3

Ipec concentrou mais de 24% de sua pesquisa na Grande São Luís

Um dia depois de divulgar levantamento com 800 eleitores sem indicar locais pesquisados, instituto apresenta lista que mostra nada menos que 192 entrevistados na capital maranhense e nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, onde se concentrou o grosso da campanha de Brandão

 

O Instituto IPEC divulgou nesta quarta-feira, 24, quase um dia depois de divulgar os números de sua pesquisa na TV Mirante, a lista com os municípios onde os 800 eleitores foram pesquisados.

A partir desta lista é possível constatar que o instituto concentrou seu levantamento na região da Grande São Luís.

Foram nada menos que 192 entrevistas na capital maranhense e nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar; isso representa exatos 24,5% do total de entrevistas.

Foram 144 eleitores pesquisados em São Luís, 32 em São José de Ribamar e 16 em Paço do Lumiar.

A empresa só divulgou a lista após o blog Marco Aurélio d’Eça levantar suspeitas sobre as localizadas pesquisadas, o que gerou repercussão imediata em todo o Maranhão desde a noite desta terça-feira, 23.

Os 63,5% dos questionários restantes foram divididos entre outros 36 municípios, segundo a planilha do IPEC.

Com a lista, é possível entender, também, por que a pesquisa causou tanta surpresa.

Inclusive entre aliados do próprio Brandão…

Post alterado às 13 horas do dia 25/08/2022 para correção de informações

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Caro Marco Aurélio vamos tomar cuidado. Essa sua conta está errada. Não foram entrevistados na grande ilha 292 eleitores, que corresponderia a 36,5% dos 800 entrevistados na pesquisa como um todo. Como diz a sua matéria: Foram 144 eleitores pesquisados em São Luís, 32 em São José de Ribamar e 16 em Paço do Lumiar. Isso dá 192 eleitores entrevistados, ou seja, acredito que o amigo tenha errado o cálculo. O percentual de entrevistas na grande ilha foi de 24% e não 36%. A bem da verdade sugiro a correção das informações.

    Resp.: Tem razão. Houve um erro na soma. Corrigirei agora. Obrigado pelo alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *