1

São Luís tem, finalmente, carnaval pela manhã…

Capital maranhense segue o exemplo de outras cidades com forte movimento momesco – como Rio de Janeiro, Recife e Salvador – e inclui na programação as festas, apresentações e shows pela manhã, o que o blog Marco Aurélio d’Eça cobra há anos; em 2023, o circuito matinal ocorre exclusivamente no novo trecho da Avenida Litorânea, entre o Caolho e o Olho d’Água

 

O Circuito Litorânea virou point do pré-carnaval de São Luís; agora vai fazer o reste do carnaval matinal na capital maranhense

Análise da notícia

Há pelo menos 12 anos – o primeiro post foi publicado exatamente em 2011 – o blog Marco Aurélio d’Eça cobra dos responsáveis pelo carnaval a realização de eventos pela manhã e à tarde. (Relembre aqui e aqui)

Em  2015, primeiro ano do governo Flávio Dino (PSB), chegou-se a anunciar um circuito de dia, como revelou o blog no post “Flávio Dino acata ideia do blog e já planeja carnaval à tarde”.

Mas a promessa acabou não se concretizando de fato.

Finalmente, em 2023, o governo, agora sob o comando de Carlos Brandão (PSB), anuncia um circuito novo, na Avenida Litorânea, com um horário também novo, entre as 10h e as 15h.

Será lá a folia matinal-vespertina do carnaval maranhense.

À exceção da abertura do carnaval, dia 17, que começa às 18h, todos os outros dias da programação na Litorânea iniciarão às 10h da manhã, com uma charanga para fazer o aquecimento. O primeiro show inicia às 11h e o último, às 15h. 

O carnaval nas principais capitais da folia sempre ocorre majoritariamente de dia.

No Rio de Janeiro, os blocos populares saem logo pela manhã e pela tarde, mobilizando até milhões de pessoas; em Salvador, na Bahia, os trios que cortam os circuitos oficiais praticamente não param durante os seis dias de folia, de manhã, de tarde e de noite.

Inaugurado por Brandão, o Circuito Litorânea – assim como o da Beira-Mar, criado por Flávio Dino – já se mostrou um sucesso de público no pré-carnaval.

É torcer agora pra que a festa pela manhã e pela tarde também se mostre uma novidade para o folião…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Muito melhor esse horário. Já em COROATA a administração municipal continua insistindo em iniciar a programação todos os dias somente as 22h, horário de saída do trio elétrico, o que leva a festa adentrar a madrugada, aumentado assim as ocorrências policiais.
    O MP poderia intervir e limitar o horário para encerramento das festas carnavalescas..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *