU MESMO PUDE VER BENS DO JUNIOR BOLINHA INCOMPATÍVEIS COM AS RENDAS DE REVENDEDORES DE CARROS. É TODA UMA QUADRILHA. CUIDADO, MEU AMIGO!

  14. Marco, vc está corretíssimo. Os maniqueistas jamais reconhecem o trabalho que vc vem fazendo. Não se preocupe com eles, continue trabalhando.

  15. Marcos…mando Marcelo toma no C… Ta achando ruim faz um blog… Parabéns marcos pelo seu trabalho!! Esse Marcelo deve ser algum amiguinho da quadrilátero…querendo mostra que estudou direito!!!

  16. comenta-se nos quatro cantos da cidade que arma foi plantada, se não vamos as perguntas: um homicida que não conhece são luis ia saber o local aproximado onde estava a arma? a policia está com o jonatas esses dias todos, só agora ele resolve dizer onde a arma estava por coincidência com a pericia? a arma foi levada de tarde para o icrim e foi logo periciada para a novela no dia seguinte? porque o jonatas não pode ser entrevistado? será que ele pode falar alguma coisa que não foi combinado? qual será o próximo capitulo da novela?

  17. concordo com todos acima, voce deveria ter mais inparcialidade e largar essa necessidade desenfreada de proteger o seu lado politico sem nem se quer pensar se o que esta acusando é verdade ou nao…
    esta acusando sem freios e provas concretas…

  18. To começando a achar que a camisa da perícia na foto eh sua. Acho que a policia civil junto com a secretaria estão tentando se limpar das injustiças que estão fazendo com algumas pessoas desde o dia 12 ou 13 quando apresentaram os suspeitos. Acho que nas ultimas semanas o post mais coerente que vc fez foi o dois pesos e duas medida, em que critica de forma correta e muito feliz, o protecionismo sobre o Durans e o Alcides, uma vez que esses dois foram citados em depoimentos e estão a solta, enquanto o Capitao esta preso e, até que a Seic prove alguma coisa, eh inocente. Desculpa, mas esse lance da arma esta cheirando armação para jogarem pro Capitao. Afinal, foi citado pela própria delegada geral que a maioria das balas encontradas com o matador, são da PC.

  19. Infelizmente seu talento tem cedido espaço para sua falta de imparcialidade. Lamentável.

  20. ESSA MÉDIA, É PARA OCUPAR O LUGAR O DÉCIO NA MIRANTE?? PRECISA DISSO NÃO IRMÃOZINHO!!! TEM MUITO QUE ESTUDAR!!

  21. Marco ir contrário ao que você post, não significa estar contrário a verdade. Parece óbvio a sua sina de defender o executivo, de elogiar o Governo e etc…
    Você não deve atacar as pessoas, simplesmente por não concordarem com sua posição política e parcialidade com a secretaria de segurança do governo.
    Que tal você um pouco sobre direito penal e verificar que existe muitas ilegalidades e arbitrariedades que só no Maranhão acontecem?

    resp.; Eu não ataquei ninguém. Apenas respondi que o mesmo que me cobra imparcialidade é o mesmo que me elogiou quando critiquei a polícia. Imparcialidade não é isso? Não é elogiar quando deve e criticar quando for necessário. Ou, para ele, Imparcialidade é criticar o governo? Onde ele aprendeu isso? CXom Márcio Jerry, Chico Gonçalves, Franklin Doulgas ou outro esquerdóide na Ufma?

  22. Marco Deça, corroboro o que o tal Marcelo cita!
    Um pouco de imparcialidade combina mais com o jornalismo não? Talvez, seja até mais educativo!

    Resp.; Pelo mamor de Deus!!! Eu passo o tempo inteiro criticando a ação da polícia e quando faço um reconhecimento vocês me cobram imparcialidade? Em que mundo vocês vivem, heim???

  23. Seu trabalho nao tem sido esse! Seu trabalho é elogiar de forma desmedida a ação do governo, sem primazia a nenhum tipo de princpio, seja ele qual for. Acusar sem prova..e atacar pessoas sem direito a resposta nao é o correto! Pelo menos penso assim. Em nenhum momento demonstro descompromisso com a verdade e com a justiçaç mas vc em quase todos os comentarios, faz presunção de culpabilidade, o que já foi deixado pra traz desde o primeiro codigo penal e as antigas constituicoes.
    Agora, se as criticas lhe ofendem, desculpe, talvez voce esteja no meio errado… alias, vc sabe em que meio estar, pq vive postando de forma romantica no intuito de fazer média!

    Resp.; Chega! Já vi que é obtuso.

  24. Prefiro ler seus comentários quando realmente se tem noticia!
    Voce tem tanto talento, e perde muito tempo elogiando o que nao combina com seu perfil! Vamos ser mais imparcial, mais catedratico…. imparcialidade, principio da inocencia…etc…isso deve ser usado como meio de balisa, deixemos esses post romanticos para outrora…

    resp.: Traduzindo: você não está preocupado com a verdade. Você quer sempre ataques, críticas, sejam injustas ou não. Você não aceita que se reonheça um trabalho bem feito. Como profissional de imprensa, meu dever é criticar quando for necessário e reconhecer os acertos quando eles vêm. Se você não gosta disso, lamento por você.

  25. Parabéns pelo post, que reforça a credibilidade que vc tem como excelente profissional. Sabe dar a César o que é de César.

  26. Lógico. Me lembro que no caso Alexandre Nardone, as provas técnicas descaracterizaram a tese de uma 3ª pessoa na sena do crime, invocado pela defesa.
    Depoimentos podem ser manipulados, alegadamente que pessoas podem ter o dom de mentir.
    As provas técnicas servem exatamente para eliminar os pontos confusos, obscuros e contraditórios do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *