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De como Brandão desmoralizou sua própria campanha com três pesquisas diferentes

Em um intervalo de apenas oito dias, governador-tampão foi de 27,4% a 40,7% e depois voltou para 28%, numa variação de mais de 13 pontos percentuais, sinal claro de manipulação de números, diante dos olhos complacentes da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral

 

O preposto de Flávio Dino tenta consolidar uma liderança artificial na corrida pelo governo, mas se atrapalha nos números dos seus próprios institutos de pesquisa

Editorial

O Palácio dos Leões contratou – por intermédio de aliados da mídia – nada menos que três pesquisas de intenção de votos em um intervalo de oito dias.

E as três apresentaram números completamente diferentes para o próprio governador-tampão Carlos Brandão (PSB).

Em 15 de agosto, o Datailha divulgou Brandão com 27,4%, exatos nove pontos à frente do segundo colocado, Weverton Rocha (PDT).

Apenas dois dias depois, a Econométrica apresentou o mesmo Brandão com 40,7%, nada menos que 19 pontos percentuais à frente de Weverton. 

Já nesta terça-feira, 23, surgiu – de uma hora para outra – a pesquisa do IPEC (ex-Ibope), em que Brandão caiu para 28% e Weverton para 16%.

Os resultados dos três institutos, divulgados em apenas oito dias, reforça a ideia de desespero do governador-tampão em parecer bem colocado nas pesquisas.

Os números espantam até mesmo os próprios brandonistas.

É uma diferença de 13 pontos percentuais nos números do preposto do comunista Flávio Dino (PSB) em menos de 10 dias – e sem nenhum fato que justificasse tamanha variação para mais e para menos na mesma semana.

Essa ida e vinda de Brandão equivale a mais de três vezes a margem de erro do IPEC, que é de 3 pontos percentuais.

Mais estapafúrdios ainda são os índices dados aos ex-prefeitos Lahésio Bonfim (PSD) e Edivaldo Júnior (PSD).

Em 15 de agosto, segundo as pesquisas de Brandão, Lahésio tinha 20,5% e Edivaldo apenas 7,5%; em 17 de agosto, Lahésio caiu para 16,3% e Edivaldo subiu para 9,7%.

Pouco mais de uma semana depois, Lahésio aparece na pesquisa IPEC com apenas 10%, atrás de Edivaldo, que surgiu com 14%.

O governo Brandão, o Palácio dos Leões e a mídia alinhada à campanha da “escolha pessoal” de Flávio Dino parecem brincar com a cara do eleitor maranhense.

E tudo isso diante dos olhos complacentes do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral.

Felizmente, a realidade se impõe mais cedo ou mais tarde, para desmascarar qualquer farsa.

E a realidade no Maranhão está a menos de quarenta dias para se revelar…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Pois é, da mesma forma, os institutos DataFolha e IPEC (IBOPE), são contratados para inflar a candidatura de Lula a nível nacional. Mas a “grande mídia” não solta um artigo sobre os resultados do Paraná Pesquisas e do instituto Quaest6, que mostram um cenário diferente do que quer a “grande mídia”.

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