A duplicação da BR-135, no trecho Estiva/Bacabeira, iniciado em setembro de 2012 está longe de ser concluída.
A lentidão da obra e a crise econômica contribuem para aumentar o temor de que o projeto jamais seja completamente executado. Motivos para tanto pessimismo não faltam. Porém, no fim do mês passado surgiu um alento: as obras foram reiniciadas.
Parodiado um surrado jingle de campanhas eleitorais é possível acreditar que “agora vai”.
Contudo, fazendo-se analogia com um campeonato de futebol, o reinício das obras equivale ao primeiro gol marcado por uma equipe que, para ficar com a taça, precisa vencer por um placar de dez a zero.
Tarefa difícil.
Olhando-se pelo retrovisor dá para perceber o tamanho do desafio. Há décadas inúmeros políticos maranhenses vêm lutando em defesa do projeto sem que os resultados sejam alcançados na dimensão que a população deseja.
Sem temer possíveis desgastes por abraçar uma causa que já caiu no descrédito, o deputado Hildo Rocha realizou diversas ações que certamente contribuíram para acelerar o reinício das obras.
Principais ações:
23.02 – Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados Hildo Rocha cobrou providências, em caráter de urgência, ao DNIT em relação às rodovias federais do Estado do Maranhão e ressaltou a precariedade da fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal.
04.03 – Durante audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, Hildo Rocha cobrou a conclusão do primeiro trecho da duplicação da BR-135, e o início da segunda e terceira etapas.
12.03 – Em audiência com o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luis Guilherme Rodrigues, Hildo Rocha pediu agilidade na duplicação da BR-135, no trecho Estiva/Bacabeira; solicitou informações acerca do processo licitatório para a continuidade da duplicação, nos trechos (Bacabeira/Entroncamento) e Entroncamento/Miranda do Norte; e, requisitou melhorias na BR-226.
15.04 – Em atendimento a requerimento de Hildo Rocha, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou proposta para a realização de audiência pública para tratar de assuntos referentes às obras de adequação de trechos urbanos de rodovias federais. Durante a audiência pública o deputado Hildo Rocha fez a direção do DNIT se comprometer com o reinicio imediato da obra realizando os pagamentos pendentes e fazendo o empenho do restante previsto no contrato da duplicação da BR 135 no trecho Estiva/Bacabeira.
06.05 – Em audiência com uma representação da bancada federal maranhense composta por Hildo Rocha, Pedro Fernandes, Victor Mendes, José Reinaldo, Weverton Rocha e Waldir Maranhão, o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, garantiu que a conclusão da duplicação da BR-135, trecho Estiva/Bacabeira, está assegurada.
03.06 – Acompanhado por técnicos do Dnit e parlamentares estaduais realizou vistoria para constatar o reinício das obras.
Cada ação realizada por Hildo Rocha em defesa da duplicação da BR-135 equivale a um gol assinalado. O parlamentar entrou em campo quando o time já dava sinais de cansaço.
Felizmente deu sorte. Está fazendo a diferença.
Rocha pode até não erguer a taça, mas, certamente ganhará a medalha de artilheiro de uma contenda cujo vencedor será o povo maranhense.
No final das contas o que interessa é a obra ser concluída. Isso acontecendo os méritos de todos os que lutaram por ela deverão ser reconhecidos. O deputado Hildo Rocha, sem dúvida merece a consideração dos maranhenses pelo trabalho que vem realizando. É trabalhador. Isso não se pode negar.
hahHahAhHa comediante.
E o senhor José Sarney, com tanta influência nada faz para isso ir adiante.
Olha, essa obra é de fato muito complexa, mas não era pra tanto.
Sao 25 km de estrada, e já gastaram(vai custar) com aditivos e tudo mais a bagatela de R$ 500.000.000,00! Isso mesmo: meio bilhão de reais!
Mas em apenas 25 km de estrada, ou seja, R$ 20.000.000,00 por km feito.
Só para se ter uma ideia, hoje o governo do estado paga(rsrsrs quando paga), em média, R$ 700.000,00 por km.
Resumo da ópera: a duplicação da estrada de 25 km custa nada menos que 28 X mais que uma estrada comum.
Não precisa ser engenheiro pra perceber que tem LAMA nessa estrada, ainda mais nesse governo Lula/Dilma, santo todo.
Ponha lentidão nisso. Mas, como diz o ditado: antes à tardinha do que nunca hehe
A parte Ferroviária da obra não possuí ligação alguma com a Rodoviária.
O que admiro mais no deputado Hildo Rocha e a disposição dele para trabalhar e ajudar no desenvolvimento do nosso estado. Ele é um deputado diferente, pois ele sobe na tribuna da câmara federal, vai nos ministerios e fiscaliza as obras e ainda vai nos municípios sem ser epoca de eleições. Para mim o Hildo Rocha está melhor do que eu esperava. Tem coragem, é trabalhador, reune qualidades de um bom parlamentar. Ele ate agora é o unico que critica a administração do Flavio Dino. E critica de maneira inteligente. O caso de Vitoria do Mearim é um exemplo. Ele chamou atencao do Brasil e do mundo para um pratica constante em nosso estado que é a utilização de pessoas estranhas ao corpo funcional da segurança pública trabalhando nas cidades com o consentimento do governador Flavio Dino.