6

Com mudanças, Edivaldo aponta para modernização da gestão…

Substituição da secretária Helena Duailibe na Saúde aponta para novos momentos; nada a ver com especulações já surgidas – inclusive na mídia alinhada ao próprio prefeito

 

Com aval de Edivaldo, Lula Fylho venceu adversários internos se impôs como homem forte da gestão

Editorial

Curiosamente, as mudanças operadas ontem pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT) em suas secretarias do governo e da Saúde, geraram especulações críticas dos próprios aliados do prefeito na imprensa.

As mudanças nada mais são, porém, que frutos da necessidade de modernização da gestão, imperativo que vem dominando a pauta política não só em São Luís, mas em todo o Brasil.

Com a nomeação de Lula Fylho para a Saúde, Edivaldo tenta modernizar o setor, acomodado com estruturas mecânicas, que acabam por funcionar como autômatos, sem inovação.

Sem identificação com o setor – e sem o corporativismo característico – Lula pode ser o chamado “choque de gestão” que tem sido usado em outras gestões.

Mas a jogada política de Edivaldo foi ainda mais além, ao nomear o ex-adjunto do Planejamento Pablo Rebouças para o comando do governo.

O posto que era ocupado por Lula Fylho é uma espécie de Casa Civil do governo municipal, o secretário dos secretários. E por isso, cobiçado por políticos de todos os matizes.

Ao longo da história política maranhense das últimas décadas, criaram-se figuras mitológicas como únicas capazes de exercer tais funções em tais setores.

Diante disso, criaram-se nas estruturas governamentais – municipais ou estadual – mantras como “fulano é o único capaz de dar conta da segurança”; ou “só sicrano dá jeito na saúde”. Ou ainda: “Beltrano resolve o problema de infraestrutura”.

Com Pablo Rebouças e Lula Fylho Edivaldo – talvez até involuntariamente, sabe-se lá – rompe com estes dogmas e aponta para uma governança na prefeitura voltada para as experiências mais exitosas de gestão.

Rebouças é o técnico que dará efetividade à governança da Prefeitura de São Luís

Como chefe da secretaria de governo, Lula Fylho venceu duelos políticos internos e externos e moldou o sistema de governança que agora será gerido por Rebouças, ele próprio ex-adjunto de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Planejamento.

Se vai dar certo ou não, só o tempo irá dizer.

Mas a coragem de Holandinha de romper com ciclos históricos deve ser aplaudido e não criticado.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. QUANDO O PREFEITO NÃO EXISTE É ASSIM, QUALQUER SECRETÁRIO MEIA SOLA TORNA-SE UM GRANDE GESTOR.

  2. O prefeito ainda não pagou os cuidadores de escolas, é bom você averiguar isso Marco Aurélio

  3. Exatamente, a secretaria precisava de alguém como o secretário Lula Fylho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *