3

Iminente fim dos debates só beneficia Edivaldo Júnior…

Comunicado que os candidatos a prefeito de São Luís fizeram à Justiça Eleitoral – exigindo a presença de todos eles nos programas – esbarra na dificuldade técnica de botar nove debatedores em um estúdio. Resultado: as emissoras devem cancelar sua programação eleitoral

 

Edivaldo só tem a sorrir com ação dos adversários a favor dele mesmo...

Edivaldo só tem a sorrir com ação dos adversários a favor dele mesmo…

A decisão de oito dos nove candidatos – de encaminhar ao TRE Comunicado exigindo a presença de todos nos debates nas emissoras de rádio e TV – deve beneficiar diretamente o prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

O blog ouviu dois diretores de emissoras em São Luís e eles foram claros: “tecnicamente é impossível realizar debate  com nove candidatos”.

Até hoje, as emissoras se prevaleciam do Artigo 46 da Lei 9.504/97 – que estabelece as regras dos debates – para chamar apenas candidatos com representação acima de nove deputados na Câmara Federal.

Para compensar os demais, as TVs faziam acordos, abrindo espaços em sua programação para entrevistas individuais, de até 5 minutos.

Ocorre que, nesta eleição, por articulação do candidato Eduardo Braide (PMN), os candidatos se anteciparam – com base no parágrafo 5º do mesmo artigo 46 – e decidiram protocolar na Justiça Eleitoral documento dizendo que todos eles concordam que os debates devam ser com os nove candidatos.

E a assinatura no documento amarra ainda mais os candidatos, já que, se algum voltar atrás, perde o apoio dos demais em um eventual segundo turno.

Mas o documento acaba por beneficiar exatamente o prefeito Edivaldo.

O atual prefeito é o único a quem o debate não interessa.  Para Holandinha, melhor é que a campanha se desenrole sem confrontos, já que ele é o atual gestor e terá de dar conta dos problemas da cidade.

Neste caso, os candidatos que tentam engessar os debates estão, indiretamente, beneficiando o principal adversário.

E Edivaldo Júnior agradece…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Pra mim Edivaldo nao corre na responsabilidade. Tem feito uma boa gestao, e com certeza participa de qualquer debate. Prova disso que ja participou do debate do Estado, e se saiu muito bem por sinal.

  2. Edivaldo segue bem. por mais que tentem prejudicar ele. ele é qu se mantém no topo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *