0

Weverton recebe apoio oficial de Eudes Barros…

Prefeito da Raposa reafirmou compromisso de seguir mais uma vez com o senador, que garante apoio de três dos quatro municípios da Grande São Luís

 

WEVERTON FECHA COM TRÊS DOS QUATRO PREFITOS DA GRANDE SÃO LUÍS para seu projeto de reeleição ao Senado

O senador Weverton Rocha (PDT) recebeu nesta segunda-feira, 1º, o prefeito de Raposa, Eudes Barros (PL), que declarou apoio à sua reeleição ao Senado.

“Quero dizer ao povo da Raposa que Weverton é o nosso senador. Nós vamos trabalhar nessa caminhada. Estamos juntos, meu irmão; vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para mais uma vez fazer você ser o nosso senador da Raposa”, declarou o prefeito.

  • Weverton tem também apoio dos prefeitos de Ribamar, Julinho Matos, e de Paço do Lumiar, Fred Campos;
  • a aliança de Eudes garante três dos quatro gestores dos municípios da região metropolitana de São Luís.

Ao agradecer o apoio, o senador lembrou sua atuação nestes sete anos e meio e reafirmou o compromisso com o município.

“Muito obrigado, quero dar um abraço em todos os amigos da Raposa. Estes sete anos e meio foram de muito trabalho, como vice-líder do governo Lula, em Brasíla. Ter a oficialização do apoio de um prefeito importante daqui da ilha de São Luís, como Eudes, um prefeito dedicado, e, acima de tudo, comprometido com o seu povo, fortalece e renova a nossa parceria”, destacou Weverton.

O senador lembrou os anos de trabalho como vice-líder do governo Lula e afirmou que vai continuar a ajudar o Maranhão.

Não só com leis, mas também como parceria com os municípios…

Orleans vai cercando toda a ilha de São Luís…

Candidato do MDB avança tanto na capital maranhense quanto nas regiões de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o que pode fazer diferença na soma final da disputa pelo governo

 

ORLEANS EM EVENTO COM CRICIELLE EM SÃO LUÍS. Força na Região Metropolitana fará diferença na disputa geral de votos

Análise da Notícia

O candidato do MDB ao Governo do Estado, Orleans Brandão, tem adotado uma estratégia que pode fazer toda a diferença na polarização da disputa contra o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD); além de ocupar a capital maranhense – onde Braide tem grande musculatura eleitoral – Orleans já mostra força em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

  • a estratégia é diminuir a diferença pró-Braide em São Luís e vencer em ao menos dois dos três outros municípios da ilha;
  • faltando cinco meses para o início da campanha oficial, o comando da campanha já sabe que pode ganhar em Raposa e Paço.

“A diferença de votos na Grande São Luís terá influência direta no interior. O Orleans tem se fortalecido tanto em Ribamar quanto em Paço e, principalmente, em Raposa. Venceremos bem em Raposa e já caminhamos para vencer em Paço”, analisa o deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRD), que é candidato a deputado federal e tem forte militância na região metropolitana.

Para além do Estreito dos Mosquitos

A chegada de Orleans na região metropolitana de São Luís coincide com a ida de Braide para o interior, notadamente na região tocantina. Mas o problema do ex-prefeito é a falta de densidade política, de capilaridade eleitoral e, sobretudo, de repercussão midiática de suas ações.

  • Braide apostou que sua postura outsider, distante da política, teria no interior o mesmo efeito que teve em São Luís;
  • sem apoio das forças políticas na maioria dos municípios, ele fica isolado, agregando apenas os desgarrados do poder. 

“Tenho acompanhado a movimentação de Orleans no interior e o que se vê é uma forte adesão da classe política; na região tocantina nós conseguimos agregar todas as forças. Isso vai pesar na soma final”, acredita o ex-chefe da Casa Civil Sebastião Madeira (MDB), candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. Essa questão já foi abordada neste blog Marco Aurélio d’Eça, no post “Adversários já exploram ‘temor que a classe política tem de Braide’…”.

A disputa se desenha como num tabuleiro de xadrez, com cada peça movimentada fazendo grande diferença no fim da partida.

E o desenho da eleição mostra que, nestes primeiros movimentos, são de Orleans as melhores jogadas.

E o jogo ainda nem começou de fato…

Possível aliança de Braide e Natércio em São José de Ribamar…

Ex-prefeito de São Luís avança na cidade balneária em articulação com o vice-prefeito, o que pode movimentar o cenário político na região metropolitana

 

NATÉRCIO E BRAIDE TÊM CONVERSADO NOS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES EM RIBAMAR; aliança mexe com o cenário na Grande São Luís

O ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) iniciou um movimento em São José de Ribamar que pode resultar em importante avanço na região metropolitana. Ele passou a observar mais de perto as movimentações do vice-prefeito Natércio Santos, liderança com forte aceitação popular e presença política no município.

  • a possível aproximação entre Natercio e Braide já movimenta conversas de bastidores, mesmo ainda sem declaração oficial;
  • o diálogo político tem sido interpretado como um sinal importante para a formação de alianças eleitorais na cidade balneária.

Essa movimentação ganha ainda mais peso diante do desgaste político do prefeito Dr. Julinho Matos  (Podemos), hoje com alta rejeição no município.

Depois de passar boa parte da gestão criticando o governo Brandão, Julinho se aproxima do Palácio dos Leões numa tentativa de fortalecer o projeto político do próprio filho.

Mas uma aproximação entre Braide e Natercio teria força para mexer diretamente com o equilíbrio político da Grande Ilha…

Carlos Pulico lota o restaurante Porto Raposa em show promovido pelo Instituto Udes Cruz

Lotação máxima em de stand-up Comedy, o primeiro a ser realizado na cidade, demonstra uma nova vocação para o município, que se abre para as experiências de vida noturna

 

AS MESAS LOTADAS DO RESTAURANTE PULICO abrem novas perspectivas de vida noturna par a uma cidade tradicionalmente diurna

A cidade de Raposa viveu, na noite deste sábado, 7, um marco inédito em sua história cultural. O Restaurante Porto Raposa recebeu o primeiro espetáculo de stand-up comedy já realizado no município, com lotação máxima e 100% das mesas reservadas ocupadas.

O evento consolidou um novo formato de entretenimento na cidade e demonstrou, de forma clara, que Raposa está aberta a experiências culturais contemporâneas, modernas e inclusivas.

  • a iniciativa foi realizada pelo Instituto Udes Cruz, em parceria com o Restaurante Porto Raposa, união que ao longo dos anos vem se mostrando produtiva e estratégica na promoção da cultura local;
  • o projeto integra uma visão mais ampla: fomentar a economia criativa, fortalecer a vida noturna da cidade e ampliar o acesso da população a novas linguagens culturais, como o stand-up comedy.

Antes do início do espetáculo, o presidente do Instituto Udes Cruz, Udes Filho, realizou uma breve e emocionante homenagem ao jornalista Udes Cruz, referência na comunicação maranhense. Udes Cruz foi diretor de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luís e secretário de Comunicação do Governo do Estado do Maranhão, deixando um legado importante para o jornalismo e a comunicação pública no estado.

O espetáculo teve abertura do humorista maranhense Jairon Jackson, que foi calorosamente aplaudido pelo público, reforçando a valorização de talentos locais dentro do projeto. Na sequência, o humorista Carlos Pulico encerrou a noite com o show “Pai Solo”, conduzindo o público por uma apresentação marcada por identificação, risadas constantes e forte interação com a plateia.

O salão principal do Restaurante Porto Raposa ficou completamente lotado, reunindo famílias, casais e grupos de amigos em um ambiente seguro, acolhedor e de alto nível artístico. A noite foi marcada por muitos aplausos e pela confirmação de que eventos culturais bem estruturados podem transformar a dinâmica social e econômica da cidade.

  • Raposa, tradicionalmente reconhecida como uma cidade de atividades diurnas, dá um passo importante ao investir na ocupação cultural noturna;
  • a proposta movimenta restaurantes, gera renda, fortalece o turismo local e cria novas oportunidades para artistas e produtores culturais;
  • o sucesso do evento demonstra que existe público, demanda e interesse por iniciativas que dialoguem com a cultura contemporânea.

O projeto integra uma série de ações do Instituto Udes Cruz, que atua na promoção da cultura, do desenvolvimento social e da valorização da identidade local por meio de parcerias estratégicas com o setor privado. A proposta é clara: levar cultura de qualidade, estimular a economia criativa e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade de Raposa.

A noite histórica no Restaurante Porto Raposa não apenas marcou a estreia do stand-up comedy no município, como também reforçou o papel das organizações culturais e das parcerias institucionais na construção de uma cidade mais viva, plural e conectada com os novos tempos.

Zé Inácio destaca parceria de Lula e Brandão na Avenida Metropolitana

Obra que integra os quatro municípios da Grande São Luís, segundo a liderança petista, vai além da mobilidade, mas gera emprego e valoriza a paisagem urbana

 

Liderança do PT no Maranhão, Zé Inácio destacou nas redes sociais a importância da parceria entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão para o avanço das obras da Avenida Metropolitana, projeto estruturante que vem transformando a mobilidade urbana da Grande Ilha de São Luís.

No vídeo publicado, Zé Inácio ressaltou que a obra já é uma realidade e se encontra na terceira etapa, com a implantação de um trecho inédito que liga a rotatória da UEMA à Estrada de Ribamar.

  • a nova via integra diretamente os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa;
  • a obra fortalece a conexão entre as quatro cidades da região metropolitana.

Segundo o petista, o investimento superior a R$ 118 milhões demonstra o compromisso dos governos estadual e federal com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

  • a obra é fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, sob a liderança de Carlos Brandão, e o Governo Federal, por meio da gestão do presidente Lula.

Zé Inácio também enfatizou que a Avenida Metropolitana vai além da mobilidade, pois contribui para a geração de emprego, valorização das áreas urbanas e fortalecimento da economia local. Para ele, trata-se de uma obra que sai do papel e responde a demandas históricas da população da Grande Ilha.

“É o Maranhão seguindo em frente, com obras estruturantes, integração regional e mais dignidade para o povo”, destacou na publicação.

A Avenida Metropolitana é considerada uma das principais intervenções viárias em execução no estado e integra um conjunto de investimentos voltados à modernização da infraestrutura urbana maranhense.

De como Natércio Santos cria agenda própria para 2026 em São José de Ribamar…

Vice-prefeito do município tem mostrado capacidade de articulação política e acesso ao alto clero da política em Brasília, fundamental para as grandes obras na cidade

 

NO ALTO CLERO. Natércio é hoje a liderança política de São José de Ribamar com maior acesso às lideranças que resolvem na Câmara dos Deputados

Quem acompanha os bastidores da política em São José de Ribamar sabe que o jogo para 2026 já começou; e em política, forma é conteúdo.

No momento em que a gestão municipal de São José de Ribamar enfrenta desafios administrativos e parece fechada em si mesma sob o comando do prefeito Dr. Julinho, o vice-prefeito Natércio Santos resolveu “furar a bolha”.

O ponto central aqui não é apenas a foto, mas o que ela representa para o município.

  • São José de Ribamar é um município que depende visceralmente de repasses federais e emendas de bancada para viabilização e realização das grandes obras;
  • um vice-prefeito que transita com fluidez entre a atual e a futura cúpula do Legislativo federal é um ativo que a cidade não poderia se dar ao luxo de desperdiçar.

Natércio parece ter entendido que, para ser relevante sem ter a “caneta” do Executivo nas mãos, precisa ser a ponte.

Ele está construindo um caminho de independência política baseado no acesso. Para o cidadão ribamarense, a leitura é prática: quem tem mais chance de destravar projetos travados nos ministérios? Quem tem acesso às pessoas que coordenam o orçamento ou quem está isolado na burocracia local?

O que vem por aí?

  • apostando no diálogo e na construção de uma agenda própria para 2026, Natércio se posiciona como um “player” que joga no longo prazo;
  • o vice-prefeito de São José de Ribamar não está apenas esperando sua vez; ele está pavimentando o terreno com alianças do alto clero.

Se essa articulação vai se converter em benefícios diretos para a população no curto prazo, ainda se verá.

Mas uma coisa é fato: no atual cenário de carência de lideranças articuladoras em Ribamar, Natércio acaba de subir o tom.

E mostra que seu estoque de capital político em Brasília está em alta…

Câmara de Raposa conquista Selo Prata de Transparência, sob o comando do presidente João Marcos

A Câmara Municipal de Raposa deu um passo importante rumo ao fortalecimento da transparência pública e da boa governança. Sob a presidência do vereador João Marcos, um dos mais jovens presidentes de Câmara da Região Metropolitana de São Luís, o Legislativo municipal conquistou o Selo Prata de Transparência, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Ciclo 2025.

A certificação foi entregue nesta terça-feira (16), durante solenidade realizada no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), em São Luís, e reconhece os órgãos públicos que cumprem rigorosamente os critérios técnicos de acesso à informação, clareza de dados e regularidade das informações disponibilizadas à população.

Gestão jovem, técnica e focada em resultados

Advogado de formação e com uma atuação marcada pelo discurso da renovação política, João Marcos vem imprimindo um novo ritmo à Câmara Municipal de Raposa, priorizando organização administrativa, responsabilidade com os recursos públicos e fortalecimento do controle social.

A conquista do selo é resultado direto de um trabalho contínuo de modernização do Portal da Transparência, com divulgação clara de despesas, contratos, licitações, atos administrativos e legislação, seguindo as exigências da Lei de Acesso à Informação.

O Programa Nacional de Transparência Pública, coordenado pela ATRICON em parceria com os Tribunais de Contas de todo o país, avalia minuciosamente esses indicadores, e o reconhecimento coloca Raposa em posição de destaque no cenário estadual.
Transparência como valor, não como obrigação.

Durante a cerimônia, o presidente do TCE-MA, Daniel Brandão, ressaltou que a transparência vai além do cumprimento formal da lei, sendo um pilar essencial da democracia e da boa gestão pública.

Ao receber a certificação, João Marcos destacou o significado do reconhecimento para o município e reforçou o compromisso de sua gestão com a população:

“Esse selo representa muito para a nossa gente. Ele simboliza um marco na nova política da nossa cidade. Levo esse reconhecimento para a Câmara Municipal e dedico aos nossos servidores, que se esforçam diariamente para que possamos evoluir, e principalmente à população, que é o nosso maior objetivo.”

Avanço institucional e confiança da população

A conquista do Selo Prata de Transparência consolida um novo momento na Câmara Municipal de Raposa, fortalecendo a credibilidade do Legislativo e ampliando a confiança dos cidadãos na atuação dos seus representantes.

Sob a presidência do jovem advogado, vereador João Marcos, a Câmara avança na construção de uma gestão mais responsável, participativa e alinhada às exigências da sociedade, mostrando que juventude, preparo técnico e compromisso público podem caminhar juntos na política municipal.

Eudes fecha o ano em Brasília para consolidar pacote de investimentos para a Raposa

O prefeito Eudes segue para Brasília naquela que será sua última viagem à capital federal em 2025. Desde o início da gestão, Eudes tem realizado diversas idas a Brasília, estratégia que já garantiu ao município recursos importantes e abriu portas para novos investimentos.

Nesta nova agenda, o prefeito busca finalizar um pacote de ações e obras junto ao Governo Federal, garantindo verbas que serão destinadas a Raposa.

O conjunto de investimentos será apresentado como o “Pacote de Natal”, durante a reunião com todos os secretários marcada para a próxima quarta-feira. Esse pacote irá compor o planejamento administrativo de 2026, reforçando a gestão pragmática adotada pelo prefeito.

Eudes tem investido na elaboração de projetos alinhados ao organograma dos ministérios, mantendo um escritório de engenharia ativo para adequar cada proposta às necessidades reais do município.

Essa postura técnica permitiu que Raposa se destacasse na captação de recursos ao longo do ano.

Durante a viagem, o prefeito também participará de uma premiação pelo desempenho da saúde, reforçando os avanços alcançados na área. Mas a prioridade desta vez é clara: garantir os últimos recursos do ano para consolidar o maior pacote de investimentos da sua gestão.

Orleans vai fortalecer presença em São Luís…

Ao lado de vereadores e deputados estaduais com atuação na região metropolitana, pré-candidato do MDB pretende focar ações nos quatro municípios da ilha

 

SÃO LUÍS A VISTA. Fortalecido no interior, Orleans Brandão começa a pensar sua atuação na capital maranhense

O secretário de Assuntos Municipais Orleans Brandão, pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, vai começar a fortalecer presença em São Luís e nos demais municípios da região metropolitana.

Fortalecido no interior do estado, com apoio de inúmeros prefeitos e lideranças em vários municípios, o secretário quer agora focar no eleitor da Grande São Luís.

  • fiador do projeto, o governador Brandão já discutiu o assunto com presidente da Câmara Municipal Paulo Victor;
  • Orleans deve envolver nas ações também vereadores da base e deputados com atuação na região metropolitana.

“Como Secretário de Assuntos Municipalistas, meu papel é ser a ponte entre o Governo do Maranhão e as 217 cidades do estado. Nosso trabalho é garantir que as demandas de cada cidade sejam ouvidas. É alinhar a infraestrutura, a saúde, a educação, o social… para que o desenvolvimento chegue de verdade em todos os cantos!”, diz Orleans, em suas redes sociais.

A presença mais intensa em São Luís tem também o objetivo de polarizar a disputa com o prefeito Eduardo Braide (PSD), que tem forte penetração na capital, em São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Em sua maioria, a base da Câmara é toda alinhada ao Palácio dos Leões.

E tem força para fazer este contraponto pró-Orleans…

2

Ao liberar prolongamento da Litorânea, juiz vê equilíbrio entre desenvolvimento urbano e proteção ambiental

Titular da 8ª Vara Federal Ambiental de São Luís, Maurício Rios Júnior desmontou o argumento do Ministério Público de que a obra havia destruído a falésia do Olho D’Água

 

PROGRESSO E DANO AMBIENTAL. O trecho questionado pelo Ministério Público; ações têm licenciamento

A decisão do juiz Maurício Rios Júnior, titular da 8ª Vara Federal Ambiental de São Luís jogou por terra a posição do Ministério Público Federal, que tentava barrar a obra de prolongamento da Avenida Litorânea, entre o Olho D’Água e o Araçagy.

  • orçada em R$ 237 milhões, a obra corta áreas de falésias na região do Olho D’Água, o que foi questionado pelo MPF;
  • para o Ministério Público, ao alterar as características da área, a obra provocou “desmonte maciço” das falésias.

“Prolongamento da Litorânea atende a um interesse público relevante, voltado à mobilidade, turismo e segurança, e o impacto ambiental foi mitigado e compensado, inclusive com o plantio de 14 mil mudas nativas”, contrapõe a decisão judicial.

O projeto da Avenida Litorânea foi iniciado ainda no governo Luiz Rocha (1983-1986) e está há mais de 30 anos em obras.

Em 31 de dezembro de 2023, por ocasião dos 30 anos de inauguração do primeiro trecho, este blog Marco Aurélio d’Eça publicou o post “Treze governos depois, Avenida Litorânea chega aos 30 anos ainda em obras…”.

O Governo do Estado já havia contra-argumentado a Procuradoria Regional da República ao mostrar relatório dando conta de que a intervenção na falésia do Olho D’Água estava devidamente prevista no Relatório de Impacto Ambiental liberado pelos órgãos de controle.

Além disso, a paralisação da obra como pretendia o MPF, esta, sim, provocaria dano ambiental relevante, sobretudo diante do período chuvoso que se aproxima.

A decisão é liminar; a ação segue em tramitação, e o mérito ainda será julgado pela 8ª Vara Federal Ambiental…