7

Jornalistas erram ao pressionar poder público: via expressa não pode ter sinal de trânsito

Pressão da imprensa por barreiras de contenção na rodovia que liga as avenidas Carlos cunha e Daniel de La Touche – construída exatamente para garantir melhor fluxo de veículos neste setor de São Luís – é um equívoco de desinformação que pode desfigurar uma das principais vias de São Luís

 

A principal característica da Via Expressa é o fluxo rápido de veículos, situação que jornalistas agora fazem campanha para descaracterizar

Ensaio

A causa é nobre, mas o raciocínio é pobre.

Ver jornalista desinformar em rádios, TVs, jornais e blogs, pressionando pela colocação de semáforos e outros tipos de sinalização na Via Expressa agride a consciência coletiva.

A Via expressa tem este nome por que é, exatamente… uma via expressa.

Via expressa é uma via que garante o fluxo de veículos de forma mais rápida, sem sinalizações desnecessárias; por isso a área que a cerca foi tombada pelo Meio Ambiente para evitar construções.

É claro que os jornalistas desinformam por uma boa causa: o atropelamento de uma criança na via.

Mas publicizar barreiras na via e defender o que não pode ser defendido é agressivo.

O que o morador que vive às margens da Via Expressa precisa é se conscientizar de que, ali, é preciso saber pontos e horários para atravessar.

E essa conscientização, sim, deveria ser feita pelos jornalistas.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Concordo com o Marco D, éça. Via expressa é para ser via rápida e se tem retornos clandestinos devem ser retirados. O problema é que na maioria das vezes se deixa construir onde não é permitido por lei. A outra coisa é que, se crianças são atropeladas além do motorista atropelador, deveriam ser também acionados os pais por abandono de incapaz porque é isso que ocorre quando se deixa uma criança em uma rodovia, seja ela de via rápida ou não.

  2. Deca você tem tida razão. Pensava que eu era o único urbano-desenvolvimentista. Isso só prova o que eu sempre digo internamente: somos deveras provinciano. Enquanto outros Estados, como SC e PR a velocidade é se 80 mínima. Os falsos moralistas daqui discutem a roda.

  3. E não pode colocar passarela para que os moradores possam fazer a travessia com segurança ?

  4. A via expressa não tem nada de via expressa tecnicamente falando. Deveria até altera esse nome para o Maranhão não passar vergonha chamando essa avenida de via expressa …
    Via expressa, via rápida ou via reservada, é uma via de comunicação terrestre para tráfego de alta velocidade, sem interrupção, com poucas interseções, pontos de acesso ou saída limitados e um divisor entre as faixas para o tráfego em direções opostas.
    A nossa é totalmente oposto a isso, sem falar pavimento totalmente irregular sobre as pontes … vergonhoso

    • Tu estás totalmente errado. A via expressa é a autobahn do BR. Um tapete de asfalto sem nenhuma irregularidade na pista e muito bem sinalizada, pavimentação perfeita. E a excelente transição pista/pontes Um feito da engenharia maranhense. Podem usar seus fuscas a vontade e e acelerar até 30km/h que ela dá conta do recado. E não se esqueçam da magnífica quatrocentenária, feita com ajuda de dilmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *