7

Edivaldo culpa a população pela má drenagem em São Luís…

Prefeito vai às redes sociais para dizer que o volume de lixo encontrado nas galerias é muito alto, o que impede a vazão das águas nas chuvas. Mas cabe à prefeitura, no entanto, a limpeza regular das galerias, a coleta regular do lixo e, sobretudo, a punição a quem descarta lixo de forma errada

 

O print acima é uma espécie de exortação à população.

Nele, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) culpa o cidadão pelas enchentes no período de chuvas. Ele sugere que o volume de lixo nas galerias – e não a falta de drenagem adequada – é o responsável pelas inundações.

O prefeito pode até querer eximir-se das responsabilidades, mas há três ponderações a fazer em relação ao seu apelo:

1 – Se o volume de lixo é tanto, a falha está no serviço de coleta de lixo e de limpeza urbana mantido pela própria prefeitura.

2 – Se o cidadão descarta lixo mesmo tendo a coleta regular em seu bairro, a responsabilidade também é da prefeitura, a quem cabe as campanhas de conscientização e, sobretudo, fiscalização, advertência e sanção a quem comete tais irregularidades.

3 – Se as galerias acumulam tanto lixo – mesmo com a má educação da população – significa que elas passam praticamente o ano inteiro sem limpeza.

E se a prefeitura não cumpre nenhuma dessas obrigações – como não cumpriu em 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 – não adianta culpar o cidadão pela própria desgraça.

De uma forma ou de outra, portanto, a prefeitura tem responsabilidade no caos causado pelas chuvas.

Como teve em  2013, 2014, 2015, 2016 e 2017…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. A culpa é inteiramente da população, primeiro não colocando o lixo no local adequado, segundo o povo reelegeu o prefeito e se não tem coleta adequada, se não tem conscientização ( vale dizer que além de campanhas educativa para as pessoal porcas que sujam as ruas deveria fazer valer as leis que puni esse mesmo porcos, quando atinge no bolso o povo aprende) a culpa é do prefeito que por sua vez foi eleito pelos mesmo que estão sofrendo com alagamentos. Obs aqui na forquilha na rua da escola magnólia o prefeito fez a tal drenagem profunda que ele tanto usou na campanha porem continua alagando

  2. Tempos atrás o pai dele insinuou que a imprensa era a culpada pela má gestão do filho e, agora o mesmo vem com essa…, no início do ano o prefeito anunciou redução de gastos em todas as secretarias, e para minha surpresa num anexo de uma escola no Monte Castelo, recentemente chegou uma diretora adjunta ou vice como preferir chamar, porque uma escola que é um simples anexo de outra tem duas pessoas na direção não basta ter a diretora da escola principal e uma no anexo, isso não é cortar gastos, mas sim agradar apaniguados políticos dinheiro para reformar escolas não tem aumentar a folha pode, A escola Alberico Silva no bairro da Alemanha há tempos precisa de uma reforma e prefeitura alega não haver recursos, eu todos os dias ocupo o espaço dos blogs para criticar a prefeitura nada pessoal, até porque sou apartidária e trabalho numa escola pública municipal e vejo a realidade tudo o que escrevo é na esperança de o prefeito sair da inércia e atender aos interceda coletividade e não do seu grupo político. Edivaldo, desejo sinceramente que vc nunca mais consiga se eleger para nenhum cargo político.

  3. O PREFEITO PRECISA É LIMPAR AS AS GALERIAS COM MAIOR FREQUÊNCIA , POIS A GALERIA DO RIO GAN GAN FICA CONSTANTEMENTE CHEIA DE MATO IMPEDINDO ASSIM O ESCOAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA DA REGIÃO DO ARIRIZAL.

  4. 1 – A Prefeitura não pode viver só de coletar lixo, a cidade implica muitas outras demandas. No bairro em que moro tem coleta 3x por semana, mas a prefeitura ainda tem que coletar as áreas abertas que os porcos fazem de lixão, limpa pela manhã, a tarde já tem lixo novamente.
    2 – Quer consientização melhor do que ter sua casa invadida pelas águas das chuvas por conta de um mal comportamento? Se isso não ensina meu irmão, não é campanha e sanção governamental que vai ensinar.
    3 – Um cidade limpa não é aquela que se coleta o maior volume de lixo, e sim aquela que se suja menos.

  5. Quantas e quantas vezes nós já vimos pessoas jogando lixo pela janela do carro e do ônibus, agora imagina isso todos os dias? Além de jogar os sacos de lixo em lugares impróprios. Não adianta só trabalhar pra limpar a cidade, tem que educar o povo também que não sabe conservar a cidade limpa.

  6. O prefeito nao esta culpando a populacao. Nao vi dessa maneira. Ele esta justamente fazendo o contrario: conscientizando sobre as consequencias negativas do lixo nas galerias e córregos.

  7. Edivaldo merece o prêmio nobel de alma mais esperançosa do mundo, por ainda acreditar na conscientização do povo, pois a falta de educação dos Ludovicenses é algo cultural, mas o que vale é a intenção! Todo inverno eu digo a mesma coisa, pelo menos 80% dos alagamentos de São Luís, a culpa é do própria população, pois eles que jogam lixo de qualquer forma nas ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *