7

Ibope: diferença entre Flávio e Roseana pode ser de apenas três pontos…

Margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, permite variações nos índices dos dois candidatos que podem fazer a diferença para a garantia de um eventual segundo turno

 

MARGEM DE ERRO: Diferença entre Flávio Dino e Roseana pode ser grande, mas pode ser mínima

A diferença entre o governador Flávio Dino (PCdoB), que aparece com 43% das intenções de votos, e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), com 34%, é, nominalmente, de apenas 9 pontos percentuais, segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem.

Mas pode ser de 15 pontos em favor do comunista;

Ou pode ser de apenas 3 pontos, o que garantiria o segundo turno entre os dois.

Essas variações são possíveis por causa da margem de erro utilizada pelos institutos de pesquisa em seus levantamentos. No caso do Ibope, a margem nesta pesquisa é de três pontos, para mais ou para menos.

Significa dizer que Flávio Dino pode ter, hoje, qualquer percentual entre 40% e 46% das intenções de votos, aplicando-se a variação da margem de erro.

Roseana, por sua vez, pode ter entre 31% e 37% das intenções de voto.

Ou seja, em pelo menos uma hipótese de cruzamentos da margem de erro, Flávio pode aparecer com 40% e Roseana com 37%, o que confirmaria a diferença de 3 pontos percentuais entre os dois.

Neste caso específico, levando em consideração, também, os índices dos demais candidatos, poderia-se afirmar um segundo turno nas eleições do Maranhão.

É bom levar que essas variáveis são estatísticas.

Mas têm poder para mudar o cenário eleitoral…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. AGORA ESSE COMUNISTA VAI VER ,A RESPOSTA DELE NAS URNAS ESSE PERSEGUIDOR COBRADOR DE EMPOSTO FORA DINOQUIO, FORA CUBA VOLTA GUERREIRA VOLTA ROSEANA

  2. Marco Deça, ontem em uma mesa tomando uma cerveja com alguns amigos, inclusive alguns em comuns seus, o debate foi em torno dessa pesquisa fajuta e a tônica que você, Leda e Jorge iriam tomar, e como comentando eis, a postura, um instituto que vocês mesmo não acreditam mais de tão desacreditado que está e a tentativa fracassada de vocês em quererem inflar dados manipulados e que mesmo assim apontam a vitória do governador Flávio Dino em primeiro turno.

  3. Pra quem vivia divulgando pesquisas com índices acima de 60% a situação não está favorável. Está caindo caindo caindo caindo…

  4. A DIFERENÇA MAIOR VEREMOS NO DIA EM QUE O RESULTADO SAIR E O VERDADEIRO RESULTADO O POVO DO MARANHÃO JÁ DECIDIU, NÃO VAI VOTAR SOMENTE EM TRES FAMÍLIAS O MARANHÃO É DE TODOS.

  5. Pelo resultado das últimas pesquisas, a Roseana vai ficar mesmo é com 30% de voto nas urnas. kkkkk
    A branca congelou nos trinta. A matemática é simples, com este índice de rejeição da oponente é impossível o Governador não chegar a 51% o que garante a sua vitória no primeiro Turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *