2

Eduardo Braide é o fiel da balança no primeiro turno em São Luís…

Com Edivaldo Júnior praticamente fora do páreo, prefeito da capital maranhense passa a ter papel fundamental na polarização entre o governador-tampão Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha, sobretudo em nome da própria reeleição; e para além de 2024

 

Braide já encaminhou ao eleitorado uma carta de apoio ao senador Weverton, mas suas ações sofrem forte pressão do Palácio dos Leões na Grande São Luís

Análise de conjuntura

O anúncio da internação do ex-prefeito Edivaldo Júnior na reta final do primeiro turno – e a consequente suspensão de suas atividades de campanha – é praticamente uma jogada de toalha do candidato do PSC na eleição para o Governo do Estado.

Ex-prefeito de São Luís, Edivaldo poderia marcar posição para 2024 caso figurasse em primeiro lugar na capital maranhense à frente de Brandão e Weverton, mas sua campanha tímida praticamente inviabilizou suas chances.

Cabe agora ao prefeito Eduardo Braide (Sem partido) se posicionar no tabuleiro do xadrez eleitoral.

Braide já declarou apoio ao senador Weverton, mas Brandão, com uso da máquina do Palácio dos Leões e a ação de vereadores, tem sufocado qualquer movimentação do prefeito.

Nas fileiras da candidatura de Brandão estão pelo menos três interessados na sucessão de Braide: Duarte Júnior (PSB), Bira do Pindaré (PSB) e o presidente eleito da Câmara, Paulo Victor (PCdoB).

Com este objetivo definido do grupo de Flávio Dino (PSB), a vitória de Brandão, portanto, significará dias difíceis para o prefeito nos próximos dois anos de mandato.

Com 70% de aprovação de sua gestão – e com Edivaldo fora do páreo – Braide tem influência direta em pelo menos 50% do eleitorado ludovicense, que pode fazer a diferença na soma geral das eleições, tanto no primeiro quanto no segundo turnos.

Com a eleição polarizada entre Brandão e Weverton, o prefeito tem na Grande São Luís o mesmo papel que os colegas Maura Jorge em Lago da Pedra, Assis Ramos em Imperatriz, Dinair Veloso em Timon, Erik Costa em Balsas, Luciano Genésio em Pinheiro, e Julinho Matos em São José de Ribamar.

Papel este que perpassa 2022.

E vai para além de 2024…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Como é ? Marco, o prefeito de SLZ, está cuidando é da candidatura do irmão, isso sim. Já largou o senador “Costa Rodrigues” de mão. Acorda Alice !!!

  2. O fiel da balança é Lahesio Bonfim. Inconstante, imprevisível, imaturo e não passa confiança. Parece o gato de Schrödinger que pode estar vivo ou morto ao mesmo tempo. Ele pode ser WR ou dinóquio simultaneamente. A questão é: quem vota nele votaria na corja de FD?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *